Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

CARÁTER FORJADO PELO FOGO

Muitas pessoas se revoltam com Deus, quando as coisas não acontecem como elas esperam. Isso porque, elas acreditam que ao permitirem Deus entrar em suas vidas, todos os seus problemas desaparecerão de uma hora para outra, como num passe de mágica.

Infelizmente podemos constatar que este engano vem se tornando crônico nos dias atuais. Haja vista as pregações triunfalistas de líderes religiosos que usam o poder da mídia para estenderem as bravatas que vociferam dos púlpitos de suas igrejas. Com as Sagradas Escrituras aprendemos que Deus não nos prometeu facilidade e, tão pouco, prioridade em relação às demais pessoas. Deus é justo e o sol nasce para todos, justos e injustos.

Devemos buscar a Deus pelo que Ele é, pela pessoa dEle e não pelo que ele pode nos oferecer ou proporcionar. Do contrário não seria amizade e sim, barganha. Não seria relacionamento e sim oportunismo.
As bênçãos de Deus - que já estão garantidas aos que escolheram servi-lO e segui-lO - nos são dadas pela sua infinita graça e misericórdia e não porque lhe damos algo em troca. Até porque, não há nada que tenhamos que possa servir para Deus, além de um coração quebrantado. 

Na verdade, ao contrário do que muitos imaginam, andar com Deus é uma jornada difícil, pois envolve uma luta diária contra nós mesmos, a fim de permitir que Ele, através da atuação do Espírito Santo, nos torne uma pessoa melhor. E as mudanças, meus caros, doem. São difíceis e paulatinas.

É difícil mudarmos nossos paradigmas. É difícil reconhecer os próprios erros. É difícil abandonar velhos hábitos. É difícil fazer o certo, quando o errado é mais cômodo e fácil. É difícil.

Então não se iludam, esperando que ao se voltarem para Deus as coisas facilitarão para você. A diferença entre quem caminha com Deus e quem caminha sem Ele não é a facilidade do caminho, mas sim, COMO irão percorrer esse caminho.

Isso porque, quando temos Deus ao nosso lado, por mais que tudo esteja difícil, por mais que nosso mundo esteja desmoronando, Ele nos sustenta. 

Já viram como a torcida estimula um time ou um atleta a ganhar? Pois é, o apoio moral e físico faz a diferença. A mudança que você espera depende só de você, Deus não fará as coisas que são nossa atribuição.
Até porque, que sentido faria Deus criar o homem, com grande superioridade aos demais animais, capacidade de raciocínio, inteligência, se fosse para ele ficar parado apenas recebendo tudo de mãos beijadas diretamente de Deus?

Seria melhor criar um robô, totalmente programado.

Deus quer que utilizemos e desenvolvamos todo o nosso potencial e capacidade. Não importa onde, quando ou como. Para ele não há função ou dom melhor ou pior do que outro. Então desenvolva o seu melhor onde você está: escola, trabalho, família, amigos, rede social... É por isso que as coisas não se tornarão simples com a presença de Deus em sua vida. 

Mas talvez você esteja se perguntando: "Ok, as coisas não se tornarão mais simples. Mas precisava piorar tanto assim? Tá tudo dando errado!"

Pois é, como eu disse, caminhar com Deus não é fácil e é por isso que as coisas parecem ter ficado mais difícil. Não é a realidade a sua volta que piorou, é você que está sendo confrontado. É o novo homem, que você pretende se tornar caminhando com Deus, contendendo cm o velho homem, que habita em você.

Isso nos dá a sensação de que tudo piora. E Deus permite que tudo isso aconteça, para que consigamos vencer a velha natureza e vestir nossas novas vestes, caminhando ao seu lado.

Para compreender melhor, preste atenção nessa ilustração:
"Depois de uma juventude cheia de excessos um ferreiro decidiu entregar a sua alma a Deus. E então, durante muitos anos ele trabalhou com afinco para permanecer nos caminhos de Deus, mas, apesar de toda sua dedicação, nada parecia dar certo na sua vida. Muito pelo contrário: seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais. Uma bela tarde, um amigo que o visitava, e que se compadecia de sua difícil situação, comentou: 
- É realmente muito estranho que, justamente depois de você resolver se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer a sua fé, mas apesar de toda a sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado.

O ferreiro não respondeu imediatamente. Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem também entender o que acontecia em sua vida.Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta, começou a falar – e terminou encontrando a explicação que procurava. Eis o que disse o ferreiro:

- Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espadas. Você sabe como isso é feito? Primeiro, eu aqueço a chapa de aço num calor infernal, até que ela fique vermelha. 
Em seguida, sem nenhuma piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico golpes, até que a peça adquira a forma desejada.Logo ela é mergulhada num balde de água fria, e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura. 
Tenho de repetir esse processo até conseguir a espada perfeita. Uma vez apenas não é o suficiente.
O ferreiro fez uma longa pausa, sentou-se em um pequeno banquinho e continuou:- Às vezes, o aço que chega às minhas mãos não consegue aguentar esse tratamento. O calor, as marteladas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras. E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada.
Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada da minha ferraria.

Mais uma pausa, e o ferreiro concluiu:

- Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições. Tenho aceitado as marteladas que a vida me dá, e às vezes me sinto tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço. Mas a única coisa que eu peço é: 'Meu Deus, não desista de mim até que eu me consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser – mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas'.
Suas dificuldades indicam que você está sendo forjado pelo fogo, mas o objetivo de Deus não é te destruir ou te fazer sofrer. O objetivo de Deus é te transformar em uma espada vigorosa em suas mãos.

Portanto, não desanime. Não perca a fé. O fato de as coisas não estarem acontecendo como você esperava não significa que elas não estejam acontecendo exatamente da forma como deveriam. Deus está no controle e Ele sabe de todas as coisas. Sabem muito bem de onde está vindo e para onde está indo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário