Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ENTENDENDO O QUE É PRINCÍPIO



"No começo Aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela" - João 1:1,2 [NTLH].

Webster define a palavra "princípio" como a fonte, origem, primeira causa, aquilo do qual uma coisa procede. Podemos ver que um princípio é uma raiz da verdade. Webster define semente como aquilo do qual qualquer coisa sai, primeiro princípio, original. Parece que princípio e semente são coisas relacionadas. Vamos meditar nisso um momento:

Uma semente é conhecida por conter o "inteiro em forma embrionária". É uma coisa expansiva. A semente vai expandir, dando o tipo certo de vida, e crescerá para ser algo mais visível, belo e maior do que a própria semente! Veja bem, a semente é o símbolo natural daquilo que nós queremos retratar. Um princípio, uma ideia, ou um padrão de pensamento, fazem a mesma coisa nos pensamentos que a semente faz na terra, isto é, germina.

Plante uma semente e colherás uma ação


Nossa alma é como um jardim ou como um ventre, reproduz pensamentos e expande. Uma vez que um padrão de pensamento é plantado em nossa mente e regado com a vida de Cristo pelo Espírito Santo, ele toma raiz e começa a expandir junto com nosso pensar para dar direção, discernimento e sabedoria verdadeira, para aplicar o senhorio de Jesus em qualquer área da vida.

Um padrão de pensamento é um hábito, um canal, ou um processo de ligar ideias segundo generalizações e pressuposições que expressam - "raiz e âncora de nossa alma". É por isso que é importante ter princípios e padrões de pensamentos que expressem diretamente a natureza de Jesus nosso Senhor.

Desde que a Bíblia não nos dá uma lista de todos os seus princípios, estas verdades em sementes precisam ser pesquisadas, ou, como eu gosto de dizer, garimpadas. Eu creio que elas não estão numa lista, porque Deus deseja que tenhamos fome e sede de Justiça para podermos ser realizados. "A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las". A tradução da palavra "esquadrinhar" nesse texto, significa investigar e pesquisar. Deus deixa alguma verdade para aqueles que vão esquadrinhá-las. 

Ao determinar um princípio, eu quero sugerir algumas regras para esquadrinhar as Escrituras:


  • Primeiro - um princípio é uma verdade constante na Palavra de Deus, o que significa que será ensinado em ambos os Testamentos, o Velho e o Novo.
  • Segundo - um princípio é absoluto, aplicável em cada situação e em todo o período de tempo, e por causa disto será ensinado constantemente pelos livros da Bíblia, e aplicado como absoluto, sem variação
  • Terceiro - um princípio difere de um conceito ou verdade doutrinal, em que expresse Jesus Cristo e sua natureza, em ideias e "causas primárias".
Um princípio então, é uma semente de verdade na palavra de Deus, ensinado constantemente pela Bíblia, expressando a natureza de Deus, que nos ajuda a discernir e usar sabedoria com exatidão. Estas razões, fontes e verdades de causas primárias, nos revelam a natureza de Deus de uma maneira mais clara, ajudando-nos a renovar nossas mentes em Jesus Cristo.

O exemplo de Cristo nos ensina como Ele aplicou estes princípios às Suas experiências diárias e práticas. Serão estes princípios que expressarão a natureza de Deus em cada área de conhecimento para ensiná-las nas matérias usadas para disciplinar a mente em todas as gerações (Colossenses 1:16-18, Romanos 11:36.).

A importância de viver sob princípios


"Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo" - Cl 2:8 [NTLH]. 

A palavra "enredar" usada em outras traduções significa tornar nossa mente cativa (2 Co 10:4, 5) enfraquecendo nosso pensamento e trazendo engano. A razão principal de vivermos sob princípios é para treinar a mente para discernir a verdade e o engano. 

"Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau" - Hebreus 5:14 [NTLH]. Nessa passagem bíblica, a palavra "faculdades" usada em outras versões é o mesmo vocábulo que no hebraico se usa para mente. Nós vemos aqui que somente somos maduros em Cristo quando temos a capacidade de discernir entre o bem e o mal, de forma constante, fazendo um padrão de pensamento. Convém notar que como um homem pensa em seu coração, assim ele é (Provérbios 23:7), e nossas vidas são mudadas inteiramente, pela maneira que nós pensamos e discernimos (Rm 12:2).

Conclusão

Benefícios do aprendizado por Princípios:


  • Quando a mente se torna consistente em pensar segundo a maneira de Deus, sua natureza e senhorio começam a ser reais em nossa vida.
  • O estilo de vida de um homem e a sua vida diária, se transformam com a verdade da Palavra de Deus, mudando não só o coração, mas a maneira de conduzir sua economia familiar, seu negócio, a política e cada área de sua vida.
  • A pessoa começa a viver uma vida equilibrada, evitando os extremos da carne, e resistindo continuamente às tentações do inimigo.
  • Um indivíduo pode começar a esclarecer a verdade e expressá-la de muitas maneira, desde que os fundamentos ou princípios de um conhecimento sejam entendidos. Isto providencia uma reserva imensa e expansível de maneiras de a explicar para que lhe se seja como uma "clareza de cristal" e pode ser entendido por pessoas que têm níveis diferentes de intelecto.
  • As pessoas começam a mover em maior unidade desde que as ideias, raízes que as ligam, são retratadas claramente, entendidas e comunicadas. Muitas vezes entendemos que aquilo que nos separa é uma terminologia definida sem clareza. Um princípio "vai à raiz" e vai nos unir mais profundo que a terminologia superficial ou esclarecer aquilo que nos separa, ambos sendo úteis para nos ajudar a entender a posição de alguém.
  • O pensamento da vida de uma pessoa se torna um canal mais puro e claro no qual o poder de Deus pode fluir, enquanto que nós ouvimos do Espírito Santo, dentro dos padrões de pensamentos gerais contidos na Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário