Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

QUEM CONTA UM CONTO... 4

Esta foto é cena do filme O Grande Ditador, que estreou em 15 de outubro de 1940. Charles Chaplin estreou sua obra-prima que foi o primeiro filme falado deste grande gênio do cinema. Chaplin deu a cara a tapa, nem quis saber das consequências e meteu o pau nos regimes totalitaristas, de Mussolini e principalmente, de Adolf Hitler. Além de tudo, é extremamente engraçado, é tão surreal, os atos de um ditador tão insano como Hitler, personificado de uma forma tão simpática e cômica. O discurso final é de arrepiar. O Grande Ditador tem cenas antológicas. O encontro de Hynkel e Benzino Napaloni, que reproduzem Hitler e o italiano Benito Mussolini. A cena inesquecível em que o ditador brinca com o globo terrestre, como se fosse uma bola.
"O diabo é dono da terra!" "Nesse mundo não tem nada para nós (no caso, os crentes)!" Creio que eu e você já ouvimos muito essas informações, ou algo que as valham, serem vociferadas dos púlpitos (quiçá eu e você já chegamos mesmo a vociferá-las). Mas, será que isso é mesmo verdade?

Caro leitor, as Escrituras nos ensinam que a terra pertence ao Senhor e tudo que nela contem , o mundo e os que nele habitam (Por gentileza, leia o Salmo 24:01). Além disso a Palavra de Deus afirma que o diabo não é soberano e nem tampouco pode fazer alguma coisa sem que do Eterno receba permissão. Veja por exemplo o caso de Jó. O diabo só pode tocar no homem de Deus porque o SENHOR o permitiu (e isto não se discute, por gentileza, leia Jó 2:6,7).

O salmista afirma que Deus é quem governa o mundo (Por gentileza, leia o Salmo 99:01). O ex-primeiro ministro holandês Abraham Kuyper afirmou com muita propriedade que não existe um único centímetro quadrado, em todos os domínios de nossa existência, sobre os quais Cristo, que é soberano sobre tudo, não clame: “É meu!“

Elohin, o Deus Criador e Onipotente


Amado leitor, as Escrituras Sagradas em momento algum nos mostram um mundo dualista onde bem e mal protagonizam batalhas pirotécnicas cujo final é imprevisível. Antes pelo contrário, ainda que a Bíblia nos mostre as ações ardilosas de nosso inimigo, os quais não devem ser desprezadas, ela jamais trata do diabo como alguém que tem poder para se opor a vontade soberana de Deus.

Por favor, pare, pense (Sim, você é livre para pensar!) e responda: Quem está regendo os acontecimentos na terra, Deus ou o diabo? Quem reina majestosamente no céu, Deus ou o diabo? Quem a Bíblia diz que estabelece e destitui reis, conforme a sua soberana vontade, Deus ou o diabo?

Ora, a visão de Deus reinando de seu trono é repetida nas Escrituras inúmeras vezes (1 Reis 22:19; Isaías 6:1; Ezequiel 1:26; Daniel 7:9; Apocalipse 4:2 - dentre outros). Na verdade, os muitos textos bíblicos possuem a função de nos lembrar em termos explícitos, que o SENHOR reina como rei, exercendo o seu domínio sobre grandes e pequenos. 

O senhorio de Deus é total e nem mesmo o diabo pode deter seu propósito ou frustrar os seus planos [Elohim (plural) – e Eloah – (singular) = Deus, Criador "implícito o poder criativo e a onipotência": É o primeiro nome que surge na Bíblia: "No princípio criou Deus (Elohim) os céus e a terra" - Gênesis 1:1). Elohim aparece 2498 vezes e Eloah aparece 57 vezes e desse total apenas 245 não se refere ao verdadeiro Deus de Israel. Esse substantivo vem do verbo hebraico "Aláh"- "Alá", e significa "ser adorado, temido e reverenciado, ser excelente".]

Conto do vigário


Os neomaniqueistas sem que percebam rejeitam o governo de Deus na história, fundamentando sua fé em achismos e impressões absolutamente antagônicas ao ensino bíblico. Nas doutrinas neomaniqueistas, Caim virou Vampiro, portais dimensionais se abriram, trazendo a tona lobisomens, dentre outras lendas e superstições absurdas. Além disso, batalhas hercúleas são travadas a cada dia no mundo espiritual por Deus e o diabo, demonstrando assim o “quão forte e poderoso é o inimigo de nossas almas”. Isso é conto do vigário. Essa tal guerra não existe, pois o diabo já foi derrotado por Jesus Cristo lá na cruz do calvário (Colossenses 2:9-15). 

Terra e Mundos


Para se afirmar que "nesse mundo não tem nada para nós", a que se fazer uma análise contextual do vocábulo "mundo". A pergunta é: a qual mundo você se refere? Este é o termo costumeiro usado na tradução do termo grego kósmos em todas as ocorrências nas Escrituras Gregas Cristãs, exceto em 1 Pedro 3:3, onde é vertido “adorno”. “Mundo” pode significar: 
  1. a humanidade como um todo, à parte da sua condição moral ou modo de vida;
  2. a estrutura das circunstâncias humanas em que a pessoa nasce e em que vive (e, neste sentido, é às vezes bastante similar ao termo grego aión, “sistema mundial”), ou; 
  3. as massas da humanidade à parte dos servos aprovados de Deus. 

Ou seja o mundo no contexto de regime, sistema social é o mesmo descrito em 1 João 5:19 ("O mundo jaz no maligno.") e esse sim "não tem nada pra nós" (Romanos 12:2). Entretanto, o mundo enquanto terra habitada (do grego Oikouméne - Lucas 21:26), foi criado pelo Senhor (Gênesis 1:1), para o louvor de sua glória e o desfrute de seus filhos (Salmo 115:15, 16).

Conclusão


Portanto, caríssimo leitor, Jesus Cristo é o Libertador e Rei triunfante, é o Autor e Consumador de nossa fé, o Senhor da glória. Sobre ele satanás não teve controle, nem tampouco poder. Através da morte na cruz , Cristo quebrou as forças opressoras do diabo, transportando-nos graciosamente para o Reino de Deus Pai. A guerra já foi vencida! Louvado seja o seu santo nome por isso! Satanás não tem poder sobre os eleitos de Deus! Somos de Cristo, e com Cristo viveremos por toda eternidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário