Este fascinante livro de Norman Grubb, "O Intercessor", foi o primeiro livro do segmento cristão que eu li. Ele foi um presente que eu ganhei em um "amigo oculto", realizado na igreja batista onde eu me converti. Minha conversão se deu exatamente no dia 31 de abril de 1996 e em dezembro do mesmo ano eu fui presenteado com livro justamente pelo pastor, que foi quem me tirou na conhecida brincadeira do amigo oculto.
Posso dizer sem qualquer exagero que este foi um livro que transformou minha mente! A mim, novo convertido, já ser impactado por uma leitura tão edificadora me ajudou muito no processo de fundamentação dos meus princípios cristãos. Com a leitura do livro, também acabei descobrindo que um dos meus chamados ministeriais era o de intercessor.
Mais que um livro, o registro de uma missão
Posso dizer sem qualquer exagero que este foi um livro que transformou minha mente! A mim, novo convertido, já ser impactado por uma leitura tão edificadora me ajudou muito no processo de fundamentação dos meus princípios cristãos. Com a leitura do livro, também acabei descobrindo que um dos meus chamados ministeriais era o de intercessor.
Na época estava muito interessado em aprender sobre oração e intercessão, pois me sentia atraído e fascinado ao ver outros irmãos orando com autoridade e fervor. O pastor aceitou em cheio (talvez tenha percebido meu interesse por oração, pois mesmo ainda "não sabendo orar", eu não perdia uma reunião, uma vigília de oração), e ao recebê-lo não hesitei em começar a ler.
Nunca imaginei que seria uma leitura tão árdua. Sua diagramação e tradução não são lá aqueles primores, mas o que mais me incomodou foi o quanto aquelas palavras tocavam meu coração e cutucavam meu ego. A cada vez que abria o livro eu sabia que seria desafiado com suas histórias e seria colocado em prova. O livro viajou na minha mochila por meses, afinal não trata-se de um livro que se leia de qualquer jeito (muito menos para mim que sou um leitor criterioso) e, assim, eu sempre acabava voltando às suas páginas.
Um testemunho impactante
O intercessor é o Sr. Rees Howells (✮1879-✟1950), e o livro conta a história do Espírito Santo de Deus na vida deste homem, nascido no país de Gales, em 1879. O que mais impressiona é o tamanho da entrega de vida oferecida a Deus e o total domínio do Espírito Santo em sua vida, em questões até então inimagináveis para mim - o que levou ao Sr. Howells ter uma vida excepcional de oração e intercessão de uma maneira que eu não pensava que poderia ser realizada. A diferença estava no encontro que Rees teve com o Espírito Santo:
"Eu o via como uma Pessoa à parte da carne e do sangue, mas ele me disse: 'Como o Salvador tinha um corpo, assim eu também habito no templo purificado do crente. Eu sou uma Pessoa. Sou Deus e venho pedir-lhe que me dê seu corpo para que eu opere por intermédio dele. Preciso de um corpo para meu templo, mas este deve pertencer-me sem reservas, porquanto duas pessoas com vontades diferentes nunca podem viver no mesmo corpo. Quer me dar o seu? Contudo, se eu entrar, venho como Deus, e você deve sair. Não me misturo com seu eu.'"
Estas são as palavras de Deus a Rees, contadas pelo próprio Sr. Howells no livro, quando ele já era salvo e convertido. Mas Deus ainda o queria como templo absoluto de Seu Espírito, pois tinha uma gigantesca obra a fazer por meio dele.
"Foram necessários cinco dias para tomar a decisão, os quais passou a sós com Deus [perdera três quilos e meio e chorava o dia todo]. O Espírito Santo continuou lidando comigo, expondo que a raiz da minha natureza era o ego. O pecado fora cancelado, mas não era com o pecado que ele estava lidando.
Ele lidava com o ego - o resultado da queda. Portanto, no momento em que permiti que isso ocorresse, houve algo purificador, e nunca mais poderia tocar naquilo. Ele estava entrando como Deus, e eu só vivera como homem. Ele, porém, disse-me que 'o que era permissível a um homem comum, não seria permissível a mim'."
O autor
O autor Norman Grubb (✮1895-✟1993), missionário inglês e amigo íntimo de Rees, relata os fatos que fizeram parte do processo de santificação do Sr. Howells. A começar pelo seu desapego ao dinheiro - Rees não deveria possuir nada a mais daquilo que era obrigatoriamente necessário para seu sustento e o de sua família. Teria que dar cada moeda que não tivesse utilidade imediata.
O Espírito Santo o fizera doar assim grandes quantias de dinheiro a quem necessitava, provando sua fé ao máximo. Em uma de suas viagens, Rees Howells chegou a estar na fila do guichê para comprar a passagem sem nenhuma moeda no bolso. O Espírito Santo lhe falou, então,
"O que você faria se tivesse todo o dinheiro necessário?",
Rees sabia que deveria continuar na fila para comprar, caso estivesse com o dinheiro. Pois, então, permaneceu na fila. Foi quando um homem, o único à sua frente na fila, voltou-se para atrás e disse a Rees,
"Senhor, não irei mais viajar, mas pode ficar com o dinheiro da minha passagem."
Vivendo a Bíblia
São muito milagres contados no livro, realizados por Deus através da vida e da oração de Rees. Ele fez diferença porque não só orava, mas intercedia. Sua vida demonstra o fundamento da intercessão - mais que só orar, interceder é sofrer junto e dar suporte. Deus muitas vezes permitiu Rees sofrer do mesmo mal que acometia as pessoas pelas quais ele intercedia, como foi no fato em que Sr. Howells adquiriu uma forte pneumonia, que afligia um grande amigo seu.
Rees aprendeu que não deveria orar por aquilo que sentia, pelo que as circunstâncias mostravam, nem pelo o que as pessoas pediam. O Espírito Santo simplesmente lhe mostrava pelo o que orar e como orar. A Bíblia diz que nós não sabemos orar (Romanos 8:26), Rees deixava-se, então, conduzir pela a oração que o Santo Espírito queria, e era esta a oração que movia o seu coração, o coração de Deus e atingia vitória.
O mais surpreendente é como Deus usou a vida deste homem para mudar o curso da história de milhões de pessoas, não só do Reino Unido mas de todos os países do mundo. O Sr. Rees Howells aceitou o desafio de orar pelas nações durante a Segunda Guerra Mundial - de 1938 a 1945. Transcrevo aqui um fato extraordinário durante as batalhas em território europeu, quando o Sr. Howells, sua família e todo os alunos e professores do Instituto Bíblico de Gales (o qual fundou em 1924) oraram pela libertação do exército britânico e pela queda do regime nazi-fascista:
"Na batalha [de oração] em favor da Itália, o ponto crucial era Salerno, onde as tropas aliadas desembarcaram em setembro de 1943 para capturar algumas elevações estratégicas e para abrir caminho para as forças invasoras procedentes do Sul para atingir Roma.
'O Senhor me sobrecarregou entre as reuniões com a invasão em Salerno. Creio que nossos homens estão em grandes dificuldades, e o Senhor me disse que, se não pudermos orar até ao fim, eles correm o perigo de perder sua posição.
Não demorou muito e já estávamos de joelhos, clamando a Deus para que interviesse. O Espírito apossou-se de nós e, repentinamente, irrompeu nas orações e, a seguir, estávamos louvando e regozijando, pois sabíamos que Deus operara uma intervenção miraculosa na Itália. A vitória foi tão prevalente, que olhei para o relógio quando nos levantamos para cantar. Eram 23h em ponto.'
Na manhã seguinte um dos jornais diários exibia uma manchete de primeira página: 'O Milagre de Salerno'. O relato do repórter dizia mais ou menos isto: 'A artilharia inimiga avançava rapidamente e com fogo incessante. O barulho era terrível e era óbvio que, se não acontecesse um milagre, nossas tropas jamais poderiam deter o avanço em tempo hábil para estabelecer a conquista da cabeça-de-praia.
Repentinamente, sem nenhum motivo justificável, o fogo cessou e a artilharia nazista parou seu avanço. Uma calma mortal tomou conta do cenário. Aguardamos, com uma certa expectativa, ansiosos, mas nada aconteceu. Olhei para o meu relógio - eram onze horas da noite. Naquela noite, mais nada aconteceu. Pela manhã, a cabeça-de-praia já fora conquistada por nós.'"
Conclusão
A leitura deste livro me levou a pensar o quanto ainda Deus queria fazer através de mim e de todos nós, cristãos brasileiros de [então com] vinte-e-poucos-anos... A utopia de ver um Brasil transformado me pareceu mais tênue com a realidade. A perfeição de Jesus, o filho de Deus, era agora mais alcançável com o exemplo de vida de Rees Howells. Isso para mim que tinha vindo de uma realidade abundantemente pecaminosa era um mergulho ainda mais abundante na realidade da graça que me estava disponível. Eu não excitei e mergulhei.
A vida de Rees glorificou de forma extraordinária o nome de Deus. Seu Espírito Santo habitou de forma plena na vida do humilde inglês, que saiu da mineração de Brynamman para liderar um dos maiores avivamentos espirituais da história mundial e fundar o Instituto Bíblico da Gales, que permanece em atividade até hoje.
A partir de "O Intercessor" [lançamento original em 1952 pela Lutterworth Press, reeditado pela Ed. Betânia em 1993, 2003 e 2015, 288 páginas] , o hino cantado pelo U2, "I Still Haven't Found What I'm Looking For", ganhou um novo significado a mim. É como se o Santo Espírito de Deus cantasse sua procura incessante por uma morada em mim. Uma casa limpa e plena para Ele, onde eu O deixaria dominar desde o meu guarda-roupa, no meu vestir, até a minha igreja, no meu orar.
"I Still Haven't Found What I'm Looking For" - U2
["Eu Ainda Não Encontrei o Que Estou Procurando"]
I have climbed the highest mountains
I have run through the fields
Only to be with you
Only to be with you
[Eu escalei as montanhas mais altas
Eu corri através dos campos
Só para estar com você
Só para estar com você]
I have run I have crawled
I have scaled
These city walls
These city walls
Only to be with you
[Eu corri, eu rastejei
Eu escalei
Estes muros da cidade
Estes muros da cidade
Só para estar com você]
But I still haven't found
What I'm looking for
But I still haven't found
What I'm looking for
[Mas eu ainda não encontrei
O que estou procurando
Mas eu ainda não encontrei
O que estou procurando]
I have kissed honey lips
Felt the healing in her fingertips
It burned like fire
This burning desire
[Eu beijei lábios de mel
Senti a cura na ponta dos dedos dela
Queimou como fogo
Esse desejo ardente]
I have spoken with the tongue of angels
I have held the hand of the devil
It was warm in the night
I was cold as a stone
[Eu falei com a língua dos anjos
Eu segurei a mão do demônio
Estava quente à noite
Eu estava frio como uma pedra]
But I still haven't found
What I'm looking for
But I still haven't found
What I'm looking for
[Mas eu ainda não encontrei
O que estou procurando
Mas eu ainda não encontrei
O que estou procurando]
I believe in the Kingdom Come
Then all the colors will
Bleed into one
Bleed into one
But, yes, I'm still running
[Eu acredito na vinda do Reino
Então todas as cores irão
Sangrar-se em apenas uma
Sangrar-se em apenas uma
Mas, sim, ainda estou correndo]
You broke the bonds and you loosed the chains
You carried the cross
And all my shame
All my shame
You know I believe it
[Você quebrou os elos, soltou as correntes
Você carregou a cruz
E toda a minha vergonha
Toda a minha vergonha
Você sabe que eu acredito nisso]
But I still haven't found
What I'm looking for
But I still haven't found
What I'm looking for
But I still haven't found
What I'm looking for
But I still haven't found
What I'm looking for
[Mas eu ainda não encontrei
O que estou procurando
Mas eu ainda não encontrei
O que estou procurando
Mas eu ainda não encontrei
O que estou procurando
Mas eu ainda não encontrei
O que estou procurando]
Nenhum comentário:
Postar um comentário