Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de março de 2017

ÉTICA CRISTÃ - FUGINDO DE TODA A APARÊNCIA DO MAL

"Afastem-se de toda forma de mal" (1 Tessalonicenses 5:22).
O mal existe desde que o pecado entrou no mundo. Ele foi introduzido pelo diabo e até hoje subsiste, sob muitas formas e, lamentavelmente os homens nem percebem a sua extensão e profundidade. A Bíblia aconselha não só o envolvimento com o mal, mas a fuga da sua aparência, pois o homem não foi criado para o mal e sim, para o bem. 

Infelizmente a natureza humana é muito inclinada para o mal e, quando não se quer obedecer a Deus, o mal encontra oportunidade para atuar na vida de qualquer um ser humano desprovido da presença de Deus. Tenho dito reiteradas vezes que o homem [e aqui me refiro ao gênero humano] sem Deus é capaz de praticar qualquer mal sem que ele perceba a sua gravidade. 

Há na Bíblia muitos exemplos de homens e mulheres que se autodestruíram por não fugirem do mal, ou seja, deliberadamente se deram ao pecado. Ora, Paulo com muita convicção afirma veementemente que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Então, entendemos perfeitamente que o mal destrói grandemente a vida, prejudica ou rouba fatalmente a felicidade. 

A Bíblia aconselha a fugir da aparência do pecado. Interessante, a recomendação não é só para fugir do mal, mas de toda a aparência do mal. Tomando o mal como o próprio diabo, a recomendação bíblica é que devemos resisti-lo firme na fé e ele fugirá de nós (Tiago 4:7).  

Infeliz foi Eva que não fugiu do mal e trouxe consequências tão desastrosas para a humanidade. Portanto, não queira estar perto do mal e fuja de toda a sua aparência. Os cristãos devem ter em mente que não é suficiente evitar o que é mal. Devem evitar também tudo aquilo que tem a aparência de mal.


O que é a aparência do mal?


É claro que a "aparência de mal" é muito subjetiva, mas o cristão experiente sabe o que é isso e da necessidade existente em evitar práticas que outros podem entender como reprovada por Deus.

Paulo ensina a igreja de Tessalônica os responsabilizando, incumbindo e comissionando para que fujam, fiquem fora e se abstenham de toda a aparência do mal. Note que ele diz que nós cristãos devemos nos abster não apenas de algumas ou da maioria, mas de TODA a aparência do mal.

Note também que ele não está dizendo que devemos nos abster simplesmente do que é mal, mas também de tudo o que APARENTA ser mal. Por vezes, poderá até não ser o mal mas por temor e obediência a Deus e medo de desagradá-lo, nos afastamos até do que aparenta ser mal e não sabemos ao certo (não precisamos checar para nos certificarmos; provarmos se algo é mal ou não).

O exemplo de Jó


Outrossim: era um homem que agradava a Deus. Sua vida era uma adoração ao Senhor. Por ser uma adoração ambulante com seu estilo de vida, Deus também aceitava seus sacrifícios. E foi por exatamente isso que ele foi provado: porque era um homem bom. A prova é o caminho para as gigantescas bênçãos de Deus.

Os ímpios não são provados. Não precisam, pois nunca degustarão a excelência de Deus em suas vidas. Mas observe: a Bíblia diz que Jó "agradava a Deus". Por que?Porque desviava-se do mal.

Ele não apenas procurava não fazer o que é mal aos olhos de Deus, mas ele se antevinha com precau­ção ao caminho que possuía o mal. Exatamente: ele fugia da aparência do mal. 

Desconfie de si mesmo! Nunca diga: "Ah, Eu nunca faria isso. Eu tenho controle!. Eu aguento. Eu sei o que estou fazendo." Não confie em si mesmo. Confie no SENHOR. 
"Assim diz o Senhor: 'Maldito o homem que confia no homem [ou seja, que confia em si mesmo], e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!" (Jeremias 17:5, acréscimo meu)
Esse versículo é normalmente interpretado TOTALMENTE errado. A Bíblia não diz que é pecado confiar em alguém. A Bíblia diz que é pecado depositar a sua confiança EM SI MESMO.

Portanto, tome cuidado com algumas coisas. Vejamos:

  • Tomar vinho (bebida alcoólica) é pecado?

Resposta: A Bíblia não fala sobre isso. Ela condena a embriaguez. Porém aí entra em cena a qualidade de vida espiritual que você deseja para você mesmo: o que você vai escolher? "Eu tenho controle!" (Talvez você diga). Que tal se apartar da aparência do que é mal?  Por que precisamos checar o quão perto do precipício conseguimos chegar?

Conheci um pastor que dizia: o que você precisa para tomar o segundo copo? – Resposta: o primeiro. Verdade, verdade! O sábio se aparta da aparência do que é mal. Ele se afasta do mosto (vinho etílico). Da cevada levedada (cerveja) também.

Normalmente nessas horas as pessoas gostam de justificar seus erros apoiando-se nos erros dos outros, dizendo: "Se é pecado beber vinho, por que não deixamos também a hipocrisia?" – Verdade! Porém um erro não justifica outro. Simples assim. Ou seja, deixemos ambos.

  • Outras práticas

Existem alimentos e líquidos que causam dependência. Tudo isso deve ser evitado. A Bíblia é contra a embriaguez, que na verdade, pode ser toda fuga do estado de domínio da consciência. Um bom exemplo disso são as drogas (sobre as quais a Bíblia não diz absolutamente nada explicitamente). 

Entretanto, tome cuidado também com o cafezinho. Sabe aquele inofensivo cafezinho que se você não tomar umas 5 xicrinhas por dia ficará com enxaqueca, tremedeira e outras coisas mais? Isso se chama dependência. E o que dizer dos cristãos viciados em um famoso e viciado refrigerante (aquele, cujo slogan é "sinta o sabor")? 

Tome cuidado também com os remédios alucinógenos. Os tarjas pretas indutores do sono. Muita gente está verdadeiramente a coisas desse tipo. Quer fugir da ansiedade e dos problemas? Por que não criar em sua vida de oração o seu refúgio particular? Aqui podemos levantar outra pergunta: Por que fugimos do altar da oração? – Porque é difícil orar! Orar necessita de humilhação e revela uma dependência sim, mas do Senhor que tudo pode.

Fujamos também das rodinhas de fofoca. Das conversas da vida alheia na mesa do jantar (1 Coríntios 15:33).  Da risadaria sem limites éticos. "Tudo pode em nome de uma boa risada"? Não senhores! Quantas pessoas já não ofendemos com certas piadinhas em momentos que não soubemos parar, com brincadeirinhas inconvenientes?

Fujamos das brigas. Como gostamos de brigas! Como fazemos tudo para entrar em uma (2 Timóteo 2:16)! Como gostamos de ter razão! Não abra mão da paz! Enquanto for possível (Romanos 12:18)! 

Uma questão prática


Alguns irmãos evitam dar carona para mulheres quando sozinhos. Qual o pecado em dar carona para alguém do gênero oposto? Obviamente não há pecado nisso. A questão, no contexto que estamos tratando aqui, é o olhar daqueles que veem tal cena.

Um irmão casado, conhecido meu, me disse que certa vez "foi obrigado" a dar carona. Era um dia de muita chuva e "teve" de oferecer carona para uma mulher (moça solteira) até seu destino final, que estava em seu caminho. Ao acolher a irmã, ele ligou para sua esposa, disse que estava dando carona para tal pessoa até tal lugar e que seu percurso demoraria tantos minutos até estar em sua casa. Sua atitude envolveu um pleno entendimento sobre o que é evitar o mal.

Sei que para alguns isso pode soar como exagero. Particularmente não acho e prefiro chamar de zelo e atenção à palavra de Deus bem como ter o correto entendimento do poder pecaminoso do coração do homem.


Conclusão


A pergunta abaixo nos ajuda a lembrarmos do princípio ético ensinado nas Escrituras. Deixo essa reflexão: o que está dominando a sua vida? Você é alguém que foge da aparência do que é mal? O que quero fazer, poderá ter aparência de mal? 
"Examine-se, pois, o homem a si mesmo (...)." (1 Coríntios 11:28a).
Até o próximo artigo. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário