Total de visualizações de página

sábado, 4 de março de 2017

OS DESAFIOS DE SER UMA MULHER [CRISTÃ] NO MUNDO

Em homenagem à Semana das Mulheres escrevo um artigo que propõe reflexão a todas as pessoas: o resgate da feminilidade - tão pouco estimulada pelos modelos dos dias de hoje. A feminilidade diz respeito a todos nós, seres humanos. Ela tem como características a sensibilidade, a intuição, o cuidado, o afeto e o acolhimento, mas são geralmente as mulheres que expressam mais esta feminilidade. 

Atualmente os aspectos masculinos são muito valorizados - antes mais expressos nos homens, agora por ambos os sexos. Os aspectos da masculinidade são: a racionalidade, a objetividade, a praticidade, a competitividade, dentre outros. Não há um aspecto melhor do que o outro, pois a masculinidade e a feminilidade integram-se e complementam-se na perfeição da criação. 

A culpa é delas?


As mulheres carregam a carga do pecado, pois Eva desobedeceu a Deus e deu o fruto proibido ao esposo (Gênesis 3:6) e somos herdeiros desse pecado. Escrevo este artigo para as mulheres (em geral), não só para as cristãs, visto que estes desafios os quais salientarei, nas linhas seguintes, estão presentes na vida de todas as mulheres. Obviamente, as irmãs, cristãs, têm consciência do que a Palavra de Deus revela a elas, e é preciso que todas, não só as crentes, primeiramente saibam o que a Bíblia as orienta.

Que desafios são esses? Como a mulher contemporânea lida com suas responsabilidades? E os cuidados com o esposo? E os filhos? E a Igreja? E os ministérios? E a profissão? Certamente, essas dúvidas sempre saltaram na mente delas, pois a mulher cristã sabe de sua condição de pecadora e precisa vencer alguns desafios proporcionados pelos tempos atuais, sem esquecer o seu real papel na família, na igreja e na sociedade.

Na maioria dos lares brasileiros, a mulher precisa trabalhar fora para contribuir com as despesas do lar, todavia as responsabilidades previamente adquiridas ainda lhe são atribuídas. Isso significa que a mesma mulher que cuida do sustento da casa, trabalha, atende ao marido e filhos, necessita zelar do seu lado espiritual para harmonizar-se com Deus e sua própria vida.

Creio que a mulher moderna possa galgar, a passos largos, rumo a uma vida de transformação e crescimento espiritual, embora pese sobre ela a constituição e os pilares da família.

A mulher e a cosmovisão

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias" (Provérbios 31:10).
A Palavra de Deus afirma, em Provérbios, o valor da mulher, mas ela, às vezes, não se considera preciosa e cede aos impulsos traiçoeiros do mundo secular. Assim, necessário se faz identificar esses desafios, traçar estratégias para então transpô-los. Acredito que destacar estes desafios: beleza estética, disciplina e submissão, e observarmos de outro prisma (o cristão) levará a mulher a evitar angústias desnecessárias. Esse é o intuito deste artigo.

  • É preciso ser bonita?

É consenso. As mulheres são muito mais solidárias, gentis, altruístas e tolerantes do que os homens, mesmo assim, são alvos da mídia virtual, televisiva, impressa e publicitária. São cruelmente submetidas às exigências de um mercado que configura cada fêmea de acordo com a demanda de sua produção industrial. 

Para cada novo artigo produzido destinado ao mercado, surge uma nova campanha publicitária, reforçando padrões e criando estereótipos exigidos por esse mercado. Esse sistema seria inofensivo e necessário para a economia de um país se não fosse um massacre causado na mente da mulher. Identifiquemos aqui o primeiro desafio porque passam as mulheres modernas: beleza estética.

A Palavra de Deus nos revela, com clareza, em Provérbios, capítulo 31, versículo 30 que: 
"Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." 
Ora, se a Bíblia não exalta a beleza, não a coloca em primeiro plano, por que a mulher admite vil cobrança? Tal argumento não é uma apologia ao desleixo físico, mas uma advertência ao exagero, visto que aliado a esse excesso, vem o consumismo desenfreado. 

O ensinamento de Provérbios destaca uma oposição à beleza estética que é o temor a Senhor. Inevitavelmente, a formosura é sempre "vendida" pela mídia, visto que é materializada em cremes, batons, roupas, bolsas, sapatos, tinta de cabelo... mas e o temor ao Senhor? Não vemos ser apresentada uma maneira de conhecer a Jesus, confessá-lo como Senhor, Salvador, e declarar a dependência dEle. É viável, então, recorrer ao que o mercado (mídia) lamentavelmente não oferece: a Palavra de Deus.

Em 1 Coríntios 10:23, a Bíblia é muito clara ao dizer que tudo é lícito, mas nem tudo convém. Tudo é lícito, mas não devemos nos deixar dominar por nada. Assim, mulheres cristãs devem buscar, do Senhor, os dons do Espírito Santo, pois a maneira que ela se veste, sua aparência nada mais é do que um reflexo do Espírito Santo. 

A pessoa quando descobre a Cristo fica essencialmente mais bonita. Talvez esconda-se, nessa observação o maior segredo da beleza, não só das mulheres, mas do homem, da criança. O mais interessante é que à medida que se vai amadurecendo, percebemos nas pessoas que vão chegando à Igreja a mudança no seu aspecto físico. 

Naqueles olhos caídos de outrora, apresenta-se esperança; aquela roupa desbotada ganha um tom de linhagem nova, visto que a partir daí passa a cobrir a nova criatura; o sorriso das pessoas que chegam ao Senhor passa por nova configuração e até a musculatura facial mobilizada para expressar alegria é diferenciada e revela amor, uma beleza essencial que nenhuma cirurgia plástica ou produto cosmético são capazes de produzir, afinal
"o coração alegre aformoseia o rosto..." (Pv 15:13a).
Vejamos, então, que a beleza não é inerente apenas ao aspecto físico e é imprudente considerá-la assim. Acima de beleza, poder ou dinheiro, o cristão deve buscar ser como Cristo, conforme 1 Samuel 16:7, onde diz que Deus não vê o exterior, mas sim o coração.

Aqueles que são do Senhor sabem que a busca pela beleza, antes de qualquer coisa, é vaidade. Vaidade é a qualidade de tudo que é vão, de tudo que passa. Beleza, corpo bonito, roupas da moda e dinheiro, todas essas coisas vão passar. Os valores da mulher cristã devem estar baseados em tesouros incorruptíveis como amor, benignidade, domínio próprio, santidade, retidão. Quando temos o dom do amor agindo em nós, emanamos o tipo de beleza que não pode ser comprado ou vendido. A beleza que só Deus pode nos dar.

Todavia, ao invés disso, vemos muitas jovens cristãs – que deveriam manter seus padrões em Cristo – mais preocupadas com seu peso, seu cabelo, seu corpo, do que com seu espírito. E chegam ao extremo de deixar de ir ao culto porque não têm uma roupa nova ou sentir-se inferior na casa de Deus por não possuir um corpo esguio e um cabelo liso (esse é o padrão de cabelo), porque não possui a pele alva. Cretinice e imbecilidade do mundo! Efemeridades e futilidades evanescentes que em absoluto sobrepujam à espiritualidade.

A aparência do cristão deve manifestar a glória de Deus e não sua própria glória, assim o segredo é colocar Deus a frente de nossas decisões, inclusive sobre o que vestir, nossa aparência e modos.

Com essas palavras, não há intenção de julgar aquelas irmãs ou irmãos que se preocupam com o que vestir, que desejam fazer uma cirurgia reparadora, que frequentam a academia, todavia destaca o fato de que essas coisas não devem vir no coração antes do desejo de estar na vontade de Deus. E que o Senhor lhe proporcione oportunidades para viver a beleza de Cristo em todo o seu esplendor.

Desenvolva toda sua potencialidade de MULHER CRISTÃ atuando em sua Igreja em um dos ministérios existentes, em seu lar, enfim em todo tempo que a Luz de Jesus brilhe através de você.

Talvez você, irmã cristã que lê este artigo concorde com as afirmações que faço, mas sabe que a prática não é tão simples assim (ainda mais vindas de um homem). Saiba que você não é única. Outro dia, ouvindo a conversa de algumas irmãs, o assunto pautado era a beleza feminina, não a beleza natural, dada por Deus, mas as adquiridas como: drenagens, massagens, lipo, limpeza de pele, musculação.
 
Não vejo problema algum que elas desejem esses caminhos de beleza, mas fiquei bastante intrigado quando uma irmã revelou que começou a fazer academia porque em uma situação de intimidade o esposo professou um infeliz comentário a respeito do pouco enrijecimento do glúteo da esposa. 

Ora, creio que esse irmão não desconheça o ciclo natural (dado por Deus) do corpo humano – aliás, templo do Espírito Santo – por isso, trata-se de falta de respeito com aquela mulher que o Senhor lhe concedeu como esposa.

Disciplina em primeiro lugar


Conheci, certa vez, uma mulher que sempre se apresentava como alguém infeliz e não acometida pela "sorte", nem agraciada pelas bênçãos divinas. Era o que ela dizia. À medida que me relacionava com ela, já que começou a congregar no mesmo ministério, na IBB (Igreja Batista do Barreiro, que não existe mais), não tardou para que viessem à tona suas principais mazelas e dissabores. Fabiana (nome fictício) não conseguia ter disciplina em nada que fizesse.
 
Contou-me, certa vez, que nunca terminou nenhum curso que começara: inglês, espanhol, curso universitário, informática. Não continuou na igreja onde se converteu porque não conseguia assumir nenhum cargo. Suas dívidas eram incalculáveis, e sempre gastava mais, não conseguia manter a limpeza da casa onde vivia com o filho. Este nunca tinha horários para o banho, as refeições eram em horários aleatórios. Fabiana é um exemplo figurativo do segundo desafio a ser tratado neste artigo: disciplina.

Não se trata aqui da disciplina como denotação de correção, mas de organização, mesmo que haja, mais a frente, convergência entre esses dois itens.

Hebreus 12:11 diz 
"Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça." 
Pensemos aqui, através desse versículo bíblico, a disciplina que muitas mulheres cristãs acabam negligenciando. Por que algumas não conseguem se organizar? A jornada é árdua, as cobranças implícitas e explícitas são numerosas. Esses deveriam ser bons motivos para elas se organizarem, mas não o são. Pelo contrário, utilizam desses artifícios para justificar a desordem implantada em suas vidas.

Geralmente os pastores sempre atribuem atividades urgentes e de grande responsabilidade aos líderes mais ocupados. Mas o que parece imprudência revela uma atitude altamente louvável, visto que aquele que consegue se organizar realiza mais funções, opondo-se àquele que, embaraçado, mal cumpre seus compromissos familiares e no trabalho. Este vive correndo de um lado para outro, está sempre ocupado e não realiza nada.

No que tange às mulheres, é indiscutível a capacidade dada por Deus a elas. Com raras exceções, como a irmã citada neste artigo, elas conseguem fazer muitas coisas ao mesmo tempo: oram enquanto fazem o almoço; discutem um texto bíblico com os filhos enquanto passam a roupa; cuidam da casa, filhos e trabalho quase simultaneamente, todavia é necessário ficar atenta para que sua rotina não torne estressante a ponto de deixar as coisas de Deus para o segundo plano. É preciso se organizar!

Noé foi um homem que se organizou (Gn 6:22). Preparou a arca com antecedência para que sobrevivesse ao dilúvio. Caso contrário, ele deixaria a construção da arca para depois e gozaria da infelicidade de não ter tempo. Veja o caso de Ana, além de paciente, disciplinada, orava a Deus pedindo um filho e era constante nesse pedido. As mulheres cristãs devem usar os exemplos da Bíblia para se organizarem. A própria mulher virtuosa, citada anteriormente, levantava cedinho e trabalhava bastante dentro e fora de sua casa. Com certeza, era habilmente organizada.

Quando uma mulher está grávida, ela prepara cuidadosamente o enxoval do bebê, faz consultas periódicas. Se vai se casar, há detalhes que precisa atentar, e mais, necessário se faz prever gastos, tomar decisões pertinentes ao evento. Enfim, organizar-se é descanso. Quem se organiza e espera no Senhor toma posse da tranquilidade necessária para SER bom testemunho.

Além da organização prévia em qualquer situação cotidiana, a mulher cristã precisa de reservar momentos para a oração e disciplinar-se na devolução de dízimos.

É comum, na igreja, vermos irmãos que passam por dificuldades financeiras. Mas como? A Bíblia diz que nunca um filho de Deus vai mendigar pão (Salmo 37:25). 

Porém, até para cumprir a Palavra de Deus o indivíduo precisa sistematizar. 
"A mulher sábia edifica sua casa" (Pv 14:1). 
Dessa forma, torna-se necessário que as mulheres cristãs sejam divinamente sábias, que sistematizem, façam controle de suas despesas e obviamente estas devem ser menores do que a receita. Parece simples demais, mas não o é. Primeiramente, deve ser fiel na devolução do dízimo, em dia, a partir daí, organizar-se também para que o orçamento não extrapole, evitando angústias, lamúrias, estresse.

Então a Palavra de Deus poderá se cumprir na vida da mulher cristã.

Outro quesito, que deve ser seriamente levado em consideração, consiste também num desafio, trata-se de nos disciplinarmos, reservando um momento para a oração. Com as diversas tarefas cotidianas, as mulheres reservam horário na manicure, horário para fazer o almoço, ir ao supermercado, fazer trabalhos concernentes à faculdade ou ao trabalho secular, reservam horário no consultório médico – se for necessário – e até reservam o momento de ir à igreja, mas não separam um momento para falar com o Senhor. Esse momento de oração pode ser a qualquer hora: madrugada, noite, durante o dia, mas precisa existir!

Vejamos que a mulher cristã deve ser diferente, pois é nova criatura. Ela precisa se organizar em diversos setores de sua vida. É preciso, inclusive, buscar do Senhor a capacidade de se organizar.

Às vezes ouço pessoas dizerem que gostariam de ler a Bíblia toda, mas que acham desnecessários os planos de leitura. Fazem tal revelação, lamentando por não conseguirem fazer essa leitura individualmente. Outros creem que ser metódico demais é muito trabalhoso e não produz frutos. Trabalhoso, sim, mas excelentes resultados podem ser alcançados. 

Talvez a leitora deste artigo esteja se questionando sobre mais um compromisso que a mulher cristã, decidida a se organizar, terá: o de se prevenir e se agendar, porém, os ganhos futuros a pouparão de muitos incômodos e contratempos. Normalmente as frustrações, as decepções, as descrenças levam os indivíduos a um sentimento que se opõe declaradamente ao amor: o egoísmo.

O amor é um dom supremo, por isso em 1 Co 13:1,2 o egoísmo é nocauteado: "
"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos... se não tiver amor, nada serei". 
Como um indivíduo amará a Deus em primeiro lugar e seu irmão como a si mesmo se não se anula? Se as próprias vontades, se o próprio ego estiver em primeiro lugar, o amor se esvai sorrateiramente. O amor também, para ser cultivado, precisa de alguns cuidados que demandam organização, disciplina.

Rute deixou para trás seu povo para seguir a Deus. Através dela, podemos perceber como Deus se preocupa com suas filhas e deseja que vivam uma linda história de amor. Ela foi grande exemplo de amor, de bondade já que não abandonou a sogra Noemi. 

Este artigo se intitula como "Os desafios de ser uma mulher [cristã] no mundo", porém os desafios até aqui levantados e discutidos não se agregam somente à mulher cristã, mesmo sendo elas as leitoras para quem esse estudo se dirige especialmente, pois as mulheres de Deus estão em constante embate com as paixões da carne; ouvem e leem a Palavra de Deus e, é claro, são instrumentos na mão do Senhor. 

É também dessa forma que me sinto enquanto essa literatura está sendo materializada, com as bênçãos de nosso Senhor Jesus. É extremamente relevante que as mulheres cristãs abandonem seu ego e descubram o poder da mulher cristã.

Submissão agrada ao Senhor


O mundo secular desvia homens e mulheres do foco que é Jesus. Tanto que, aos poucos, os princípios de relacionamento conjugal que agradam a Deus se turvaram e deixaram de ser mencionados. Em contrapartida, diversas ideologias foram introduzidas e reforçadas nas mentes das pessoas. 

Os pais não ensinam submissão aos filhos, eles tudo podem. Aos rapazes, não é ensinado que deverão amar sua esposa como Cristo ama a Igreja, nem tão pouco ensina-se às moças que deverão ser submissas a Deus e ao marido. Não obstante, o terceiro desafio da mulher cristã é: submissão.

Assim, a insubmissão é legado social, porém deve ser renegado.

O apóstolo Paulo evidencia em sua missiva aos Efésios capítulo 5, versículo 22: 
"As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor." 
Todavia, o que significa ser submissa? Como a mulher moderna pode ser submissa (obedecer a Palavra de Deus) e não ser conivente com as fraquezas do homem que, muitas vezes, também não está preparado para ser o cabeça do lar?

A fé é o caminho. No evangelho de Mateus, capítulo 21, versículo 21, há o poder da fé a ponto de transferir um monte para outro lugar. Deus não é imaturo, portanto se Ele determina que a mulher seja submissa, certamente capacitará o esposo. Dessa forma, cabe à mulher cristã crer no Senhor e obedecer. Temos então dois pontos relevantes: a submissão deve ser primeiramente ao Criador, caso contrário, não há motivação para ser submissa ao esposo.

Portanto, a mulher cristã precisa entregar sua vida ao Senhor e obedecer. É preciso confiar! Ter fé! A submissão a Deus deve vir em primeiro lugar!

Os dons (ou o fruto) do Espírito (Gálatas 5:22) são ótimos conselheiros. Ser submissa, ao contrário do que muitas mulheres pensam, não significa não pensar, não agir. Significa que a palavra final deve ser do esposo, ele deve abençoar ou não, pois pesa sobre ele a responsabilidade do lar perante a Cristo.

A mulher cristã sabe que precisa tomar várias decisões em seu dia a dia, no trabalho, na educação dos filhos talvez, no trânsito, porém não deve negligenciar nunca a submissão ao Senhor e ao esposo e assim se sentirá mais aliviada do fardo da modernidade. As mulheres modernas tentam carregar a responsabilidade que é do esposo e isso justifica porque ficam sobrecarregadas e os homens perdidos sem saber quando precisam fazer o seu papel e se vão fazê-lo.

Conclusão


Ao vencer o egoísmo, a mulher deixa de se preocupar só com a beleza exterior, passa a se organizar e produzir mais; entende que ser submissa é ser abençoada por Deus e descobre que os desafios da mulher cristã são resumidos em um só: obedecer a Deus.

A mulher hoje ocupa espaço em todas as áreas da sociedade. A mulher que vive no propósito de Deus destaca-se com as mesmas qualidades de Sara, Raquel, Ana, Rute, Ester, Débora, Maria, Isabel, Loide... no contexto em que vive (lar e sociedade) apesar das fraquezas próprias da natureza humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário