Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de março de 2017

SE EVANGELIZAR É UMA ORDEM (UMA OBRIGAÇÃO) POR QUE NÃO A OBEDECEMOS?

Nessas minhas quase três décadas de caminhada cristã tenho visto de tudo dentro do círculo cristão: pessoas "disputando unção" (quem é mais santo, quem é mais espiritual...), pessoas disputando cargos (quem prega melhor, quem canta melhor, quem dança melhor...), pessoas disputando placas denominacionais ("minha igreja é melhor que a sua") e até pessoas se achando melhores, superiores por não fazer nenhuma dessas disputas, já que decidiram também não fazer parte da igreja institucionalizada (maior arrogância e pretensão, impossível). 

Contudo, em meio a esses, poucos - que, aliás, não merecem nenhuma menção honrosa, visto que nada mais fazem do que sua obrigação - são os que obedecem à ordenança do evangelismo. Tem horas que fico pensando quão bom seria se tivéssemos dentro dos círculos cristãos pessoas tão interessadas em evangelizar quanto vemos pessoas tão interessadas em pregar, cantar, dançar... e outras tantas até interessadas em não fazer absolutamente nada. Já pensou, por exemplo, se o número de evangelistas fosse ao menos igual ao de críticos, daqueles que reclamam de tudo (pior, estes, não raramente, são os que menos alguma coisa fazem)?

Evangelização é a OBRIGAÇÃO de todo Cristão. Não importa se você consegue compartilhar pouco ou muito a sua fé, o Senhor deseja que todos os cristãos anunciem a mensagem da Cruz, o Evangelho do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:
"Porém, quando prego o evangelho, não vejo como me orgulhar, pois a mim é imposta a obrigação de proclamar. Ai de mim se não anunciar o Evangelho! Porquanto, se prego de espontânea vontade, tenho direito a recompensa; entretanto, como prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo uma missão a mim confiada" (1 Coríntios 9:16, 17).
O apóstolo Paulo certamente entendeu as seguintes palavras do Mestre:
"A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara" (Mateus 9:37,38).
"Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém" (Mateus 28:19,20).
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra" (Atos 1:8).
"Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?" (Lucas 6:46)
* Grifos acrescentados.
E Paulo não foi o único. Outros homens sentiram o peso (sim, o peso, pois quem disser que é não é pesado está mentindo: confira lendo 2 Timóteo 3:12) dessa obrigação sobre si: 
"Você não deseja que as outras pessoas sejam salvas? Então você mesmo não é salvo. Pode ter certeza disso."- Charles Spurgeon (1834-1892)
"Se você não tornar isso [o evangelismo] um assunto de estudo, como você poderá agir com sucesso na construção do reino de Cristo, você está agindo muito mau, um papel absurdo como cristão."- Charles Finney (1792-1875)
"Oh meus amigos, estamos sobrecarregados com as incontáveis​​ atividades da igreja, enquanto o verdadeiro trabalho da igreja, o de evangelizar o mundo e atrair os perdidos, é quase que inteiramente negligenciado!"- Oswald J. Smith (1889-1986)

Por que devemos Evangelizar?


Alguma vez você já se perguntou: "Por que eu devo Evangelizar?" Muitas razões vêm à mente.

Primeiro: Porque Jesus ordena-lhe: 
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28:19). 
Além disso, Ezequiel 03:11 diz: 
"Eia, pois, vai aos do cativeiro, aos filhos do teu povo, e lhes falarás e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS, quer ouçam quer deixem de ouvir."
Segundo: Devemos evangelizar porque amamos os perdidos (se não, deveríamos). A coisa mais amorosa que podemos fazer é apresentar o Evangelho na esperança de trazer outros para a salvação. Gálatas 5:22 lista o amor como parte no  fruto do Espírito. É da natureza do amor dar-se. Tomemos por exemplo João 3:16a: 
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito..." 
O amor se dá, se entrega, e mesmo se tivermos apenas uma pequena porção do amor de Cristo, iremos querer entregá-lo, ou melhor, compartilhar-lo com os outros.

Terceiro: Evangelizar é uma coisa sábia a fazer. Provérbios 11:30 diz: 
"...e o que ganha almas é sábio..." 
Sei que não sou uma pessoa muito sábia. Mas, uma vez que Deus diz que eu vou ser sábio para ganhar almas, ou tentar, deixe-me fazê-lo . Eu quero ser sábio aos olhos de Deus.

Quarto: Evangelize para manter as pessoas fora do inferno. O inferno é um lugar terrível de total agonia, angústia e separação eterna de Deus. Aqueles que não são salvos vão para lá. Evangelizar é uma tentativa de manter essas pessoas longe do inferno.

Quinto: Evangelizemos, porque agrada a Deus e traz glória ao Seu nome.

Sexto: Evangelizemos para que as pessoas possam encontrar o amor e a comunhão com Deus (1 João 1:3) o maior de todos os tesouros. Não consigo pensar em nenhum dom maior do que a salvação. Ela liberta o pecador do pecado, livra os perdidos da condenação e revela o Deus vivo e verdadeiro para aqueles que não O conhecem.

Conclusão


Os anjos do céu se alegram muito quando alguém passa da condenação para a salvação (Lucas 15:10). Como cristãos, não deveríamos também nos alegrarmos? Não devemos chorar pelos perdidos? Não devemos pedir ao Senhor da seara que envie obreiros para sua seara (Lc 10:2)? Com certeza! A salvação dos outros deve ser o objetivo de seus esforços. O amor de Deus sua motivação. Há alguma coisa maior do que o Seu amor? Então comece agora. Evangelize! Evangelizemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário