Total de visualizações de página

domingo, 20 de dezembro de 2015

O CRISTÃO E O ANTI-BÍBLICO "MANDAMENTO DO BOICOTE"

Nas últimas décadas, uma série de organizações cristãs proeminentes e denominações têm chamado os cristãos para boicotar as empresas que estão associadas de alguma forma com a ética não-cristã (por aqui esse movimento do boicote tem lideranças expressivas como os pastores Silas Malafaia, líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória Em Cristo e Marco Feliciano, que além de líder da igreja Catedral do Avivamento - ligada à Assembleia de Deus -, também é deputado federal pelo PSC-SP).

Ao longo dos anos, esses grupos pediram o boicote de produtos e empresas como a American Airlines, The Gap, Burger King, Clorox, Crista, Ford, Hallmark Cards, Kraft Foods, a Microsoft, a Walt Disney Company, IKEA, Pampers, Target, a Campbell Soup Company, e muitos mais. Temos ainda os grupos que boicotam a programação da Rede Globo, por considerá-la nociva aos padrões de ética e moral cristãs.

A homossexualidade e o aborto têm sido os principais temas que inspiraram estes boicotes. Por exemplo, algumas das empresas boicotadas dar benefícios dos empregados aos casais homossexuais, anunciam em revistas pró-homossexuais, ou doam para os grupos de defesa pró-homossexuais. Inúmeras empresas apoiam financeiramente as organizações pró-aborto como Planned Parenthood.

Os pedidos de boicotes resultam de uma crença por parte de alguns cristãos de que todos os crentes têm a obrigação moral de boicotar qualquer empresa que suporta o comportamento pecaminoso, como a homossexualidade ou o aborto.

Sua motivação é nobre, pois eles estão tentando seguir o mandamento bíblico para obedecer a Palavra de Deus e não amar as coisas deste mundo (1 João 2:15-17; ver Efésios 5:11; Tiago 4:4).

Outros cristãos argumentam que as Escrituras não colocam tal obrigação moral sobre todos os cristãos. Estes cristãos apontam que os comandos acima mencionados lidam com o amor de sistema do mundo do pensamento, ou seja, sua visão de mundo do mal.

Eles dizem que boicotar qualquer negócio que está associado com a ética não-cristã de qualquer forma vai além do significado bíblico da separação e, se levada à sua conclusão lógica, seria necessário que os cristãos abandonassem o mundo. Os cristãos não seriam do mundo – o que é bom – mas também não seriam nele – o que não é bom.

Vamos para a Bíblia?


O que diremos a estas coisas? Primeiro, vamos observar que as pessoas de ambos os lados desta questão acreditam que não podem comprometer os padrões santos de Deus. Nós todos concordamos que não devemos capitular a definição da nossa cultura de certo e errado, e que devemos resistir as chamadas para os cristãos de redefinir a ética bíblica.

No entanto, uma coisa é estar seguro de uma coisa que Deus define como pecado, mas outra coisa é dizer que isso obriga-nos a boicotar qualquer empresa que está envolvida tangencialmente com o pecado. Paulo dá um princípio essencial em relação a associar-se com os não-cristãos:

"Eu escrevi para você em minha carta não se associar com pessoas sexualmente imorais em tudo o que significa os devassos deste mundo, ou os avarentos e roubadores, ou idólatras, desde então você precisa ir para fora do mundo.

Mas agora eu estou escrevendo para você não se associar com alguém que leva o nome do irmão se ele é culpado de imoralidade sexual ou a ganância, ou é idólatra, caluniador, beberrão, ou roubador; nem mesmo para comer com tal pessoa.

Por que tenho eu a ver com julgar os de fora? Não é quem dentro da igreja a quem você é para julgar? Deus julga os que estão fora. 'Purifica a pessoa mau do meio de ti'" - 1 Coríntios. 5:9-13.

Entendendo os coríntios


Note-se que Paulo esclarece algum ensinamento que ele já havia entregue aos Coríntios. Aparentemente, alguns na igreja de Corinto assumiram a admoestação de Paulo de se separar de pessoas imorais como um comando para separar todas as pessoas imorais, sem distinção.

Mas isso não é o que ele quis dizer. Ele esclarece seu ponto de vista, dizendo que aqueles a quem devemos separar são pessoas imorais que carregam “o nome de” irmãos (v. 11).

O apóstolo está se referindo a pessoas que insistem em chamar-se cristãos, enquanto vivia em grave pecado. A separação pertence à igreja visível. Paulo quer que a igreja apresente um bom testemunho para o mundo ao seu redor, mantendo-se a mais pura possível, deste lado do céu.

Isso significa remover alguém da igreja visível que afirma ser um crente e impenitentemente traz os frutos da maldade e não os frutos da regeneração. O capítulo inteiro está lidando com um problema de disciplina na igreja, com um problema entre aqueles em Corinto que professavam o nome de Cristo e não a todos os cidadãos de Corinto.

Nos entendendo


Para ter certeza, nós somos admoestados a abster-se do pecado pessoal e incentivar uma vida piedosa, mas que é diferente do que ficar longe de pecadores impenitentes que não fazem nenhuma pretensão de ser cristãos. A única maneira de fazer isso, Paulo observa, seria retirar-nos completamente do mundo (vv. 9-10).

O esclarecimento de Paulo sobre o assunto mostra que ele não quer que nós nos afastarmos do mundo. Ele quer que nós não associemos com os pecadores, e não em endossar ou participar de seu pecado, mas em fazer-nos à sua disposição para que eles possam ouvir o evangelho.

Isto é o que Jesus fez (Marcos 2:13-17), e os apóstolos fizeram o mesmo que eles levaram o evangelho aos pecadores pagãos (1 Coríntios. 6:9-11).

Portanto, porque não devemos separar do mundo em um gueto cristão, temos de participar na economia do mundo e fazer negócios com os nossos vizinhos não-cristãos. Não há nenhuma maneira em torno dela.

Isso é tudo muito bom, você poderia dizer, mas não devemos distinguir entre não-cristãos que promovem a imoralidade abertamente e aqueles que não o fazem, e em seguida, tomar o nosso negócio para o ex? Não, nossa relação de negócios daqueles que promovem o pecado nos torna responsável pelo pecado porque nosso dinheiro pode estar indo para a promoção do mal?

Há duas passagens que se relacionam com este assunto. Em Romanos 13:6-7 , Paulo explica que os cristãos devem pagar os seus impostos, repetindo, assim, o ensino de nosso Senhor em Mateus 22:15-22. Partamos, pois, para outro parágrafo em nossa análise:

A Conduta Bíblia dos Cristãos diante do Mundo


Isto é importante porque o governo específico para o qual Jesus e Paulo ordenou aos cristãos para pagarem impostos foi o governo romano, que apoiou e tolerou atividades hediondas. Na verdade, Jesus elogiou o pagamento de impostos para as próprias autoridades que ele sabia que logo ia crucificá-lo.

O Império Romano não era meramente não cristão – foi contra os cristãos. E, no entanto, tanto o nosso Senhor e o Apóstolo Paulo instrui os cristãos a pagar impostos para o governo (todos os armamentos e instrumentos de tortura usados no martírio do mestre, assim como o pagamento do soldados romanos eram pagos com o dinheiro dos impostos).

Uma vez que Jesus e Paulo nunca nos diria para fazer qualquer coisa que nos envolve no pecado, podemos deduzir a partir destas passagens que os cristãos não são moralmente responsáveis ​​se seus impostos são usados ​​para fins pecaminosos.

E se não somos moralmente responsáveis ​​por aquilo que o governo faz com o dinheiro de nossos impostos, nós certamente não somos responsáveis com o que as empresas fazem com nosso dinheiro de compra. Não temos a intenção de apoiar o pecado com nossas compras; nós simplesmente precisamos de um bem ou serviço. É uma questão de consumo e nada tem a ver com questões de cunho espiritual.

Conclusão


Devemos ser no mundo, e estar neste mundo significa participar nas economias do mundo. Então, devemos respeitosamente discordar dos nossos irmãos cristãos que insistem que todos os crentes são moralmente obrigados a boicotar qualquer empresa que suporta o comportamento pecaminoso. Por isso, optamos por fazer negócios com os não-cristãos. Nós escolhemos viver entre eles.

Optamos por fazê-lo, a fim de que possamos chamá-los para fora das trevas e para a luz. Fazemos-lo em imitação de Nosso Senhor, que não nos abandonou quando éramos Seus inimigos, e que veio e viveu entre nós e morreu por nós para que pudéssemos viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário