Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

LUCAS SOUZA, "DESVIADO"?


                    
Muitas pessoas até hoje se perguntam por onde anda Lucas Souza? O cara, que conseguiu muito sucesso com o público jovem evangélico, "sumiu" meio que de repente do cenário da música gospel. Daí começaram os boatos acerca do que poderia ter acontecido com Lucas. Os boatos mais fortes "indicam" que ele teria "se desviado". Mas, afinal, o que de fato se deu com esse jovem e promissor talento da música gospel contemporânea? 

De Lucas Souza Banda, para SILVA 


Em 2013 foi anunciado pelo próprio Lucas o encerramento das atividades da sua banda, chamada Lucas Souza Banda. Os fãs dos caras ficaram meio que "de cara" e ainda vejo muitos deles se perguntando "por que Lucas Souza não continuou?". O que muitos não sabem é que em 2012 Lúcio Souza (integrante da banda, irmão de Lucas Souza, compositor de muitas músicas junto a ele e produtor musical de um de seus discos) já estava lançando seu primeiro álbum intitulado Claridão. 

Este álbum - um trabalho muito aclamado pela crítica especializada e não voltado especificamente para o público evangélico - contou com a participação do Lucas Souza nas composições e melodias. Lucas Souza já mantinha esse trabalho paralelo junto a seu irmão e parceiro Lúcio Souza que é produtor musical, multi-instrumentista, cantor, compositor e intérprete, hoje mais conhecido como SILVA. SILVA, aliás, é um dos queridinhos de muitos músicos veteranos e respeitadíssimos na MPB, como o rei do pop Lulu Santos (com quem SILVA se apresentou nessa atual edição do reality musical The Voice Brasil, produzido e exibido pela Rede Globo), Seu Jorge, Caetano Veloso dentre outros. 

Comparações à parte... 


Assim como Os Arrais (cantores irmãos que compõem letras de músicas juntos) Lucas Souza Silva e Lúcio Souza Silva fazem essa parceria desde a infância. Antes, Lúcio Souza - mesmo não sendo evangélico - compunha com o irmão em sua carreira na música cristã contemporânea, e agora Lucas Souza compõe com seu irmão em sua carreira como cantor da Nova Música Popular Brasileira. Os irmãos da simplicidade nas letras como “Estrela da Manhã” conquistaram o coração de muitos admiradores da nova cena musical brasileira com canções ainda mais simples e mais poéticas. 

Segundo declarações da crítica musical, todo o trabalho do SILVA é indiscutivelmente caprichado. Deixando de lado a música cristã contemporânea e esbanjando delicadeza e sensualidade imersas em letras e tons eletrônicos, as faixam envolvem qualquer amante de boa música. E é impossível não perceber a influência das letras da Lucas Souza Banda nos atuais trabalhos dos irmãos SILVA, que, na faixa Claridão (o então título do álbum), destaca: "Deus é riso e hoje tem luar, tem Claridão". 

Criatividade é o que não falta aos irmãos SILVA que em 2014 lançou Vista Pro Mar, um álbum ainda melhor e mais belo e que, segundo a crítica, empata com Claridão. Um álbum mais cristão do que se pode imaginar. É fácil perceber a continuação da simplicidade nas composições de Lúcio Souza Silva. (SILVA). Veja as similaridades nas composições: 

Quebra e Refaz – Música gravada pela Lucas Souza Banda e da autoria de Lúcio Souza Silva 

♪♫ Acima de toda razão
Acima dos céus
Olhando pra nós
Com graça e perdão 
Ó Deus do meu ser
Ó meu Deus tu és 

Perto e mais perto eu estou
Tua voz satisfaz
Quebra e refaz
O meu coração 

Renova a canção
Sim, tão perto estás
Quão perfeito Senhor
Quão gracioso esplendor 

És a luz a brilhar
A pedra angular
Quão grande e eterno Rei
Libertou-me da lei 

Graça eterna e real
Não há outro igual ♪♫ 

Entardecer – Gravada por SILVA e também composta por Lúcio Souza Silva 

♪♫ Eu vi
O sol fazer a curva 

Riscou
Tingiu de rosa o entardecer 

Aqui
Não haverá desculpa 

Firmou
Só temos que reconhecer 

O que há de ser
Sim, será 

E essa luz vem descrever
Riscou no céu

Desse mar 
Vem pra perto perceber
Pra nós 

Não é questão de sorte
A tarde é um caminho
Remando no destino
Desse lugar 

O que há de ser
Sim, será 

E essa luz vem descrever
Riscou no céu
Desse mar 

Vem pra perto perceber
Sol baixou, elevou você

Sol baixou, elevou você e eu assim ♪♫ 

Entardecer é uma composição de parceria dos irmãos Lúcio e Lucas (Faixa do álbum Vista Pro Mar, de 2014, do SILVA) que hoje deixaram o Souza e assumiram o SILVA, já pra deixar de lado "essa coisa do gospel". Lucas Souza também continuou sua simplicidade nas composições, só que ainda mais humano e mais poético. A letra e a melodia de Cansei (Faixa do álbum Claridão 2012.) foi escrita e feito totalmente por ele. Veja também as similaridades: 

Eu Quero Ir – Lucas Souza Banda (Compositor: Lucas Souza e Lúcio Souza) 

♪♫ Eu quero ir onde olhos não alcançam
Onde as mãos jamais tocaram 
Eu quero ir 

Eu quero ir onde o sol não se apaga
Onde o amor não se acaba 
Eu quero ir 

Há um caminho mais alto 
Há um amor mais profundo
Há um destino traçado que me leva a Você 

Eu quero ir onde a paixão não vai embora
Onde a esperança não se esvai
Eu quero ir 

Eu quero ir onde a canção não terminou
Aonde a chama é sempre acesa
Eu quero ir 

Há um caminho mais alto
Há um amor mais profundo
Há um destino traçado que me leva a Você 

Eu quero ir
Eu quero ir
Eu quero ir
Ahhh... ahhh ♪♫ 

Cansei – SILVA (Composição de Lucas Souza Silva)

♪♫ Cansei de ser eu mesmo
Me deixa ser você

A vida não perdoa
Quem quer se reescrever
Cansei dessa rotina

Já não ouço o mesmo som
Cansei desse negócio
De tentar ser bom

Cansei dos meus retratos
Da falsa sensação
De ter você por perto
E não seu coração 

Não me olhe desse jeito
Retoque seu batom
A sua vaidade
Faz parecer tão bom
Faz parecer tão bom
Faz parecer tão bom

Cansei dos mesmos rostos
Dessa repetição

Me deixa ser o centro
Da sua distração

Cansei dos inquilinos
Da minha solidão
Olhar você dormir
Não é compensação 
Cansei da velha ideia
De segurar você
A reta do inseguro
Acaba na tv 

Me entregue este controle
Me entregue a alma então
Amor você parece

Disco arranhado em vão
Pura repetição
Disco arranhado em vão
Pura repetição
Pura repetição ♪♫

Lucas Souza é conhecido também por regravar a grandiosa canção Cada instante da banda - na verdade, um projeto musical de cunho evangelístico e missionário - Vencedores por Cristo, no disco Doxologia (2007) a canção ficou ainda mais bonita. Na faixa Quando Jesus estendeu a Sua mão” - super clássico da música cristã evangélica - quem assume o vocal é o Lúcio Souza (até então apenas o tecladista da banda). O disco todo é regravação de hinos antigos, coisa mais bonita de se ouvir.

A mesma banda 


O melhor vocês não sabem, a banda que acompanhava Lucas Souza em seus 10 anos de carreira, está ativa desde o início do ano passado. A banda assumiu o nome de uma das faixas do álbum Cidade do Amor, lançado em 2009. A banda Cidade Acesa está ativa continuando o trabalho de levar a mensagem cristã através das canções maravilhosas de Lucas Souza. Você que deseja acompanhar o som dos caras, é só acessar o Facebook dele. 

SILVA, sucesso promissor na música "secular" 


[Lúcio Souza] SILVA está entre os cantores (e bandas) talentosos e despretensiosos como tantos outros, que fazem música porque amam música. E é por isso que a música desses cantores são tão poéticas, humanas e feitas com sentimento. O primeiro disco da Banda Palavrantiga - outra que também não existe mais -, intitulado “UM” foi todo produzido por Lúcio Souza, o SILVA. Será que é por isso que o disco é tão perfeito? 

SILVA já dividiu o palco com a Céu, Julieta Venegas, Fernanda Takai, o Lulu Santos e o rapper Don L. Continua compondo, mudando, inovando e ganhando espaço e sucesso no Pop nacional. Seu mais recente trabalho realizado como intérprete anda deixando todos os seus fãs com o coração ansioso, pois ele regravou várias faixas da carreira da cantora Marisa Monte ("deusa" da música popular brasileira, aquela do Bem Que Se Quis). E Lucas Souza segue firme e forte com o irmão, dando um giro de 90° em sua carreira. 

Em recentes entrevistas, Lucas já deixou claro que não faz mais música gospel, "faço simplesmente música", conforme dito pelo próprio. Pois é, espero ter respondido à dúvida dos fãs quanto ao paradeiro de Lucas Souza. Só não sei se as "boas novas" irão agradá-los (assim como, o próprio Lucas Souza, ou, simplesmente, SILVA).

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei surpresa ao saber que Lucas e Lúcio Souza viraram SILVA, e se voltaram para a 'música secular', como dizem. Mas fiquei feliz em saber que a música continua ganhando com o talento indiscutível dos dois. Minha opinião é que não deveria haver distinção entre música gospel e secular, como o próprio Lucas disse: "faço simplesmente música". Pelo observado, as letras diferenciam pouco em relação ao que já era produzido por eles, quando tinham o título "gospel". Ao que parece, a essência dos "manos" não mudou... e que seja assim... a música boa ganha muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natty! Concordo com o seu posicionamento - dadas as devidas peculiaridades no que tange à questão espiritual. São artistas de inconfundível e inquestionável talento. A boa música - que, convenhamos, anda em falta no Brasil - agradece e saúda: Sejam bem vindos, irmãos SILVA!

      Obrigado por sua sempre tão oportuna e valiosa
      participação.

      Excluir
  3. Fomos feito para adorá-lo , não a como agradar os dois , se de fato for verdade tudo isso fico triste mas feliz ao mesmo tempo por ter escutado suas canções cristã que não só a minha vida mas de amigos ao redor foi transformada .

    ResponderExcluir
  4. Lamentável... não gostei. Infelizmente são dois talentos dispersados para compor canções que não exaltam ao único que é digno, Jesus!

    ResponderExcluir
  5. É, mas o que dizer do Silva ser gay?

    ResponderExcluir
  6. Realmente estão lacrando o talento por aí, agradando a todo tipo de lascívia. Basta pesquisar: https://www.youtube.com/watch?v=l-rpWQId_-g. Quando questionado, Sr. Lucas Souza apenas te bloqueia. Cristão do traseiro quente!

    ResponderExcluir
  7. UM DIA ELES VOLTAM PRA CASA! SÃO ESCOLHIDOS POR DEUS!!! É QUESTÃO DE TEMPO.

    ResponderExcluir
  8. Triste e demais por saber da notícia dos irmãos estarem afastados. Os tempos são difíceis, dias de apostasia, de esfriamento do amor. Quem está de pe, cuidado pra que não caia. Vou orar pelo retorno deles.

    ResponderExcluir
  9. É uma pena eles estarem afastados da música gospel. Na música gospel eles eram muito talentosos, acrescentava bastante na música gospel. Tenho três cd's do Lucas Souza e todas as músicas são bonitas, falam do amor de Deus e de como é bom entrar na presença de Deus com louvores ao Senhor, vamos orar para que eles voltem ao cenário da música gospel com músicas de qualidade como costumavam fazer.

    ResponderExcluir
  10. Acho que Lucas hoje gerência uma burgueria em Vitória - ES e não está nada próximo da fé cristã. Infelizmente começa com o afastamento "dessa coisa do gospel", o que, mal compreendido, se torna num afastamento "dessa coisa de igreja", se achando que a fé fica intacta nesse processo, que culmina com o afastamento da própria fé cristã. Oremos por esses dons de Deus que são o Lucas e o seu irmão. Que independente da música que produzem, seu coração esteja em Cristo e em Sua Palavra.

    ResponderExcluir
  11. Que pena que ele largou o *chamado*
    Pois entendo que Deus o fez com essa voz linda c esse talento pra louvor DEle.
    Mas com certeza ele sabe disso

    ResponderExcluir
  12. Pelas postagens no Instagran acho que ele está no Candomblé.
    Meu coração doeu tanto hoje...
    Que haja resgate para ele.

    ResponderExcluir
  13. Pelas postagens no Instagran acho que ele está no Candomblé.
    Meu coração doeu tanto hoje...
    Que haja resgate para ele.

    ResponderExcluir
  14. Pelas postagens no Instagran acho que ele está no Candomblé.
    Meu coração doeu tanto hoje...
    Que haja resgate para ele.

    ResponderExcluir
  15. Você ouvi as canções e não acredita que ele se desviou, é incrível isso ter acontecido. Mas entendo que se não regarmos o nosso Amor por Jesus com nossos devocionais, ele acaba morrendo, por isso o AP. Paulo diz pra orarmos sem cessar, é tempo de voltarmos aos fundamentos.

    ResponderExcluir