Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de março de 2017

ENTRANDO EM CASA



Jesus nos ensinou a entrar nas casas declarando a Paz sobre o lar. Também prometeu que a sua bênção seria alcançada pela família que nos receber e que somos duplamente abençoados por Ele.

O Novo Testamento relata doze (número profético) casas que Jesus entrou. Em cada uma delas algo especial aconteceu. Em cada casa que Jesus entrava, percebia a situação e levava o que faltava àquele lar. Antes de entendermos a mensagem contida na relação das doze casas em que Jesus entrou, acho salutar que entendamos a importância que tem

O número doze na Bíblia.


Enquanto eu estudava a relação das casas em que Jesus entrou, e todo o significado dessas visitas do Mestre, minha atenção voltou-se para algo que eu nunca havia atentado antes: o fato de que foram exatamente doze casas.

Será que o número doze é um número místico? A Bíblia dá espaço para acreditarmos que os números exercem alguma influência sobre as pessoas ou sobre algum projeto que venhamos a desenvolver no Reino de Deus?

Tenho horror à numerologia e ao misticismo evangélico em torno dos números. A numerologia é o estudo das influências e qualidades místicas dos números. Segundo a numerologia, cada número ou valor numérico é dotado de uma energia ou essência individual e indica tendências de acontecimentos ou de personalidade.

Qualquer ciência ou pseudociência que se dedica a estudar os mistérios da vida humana, que tenta interpretar o passado para justificar o presente e antecipar os acontecimentos futuros em relação às pessoas em si, é de inspiração satânica. Toda pessoa que procura os espiritualistas, místicos e coisas do gênero para tentar desvendar o passado e adivinhar o futuro está abrindo brechas para o diabo. 

E ele tem facilidade de manipular a mente de pessoas espiritual e psicologicamente fracas, das pessoas que têm medo e das supersticiosas.

Existem ramos diversos na numerologia. Existe a Numerologia Cabalística, que é uma das ciências esotéricas mais antigas que existe. Segundo esse ramo da numerologia, você pode descobrir mais sobre sua vida pessoal, amorosa e financeira, utilizando as letras de seu nome e sua data de nascimento. Daí a mudança de nome de algumas celebridades (inclusive, há o escabroso caso de astros gospel que mudaram seus nomes artísticos com a inclusão ou exclusão de letras).

Existe ainda a chamada Numerologia Pitagórica, criada por Pitágoras. Esta é uma pseudociência que ajuda a esclarecer qual é nossa missão, nossos obstáculos e virtudes. Através da interpretação completa da nossa análise numerológica, ela fornece estas e outras informações.

  • Numerologia Bíblica

A Bíblia Sagrada não dá margem à numerologia, como um instrumento através do qual podemos avaliar a personalidade de alguém ou como método de se fazer cálculos escatológicos. Nada disto.

No entanto, devemos observar e saber reconhecer a simbologia que um número pode representar. Na Bíblia alguns números ganham um destaque especial. São citados de forma a nos chamar a atenção. Estudá-los ou tentar entender a simbologia deles, deve ser feito de tal maneira que não demos a eles maior importância que eles têm. 

Não se trata de estudar a influência que os números podem exercer sobre um projeto a ser desenvolvido na igreja, nem de se tentar descobrir códigos secretos em uma profecia onde os números recebem uma atenção especial, muito menos especular sobre a influência dos números no comportamento e na vida de uma pessoa.

Temos encontrado pessoas que acreditam que só receberão a vitória completa se fizerem três ou sete campanhas ou consagrações, como se o segredo da vitória residisse no número de vezes que elas irão "buscar a bênção". Isto, definitivamente, não combina com a genuína mensagem do Evangelho. 

Não estou dizendo que não podemos fazer campanhas de libertação ou "tantas" consagrações na casa de uma pessoa que esteja enfrentando uma luta. Estou dizendo que não devemos dar aos números a mesma importância que os feiticeiros e místicos dão. 

O Evangelho não deve ser adaptado a nenhuma pratica religiosa, absolutamente. Assim como o Evangelho não foi copiado de nenhum modelo religioso oriental conhecido anteriormente. O Evangelho é puro, genuíno e original. 

  • Por que Jesus escolheu doze? 

Voltemos então à pergunta inicial e seus desdobramentos: Qual é o simbolismo contido no número doze? O que podemos aprender ao voltarmos a nossa atenção para esse detalhe? Porventura os números na Bíblia não são os "recursos pedagógicos" de Deus na "escola de Cristo"?

Sabemos que esse número está presente nas Escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.
  1. Foram doze os filhos de Jacó, dos quais se originaram as doze tribos de Israel - Gênesis 35:22;
  2. Foi no capítulo doze de Gênesis que Abraão foi chamado para dar início ao povo de Deus na terra - 12:1;
  3. Foi no capítulo doze de Êxodo que a nação de Israel nasceu - 12:2;
  4. No deserto, o povo de Israel encontrou doze fontes de água - 15:27;
  5. O altar de adoração a Deus, no Antigo Testamento, deveria ser feito com doze pedras - 1 Reis 18:31;
  6. Os sacerdotes levavam no peito um objeto composto por doze pedras preciosas - Êx 39:14;
  7. Quando Elias encontrou-se com Eliseu, este estava lavrando a terra com doze juntas de bois - 1 Re 19:19;
  8. O mar de vidro que ficava dentro do templo de Salomão estava apoiado sobre doze bois de bronze - 2 Crônicas 4:15;
  9. O muro de Jerusalém tinha doze portas - Apocalipse 21:12;
  10. O número dos discípulos de Jesus foram doze - Marcos 3:14;
  11. Com doze anos Jesus subiu a Jerusalém e deu a primeira demonstração de que tinha uma missão a cumprir na terra - Lucas 2:42;
  12. A Árvore da Vida, na Nova Jerusalém, produzirá doze frutos - Ap 22:2;
Não sei se por coincidência, mas eu fiz doze citações bíblicas onde aparece o número doze. Querendo ou não, esses números estão lá, na Bíblia. Se analisarmos todas essas e outras citações veremos que o número doze, na linguagem bíblica, é o símbolo da plenitude. 

Com doze discípulos, mas não apenas com eles, Jesus evangelizou o mundo de sua época, nas décadas posteriores. No céu haverá 24 tronos, doze de cada lado, representando a plenitude da obra de Deus no Antigo e também no Novo Testamentos. O dia tem doze horas, bem como a noite; o ano tem doze meses e não precisava mais que isso. Doze bastam.

Portanto, vimos que não se trata de uma energia que envolve o número doze, mas apenas do simbolismo dele na execução de um plano.

Realizar um projeto na obra de Deus e achar que esse projeto só vai funcionar se for composto por doze pessoas, ou se for feito em doze dias, ou em doze semanas, não funciona. Deus não permite esse projeto evoluir. Temos que confiar o êxito de qualquer projeto apenas a Deus e à direção do Espírito Santo.

É esse o entendimento que tenho das Escrituras.

Agora sim, analisemos as doze visitas que Jesus fez nas doze casas.


O que Jesus levou às casas que entrou?

Vamos aprender o que aconteceu nas doze casas que Jesus entrou:

Jesus levou ALEGRIA.

A família de Jesus foi convidada para um casamento em Caná da Galileia. Durante a festa, acabou o vinho, então a festa também terminaria. Mas Jesus estava ali e abençoou aquele casamento e toda família devolvendo a alegria para que a festa continuasse.

Quando Jesus chega a uma casa ele renova a alegria na família, trazendo bênção e prosperidade ao lar. Em sua casa está acabando a festa? Jesus pode trazer alegria para seu lar!

Jesus levou CURA.

Uma das primeiras curas que Jesus operou foi a sogra de Pedro. Parece que Jesus e os discípulos estavam indo àquela casa por acaso para uma passagem e chegando ali foram surpreendidos com a enfermidade da sogra de Pedro.

Devemos contar para Jesus o que está acontecendo em nossa casa para sermos abençoados. O que está acontecendo em sua casa? Jesus pode curar sua família!

Jesus levou RESTAURAÇÃO.

Esta casa era do próprio Jesus segundo Marcos 2:1, servindo como lugar de pousada entre as viagens, visto que Cafarnaum era um local geograficamente estratégico. A multidão lotou a casa não deixando uma passagem sequer. Então alguns homens fizeram uma passagem para um paralítico ir até Jesus. Aquele homem tinha sua vida toda destruída pela dor, preconceito e enfermidade, mas Jesus o restaurou totalmente.

Às vezes você pensa que não há uma saída em seu lar para chegar até Jesus, mas se não tiver passagem de um lado ou de outro, olhe para cima, Jesus abre uma porta pra você.

Está procurando uma solução para sua família? Sempre haverá uma saída para chegar até Jesus!


Jesus levou PERDÃO.

Levi, que depois foi chamado por Jesus de Mateus, era um publicano cobrador de impostos. Ele tinha acabado de conhecer a Jesus e deixou tudo para trás para seguir ao Mestre. Então levou Jesus para sua casa e deu uma festa para apresentá-lo aos seus amigos. Os fariseus começaram a discriminar Levi por seu passado de pecado, pois como cobrador de impostos certamente explorava aos pobres. Mas Jesus declarou o perdão dos pecados para Levi.

Quando Jesus entra em uma família, perdoa todos os pecados e tira toda culpa e condenação de nossas vidas, pois
"agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1).
Existe alguma culpa ou preconceito em sua família? Deixe Jesus trazer o perdão para seu lar!

Jesus levou UNÇÃO.

Existia um costume de toda vez que chegasse alguém em casa, oferecer água para lavar os pés e as mãos, trazendo frescor ao visitante. Não fazer isso era um sinal de falta de hospitalidade. Jesus chegou à casa de Simão (Mateus 26:6) e este não ofereceu água para Jesus, foi então que uma mulher lhe lavou os pés com lágrimas, ungindo com unguento e enxugava com seus cabelos.

Quando Jesus está em nossa casa podemos levar a ele nossas lágrimas e tristezas e receber a unção que nos fortalece para vencer tudo. Como você tem recebido Jesus em sua casa? Se entregue totalmente ao Senhor e receba sua unção!

Jesus levou VIDA.

Jairo chamou Jesus para ir à sua casa curar sua filha que estava doente, mas quando chegaram ali a menina já tinha morrido. Pensaram que Jesus tinha vindo tarde demais, mas o milagre foi ainda maior. Por isso Jesus mandou que todos que não tinham fé saíssem e somente os pais e alguns discípulos ficassem. Fechadas as portas da casa, Jesus ressuscitou a filha de Jairo.

Quando Jesus entra em nossa casa, devemos deixar toda falta de fé para fora e que ele fique dentro nos protegendo e trazendo vida em abundância (João 10:10). Você está pensando que Jesus está demorando? Ele quer entrar e assumir o controle de sua casa para encher de vida!

Jesus levou a PALAVRA.

Esta foi uma das casas mais frequentadas por Jesus. Nesta ocasião Jesus estava ali para lhes ensinar a Palavra. Marta ficou preocupada com muitos afazeres, entretanto Maria se concentrou em ouvir a mensagem de Jesus.

Muitas vezes convidamos Jesus para entrar em nossas casas e quando ali chegamos, nos ocupamos com nossas tarefas e não ouvimos a sua Palavra. Você está ocupado demais? Jesus quer falar com você em sua casa!

Jesus levou SALVAÇÃO.

Foi Jesus quem se ofereceu para ir à casa de Zaqueu. Enquanto este se esforçava para ao menos poder ver a Jesus, teve, além disso, o privilégio de recebê-lo em sua casa. Talvez Zaqueu tivesse recebido muitas pessoas ilustres em sua residência, mas nunca tinha recebido alguém como Jesus. A vida de Zaqueu foi transformada naquele dia e recebeu a Salvação.

Devemos receber Jesus em nossos lares não apenas por curiosidade, pois é muito mais que um privilégio, precisamos nos arrepender e
"crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa" (Atos 16:31).
Você está querendo ver Jesus? Jesus deseja entrar na sua casa e te salvar!

Jesus levou COMUNHÃO.

Esta casa segundo alguns estudiosos provavelmente pertencia a João Marcos, conhecido como o Evangelista Marcos. Jesus mandou seus discípulos procurarem um homem carregando água, o que era raro na época, visto que buscar água era tarefa das mulheres. Quando ali chegaram, os discípulos foram bem recebidos e o melhor espaço da casa foi dedicado à Ceia do Senhor.

Quando oferecemos o nosso melhor para Jesus, nossa vida se enche de comunhão na presença de Deus. Está precisando de comunhão em sua casa? Jesus entra em seu lar e leva comunhão!

Jesus foi levado para ser JULGADO.

Esta foi a única casa que Jesus foi involuntariamente. Levaram o Mestre à casa de Caifás para julgá-lo. Interessante notar que havia tribunais e as decisões religiosas deveriam ser tomadas no templo ou em uma sinagoga, mas a casa de Caifás foi um lugar onde Jesus foi condenado pelos sacerdotes.

Quantas vezes em nossas casas julgamos aos irmãos e irmãs da igreja, sem perceber que Jesus está conosco. Em suas conversas familiares você tem julgado alguém? Não deixe sua casa ser um lugar de Julgamento!

  • 11- Casa em Emaús: Lucas 24:13-30
Jesus levou VISÃO ESPIRITUAL.

Dois discípulos estavam caminhando e Jesus os acompanhava até perto da entrada de Emaús onde chamaram o Senhor para continuar com eles. Naquela casa Jesus continuou ministrando a Palavra aos seus corações e no seu partir do pão, seus olhos foram abertos para entender que Jesus estava com eles.

Jesus quer entrar em sua casa para abrir os seus olhos espirituais e ver que Ele sempre esteve com sua família. Não consegue ver uma solução para sua família? Jesus está contigo e abrirá os seus olhos!

Jesus levou FÉ.

Após a ressurreição de Jesus, seus discípulos se trancaram em uma casa com medo de serem condenados também. Estavam desiludidos e sem fé. Então Jesus apareceu para eles duas vezes, mesmo com as portas trancadas para lhes fortalecer a fé. Depois que acreditaram em sua ressurreição, reconhecendo o seu poder, começaram a sair e assumir o que acreditavam.

Muitas vezes estamos em nossas casas com as portas trancadas e sofremos tantas dificuldades, mas Jesus entra em nosso lar para nos dar a fé que precisamos para vencer.

Quando está sozinho em casa, você fica triste? Jesus está com você, mesmo se as portas estiverem fechadas! Jesus quer entrar em sua casa!

Conclusão 

Apocalipse 3:20


Jesus quer entrar em seu lar! Seja o que for que sua família estiver precisando, a partir do momento que Jesus entra tudo pode ser transformado pelo seu poder. O que acontece quando Jesus entra em nossas casas?
  • Se houver tristeza, Jesus leva ALEGRIA.
  • Se alguém estiver doente, Jesus leva CURA.
  • Se houver dificuldades, Jesus leva RESTAURAÇÃO.
  • Se estiver em pecado, Jesus leva PERDÃO.
  • Se estiver cansado, Jesus leva UNÇÃO.
  • Se houver morte, Jesus leva VIDA.
  • Se não tiver esperança, Jesus leva a PALAVRA.
  • Se estiver perdido, Jesus leva SALVAÇÃO.
  • Se houver barreiras, Jesus leva COMUNHÃO.
  • Se houver injúrias, Jesus foi JULGADO para nos fazer justiça.
  • Se não consegue ver uma saída, Jesus leva VISÃO ESPIRITUAL.
  • Se estiver desacreditado, Jesus leva .

Nenhum comentário:

Postar um comentário