Total de visualizações de página

sábado, 18 de março de 2017

QUAL É A SUA PRIORIDADE?

"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33).
Do latim prior ("anterior"), a prioridade faz referência à anterioridade de algo relativamente a outra coisa, seja em termos de tempo ou de ordem. Aquilo ou aquele que tem prioridade encontra-se em primeiro em comparação com outras pessoas ou coisas.

Por exemplo: um jogador de futebol é pretendido pelo Barcelona e pelo Real Madrid. Ambos os clubes desejam contratá-lo e preparam as suas ofertas. Entretanto, o jogador declara: "A prioridade será dada ao Barcelona". Significa que o desportista dará preferência à proposta do clube catalão, embora não descarte por completo a do clube de Madrid.

Posto isto, as prioridades são estabelecidas a partir de uma comparação. Uma prioridade é algo importante perante outras coisas e, desta forma, receberá mais recursos ou será satisfeita com maior celeridade.

Prioridades no contexto geral


O tempo e o dinheiro são os dois fatores mais habituais que levam a estabelecer prioridades. Quem tiver muitas tarefas pendentes, é comum que defina uma lista de prioridades para atender em primeiro lugar aquilo que já não pode esperar. No que diz respeito ao dinheiro, tendo em conta que é um recurso escasso, a lista de prioridades permite satisfazer primeiramente as necessidades mais urgentes ou essenciais.

Muitas coisas concorrem no coração do cristão a fim de impedi-lo de cumprir sua missão, seu chamado. É lhe imposto este imperativo: Trabalhar para viver melhor cada dia. Assim, na busca por bens, riquezas e conforto, vai se aprofundando no abismo do consumismo, materialismo, ativismo, trabalhismo na expectativa de ajuntar "tesouros na terra" onde a traça e ferrugem consomem.

Não é errado buscar estas coisas, errado é buscar estas coisas antes de buscar o reino de Deus. Aliás, no reino de Deus, não se busca aquilo que é necessidade básica, pois Deus é quem acrescenta à vida daqueles que estão debaixo do seu governo. Sendo o reino de Deus o seu próprio governo, logo Ele sustenta os seus cidadãos. É de competência da natureza de qualquer reino proteger aqueles que dele fazem parte. Assim, quando o Reino de Deus se torna a prioridade numero um do cristão, então Deus prioriza suas necessidades.

A prioridade no contexto cristão


Foi com o verso que abre esse artigo que Jesus finaliza uma advertência aos discípulos: O de não viverem sob o governo do materialismo, das necessidades, da filosofia de vida que ocupa a mente e o coração dos "gentios" (pessoas que ainda não se comprometeram com Deus). 
"Pois os gentios é que se preocupam com todas estas coisas" (Mt 6:32).
Assim, para que tenhamos uma vida suprida por Deus, criador de todas as coisas, precisamos aprender a estabelecer prioridades na vida.  É importante comer? Casar? trabalhar?... Sim!, mas mais importante também do que tudo isto, é buscar o Reino de Deus (e a sua justiça, ou seja, sobre o que o Reino de Deus está estabelecido). Se Ele não for sua prioridade numero um, ficará de fora do sentido de ter vivido uma vida verdadeira e de significado.

A prioridade da vida cristã é buscar o Reino de Deus e a sua justiça. Imagine um lugar onde não há dor, mentira, impureza, sujeira, corrupção, imoralidade, roubos, doenças, tristeza, angústia, mágoas, inveja, ódio, homicídios?  Este lugar é o reino de Deus, que, ao contrário do que muitos pensam, não vem como um "brinde" na salvação, mas, antes, deve ser buscado, conquistado. O Senhor Jesus veio e disse:
"É chegado a vos o Reino de Deus" (Mt 4:17).
O céu chegou com Jesus. Entrar nele é uma questão de decisão! De estabelecer um relacionamento de dependência do Pai, e não de si mesmo.

Não buscamos dinheiro, coisas, conforto, carros, casas suntuosas..., buscamos significado para nossa vida, e transferimos a ideia de que se possuímos estas coisas que buscamos então teremos maior significado ou valor. Seu valor não depende dos "bens que possui" já dizia o Senhor Jesus: 
"E disse-lhes: 'Cuidado e guardem-se de toda avareza; porque a vida do homem não consiste na abundancia dos bens que possui'" (Lucas 12:15). 
Enquanto neste mundo você vale pelo que tem, no Reino de Deus seu valor é medido por quem você é!

Conclusão


Portanto, ao invés de se preocupar com o que vai comer, beber, ou vestir, preocupe-se com o seu valor diante de Deus (Mt 6:25,26), você vale muito mais que imagina. Busque o reino de Deus, pare de correr atrás de coisas, e estas coisas correrão atrás de você!
"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:33),
afinal, são "os gentios que não se preocupam em viver na dimensão do Reino de Deus", por isto, andam ansiosos pelas coisas deste mundo, e nós... não somos gentios.
'Vaidade', belíssima canção composta e interpretada por Heloísa Rosa, faixa do álbum "Estante da Vida" - Graça Music, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário