Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

DEFININDO O CARÁTER SOB O CRIVO DA BÍBLIA SAGRADA


O que é o caráter? Ou, o que é caráter? Numa pesquisa rápida na internet você encontrará vários dicionaristas fazendo suas conceituações sobre o termo. Todas as explicações são excelentes e nos dá uma noção dessa parte tão importante na constituição de um indivíduo. Entretanto, neste artigo eu farei uma conceituação do caráter à luz das Escrituras Sagradas. Vamos ver, analisando princípios bíblicos, como a Palavra de Deus define o caráter.


Definições


  • Índole, firmeza de vontade, constância e estabilidade relativas na maneira de agir e reagir, feito moral.
  • É a vida interior do homem - a falta de caráter revela a natureza do homem. Santidade produz caráter.
  • É algo estampado ou carimbo com pressão, como um caractere formado em pedra ou metal. O caráter é a marca registrada do indivíduo. Ele externa, estampa o que o indivíduo tem no interior.
  • Caráter é uma pressão interna formando em nós a imagem (caráter) de Cristo e externamente o estilo de vida de Cristo. É uma obra do Espírito Santo (Gálatas 4:19) - significa cada um reagindo e pensando com Ele e fazendo o que Ele faria (Filipenses 3:17, 1 Tessalonicenses 1:6).
Se ouvimos e atendemos às pressões internas do Espírito Santo, não necessitamos de pressão externa. As pressões externas vêm das situações e de outras pessoas. Se tentamos evitar pressões de todas as formas, fugimos das situações que Deus coloca em nosso caminho para formar em nós o caráter de Cristo (Romanos 5:4 - "Experiência", em sua tradução do original no grego, significa "caráter".

O que não é caráter

  1. Não é o que seremos no futuro, mas o que somos agora. Caráter depende do que somos agora.
  2. Para sermos no futuro. Ou nós mudamos ou seremos desqualificados.
  3. Não são somente ações, mas um todo.

 O que é necessário para mudar nosso caráter

  • É necessário ir a fundo (é o que chamo de "fornalha da tribulação"). A fornalha: Daniel 3 - Na fornalha as amarras que nos prendem são destruídas e o quarto homem aparece. Deus usa todas as coisas para formar caráter em nós. Entendo que é na tribulação que está a forma, o molde perfeito para formar o nosso caráter.
  • Caráter é revelado quando a pessoa está debaixo de pressão. A pressão da vida é prova de desenvolvimento para nosso caráter. Sem um caráter desenvolvido, seremos desqualificados.
  • Saul perdeu seu reino por falta de caráter (1 Samuel 15).

Três tipos de caráter

  • Bom caráter - Pessoas que podem responder conforme a vontade de Deus: Davi (mesmo e independente dos erros que ele cometeu), José no Egito (realizou fielmente o sonho de Deus em relação a ele), Daniel, Hananias (Sadraque), Misael (Mesaque) e Azarias (Abedenego) (que não cederam às pressões externas dos palácios do rei Nabucodonosor em Babilônia).
  • Mau caráter: Pessoas que lutam contra Deus fazendo sempre as coisas erradas: neste contexto o exemplo mais emblemático é o do rei Saul, mas também podemos citar os profetas Balaão e o aprendiz de profeta, Geazi.
  • Sem caráter - Pessoas que são levadas pelos outros (também definidas como volúveis): o melhor exemplo desse tipo de pessoa é Judas Iscariotes.

Áreas para formar caráter

  • O que falamos;
  • No que pensamos;
  • Como agimos - Em Gênesis 2:15, o vocábulo hebraico para "cultivar", significa trabalhar com esforço, no sentido de trabalhar com honestidade, [ter] caráter.

Áreas em que devemos demonstrar nosso caráter

  1. Em questões financeiras - o caráter envolve a conduta mais escrupulosa em todos os negócios financeiros com os nossos semelhantes. Paulo advertiu em sua carata a Timóteo (1 Timóteo 6:10). Desentendimentos em assuntos financeiros com bastante frequência perturbam a unidade da Igreja (1 Co 6:8-10). Em Mateus 18:23-35, Jesus nos trouxe a Parábola do Credor Incompassivo. O credor incompassivo foi perdoado em 10.000 talentos ( 1 talento = 6.000 denários; 10.000 talentos = 60.000.000 denários). O conservo do credor devia-lhe 100 denários, 0,0000016% da dívida perdoada. Provérbios 19:17 - Quem se compadece do pobre a Deus empresta. Deuteronômio 15:1-6 -  Ano de remissão (sabático); 15:7-11 - Auxílio aos pobres. Advertência contra servir de fiador - Pv 6:1-5; 22:26-27. Roubo no tocante aos dízimos e ofertas - Malaquias 3:8-12. Como o cristão deve fazer seu Planejamento Financeiro Familiar?
1) Dízimos e ofertas (responsabilidade financeira com a obra de Deus);
    2) Aluguel (se for o caso, ou outra despesa com o mesmo peso);
         3) Alimentação;
             4) Vestuário;
                  5) Água, Luz, Telefone, Internet;
                       6) Escola;
                           7) Prestações (dívidas diversas);
                               8) Poupança (se sobrar).       

    2.  Integridade pessoal - Integridade e honra são requeridos daqueles que desejam ser membros do Corpo de Cristo. O apóstolo Paulo declarou em Colossenses 3:9 - "Não mintais us aos outros." É estranho que uma tal admoestação precise ser feita a um cristão. Lamentavelmente algumas pessoas não se preocupam muito com esta área, como: não manter a palavra, pequenas mentiras "brancas" (olha o preconceito racial implícito aí), ou claros exageros como mentir. Não obstante, essas coisas mesmas fazem com que a confiança dê lugar à desconfiança e à suspeita. Válido lembrar que o próprio Deus deu testemunho da integridade de Jó (1:8). Outras passagens que ditam a importância da integridade são: 1 Tm 4:1, 2 e Salmo 15:1-4. Deus condena o falso testemunho (falta de integridade): Êxodo 20:16, 23:1; Pv 19:9, 24:28; Mateus 19:18. Um exemplo forte de integridade nos foi dado pelo diácono Estevão em Atos 6 e 7.

     3. Integridade moral - Os casos amorosos ilícitos são naturalmente mantidos em absoluto segredo. Mas um dos grandes princípios que governam o universo é de que o peado será descoberto. Foi assim com Davi (2 Sm 12:12). Davi foi perdoado de seu grande pecado, mas por todo o restante de sua vida foi acometido de sofrimento e tragédia envolvendo essa área. E isso foi o cumprimento da sentença de Deus em relação à Davi (2 Sm 12:10). Sobre isso, ler Pv 6:27, 28,33; Mt 5:28, 10:26.

     4. Integridade perante a sã doutrina - O apóstolo Paulo repete sua presunção vez após vez a Timóteo e Tito que permaneçam na sã doutrina: 2 Tm 1:13, 4:3:4; Tito 1:9. Ele insta com Tito para repreender severamente os que têm a tendência de desviar-se do caminho da sã doutrina. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado (Tt 2:1-7, 8).

     5. Conduta cristã perante nossos irmãos - Não é conveniente ao cristão entrar em violentas controvérsias que inflamem as emoções e preconceitos das pessoas, falando a Tito, Paulo deixou isso bem claro (3:1, 2). Quer saber o que disse Jesus sobre isso? Leia em Mateus 12:36, 37. Pode ler mais sobre assunto em 2 Tm 2:24; Filipenses 1:14-18; Mt 7:22, 23; Rm 13:1; 1 Tm 5:8; Hebreus 10:25, 13:4; 1 Co 10:17, 12:13, 27 e, ainda no Salmo 41:9.


Conclusão


Tenho dito que caráter não se consegue num culto, numa vigília ou num encontro de final de semana e nem mesmo através de uma ‘oração fervorosa’. Caráter se consegue através do desenvolvimento da verdade implantada dentro de nós. Para ter caráter tem de andar na luz, pois não há comunhão entre a luz e as trevas: “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”, 1Jo 1: 6.

A falta de caráter compromete os projetos de Deus em nossas vidas. Sem o caráter, a família, os filhos, a empresa em que você trabalha ou grupo que você lidera na Igreja podem até crescer por causa de teus talentos, mas não vão crescer em integridade, justiça, fidelidade e, especialmente, em santidade. O caráter é quem dá sustentação à vida: “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos”, 1Pe 2: 21.

Amado leitor, você também já deve ter ficado estarrecido diante dos acontecimentos de cada dia. E perguntado: meu Deus, que mundo é esse? Acredito que estamos vivendo um momento de pedirmos a Deus uma ‘unção diferente’: a unção do caráter. Ele é o conjunto definido de traços comportamentais e afetivos de uma pessoa, persistentes o suficiente para determinar suas ideias, seus discursos e suas práticas de vida. Por isso, tenhamos carisma, porém, carisma com caráter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário