Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de junho de 2015

TROCANDO SEGREDOS COM DEUS NO LUGAR SECRETO

É comum nos dias atuais, devido ao ativismo e aos tantos compromissos não encontrarmos tempo para buscar ao Senhor em um lugar secreto. Um lugar de intimidade, onde compartilharemos com Ele nossos segredos e onde Ele também nos revelará segredos especiais (e, entenda-se, segredos aqui não significa confissão de pecados ocultos).

Jesus não perdia tempo de ter momentos à sós com Deus. Momentos onde não cabiam nem mesmo os discípulos mais chegados. Ele não dispensava os seus momentos de intimidade onde se derramava ao Senhor e onde recebia do Pai consolo, orientação e paz. Infelizmente nós temos nos esquecido o que é isso. Temos sempre o hábito de sair alardeando tudo o que nos acontece, nossas experiências com Deus. Não que seja errado o testemunho público, antes, pelo contrário, é importante que digamos ao mundo os grandes feitos de Deus em nossas vidas. É muito bom narrar as aventuras que vivemos com o Pai. Entretanto, na mesma proporção, é imprescindível, fundamental, espiritualmente vital que tenhamos nossos momentos a sós com o Senhor. Que entremos em nosso lugar secreto, na fenda da Rocha, onde nos entregaremos ao Pai e dEle receberemos. 

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto. E teu Pai, que vê secretamente, te recompensará” Mateus 6:5-6).

Quando Jesus fala de entrar no aposento secreto para buscar o Pai, está falando de algo muito maior do que um lugar físico. O Velho Testamento diz que Deus dividiu o Seu povo em duas categorias: “Os que Me buscam – e os que não Me buscam!” E nos dias de hoje, Deus igualmente tem dois tipos de filhos: os que O buscam regularmente em seus lugares secretos de oração, e os que não O buscam.

Israel desfrutou de repouso quando buscou Deus em oração! Isso não quer dizer que não teve problemas. Mas por haver se prostrado sobre seu rosto, e clamado a Deus, voltando-se para Ele em total dependência, Ele sempre o livrou, e lhe deu ordem e força.

Jeremias profetiza que todos os pastores que se recusam a buscar a Deus em oração igualmente fracassarão: “Os pastores se embruteceram, e não buscam ao Senhor; por isso não prosperam, e todos os seus rebanhos se acham dispersos”(Jeremias 10:21).

Talvez você tenha o tipo de pastor que Jeremias descreve. Talvez seu pastor tenha começado com ousadia, dedicação à oração, e Deus o abençoou e prosperou; havia unidade na igreja, pois a oração cria unidade. Mas agora tudo está em ruínas – Deus teve de desviar Seu rosto – porque diz o seguinte em relação aos pastores e cristãos preguiçosos: “Eles não Me buscam mais!” O Senhor traça uma linha nítida de separação entre estes crentes, e aqueles que O buscam em oração. Agora me dirijo aos que buscam a Deus.

Você tem um lugar de oração? Não estou falando de um armário embutido (ainda que isso serviria) mas, antes – você possui o hábito de se trancar com Deus.). Estar no aposento significa chegar diante de Deus com um único propósito: se derramar! Significa que tudo em você busca a Deus – seu coração inteiro, toda a sua alma, toda a sua mente e força. Às vezes você pode fazer isto sem dizer uma palavra. A única coisa que conta para o Pai celestial é que você vá a Ele com o seu todo!

Possuir um “lugar secreto” quer dizer simplesmente trancar-se com Deus em qualquer lugar, a qualquer hora – e usar o melhor horário do seu dia para desejá-Lo ardentemente, buscá-Lo e invocar o Seu nome. Ao entrar para buscar o Pai em oração, tranque a porta – indicando não um isolamento, mas uma privacidade – para que nada e ninguém possa entrar – nada de preocupações, nada de ocupações, nada de orgulho, nada de distrações! Tranque-se literalmente, tranque-se espiritualmente – e leve todo pensamento cativo à obediência de Cristo!

O Salmo 91 é, nas escrituras, a passagem favorita de muitos crentes. Que grandes promessas são encontradas aqui! O salmo inteiro é uma revelação do poder libertador e guardador, vindo da atitude de busca a Deus. A pessoa que vive nesta habitação da oração terá domínio sobre todos os laços do demônio, sobre todo o medo, toda doença e calamidade – poder para prevalecer e produzir resultados na oração!

Mas há uma condição para tudo isso. É encontrada no verso 1: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” “Habitar” significa “viver” - que indica constância, permanência. Você vive em seu lugar de oração – no esconderijo do Altíssimo? É ele o seu lar à qualquer hora do dia?

Os que estiverem trancados com Deus, derramando sobre Ele a alma, buscando-O em tudo, terão poder, autoridade, força espiritual, alimento para a alma e a mente. Serão guiados por Deus a um lugar de repouso e plenitude espirituais!

Uma das coisas importantes que Deus me ensinou ao longo da caminhada no Reino é que existe um valor especial quando oramos juntos e em unidade, mas isso não anula nem substitui a minha orações sozinho no lugar secreto, no lugar de compartilhas meus segredos com Ele, de me aprofundar nEle, de ir mais alto através dEle. Eu tenho meu lugar secreto, aliás mais de um, onde posso orar sem ser ouvido nem visto por mais ninguém além de Deus.

O lugar secreto pode ser um aposento, pode ser um cômodo da casa e pode até mesmo ser uma barraca armada no quintal (a estrutura física é o menos importante)... o de Moisés, por exemplo, foi na fenda de uma rocha. Importante é que seja um lugar com privacidade e isolado, para que suas palavras sejam exclusivamente ouvidas por Aquele que em secreto te ouvirá. No lugar secreto somos nós mesmos, não adianta enganar, não adianta fingir, não adianta enfeitar. O Deus que tudo vê está diante de ti e te ouvirá. Tenho aprendido e ensinado meus discípulos que pelo menos uma vez por dia devem se recolher a um lugar secreto, onde possam estar a sós trocando segredos com Deus. Não é necessário ler a Bíblia nem cantar naquele tempo, é um tempo de oração. Pode ler e pode cantar, mas precisa separar um tempo somente para orar. Por mais que isso deveria ser básico para todo o cristão, conheço poucos que o fazem disciplinadamente. Está acessível a qualquer um de nós, basta um pouco de esforço. Quem não atingir esse nível de intimidade com o Senhor não crescerá na vida espiritual como poderia crescer.

Esse é o mistério por trás de homens e mulheres que parecem que nem pisam no chão. Não me refiro aos famosos e influentes, falo daquele irmãozinho que, às vezes, nem o nome sabemos, que não é pastor, líder, phD em coisa alguma e sequer estudou teologia – mas que suas palavras vêm do Trono e sua santidade nos deixa constrangidos. Estes são os verdadeiros heróis do evangelho na nossa geração, proclamando a Palavra de Deus, ganhando almas e cuidando bem delas, orando por cura, por libertação e por salvação.

[Nota: Com citação de trecho de um artigo de David Wilkerson]



Música sublime: "Em Tua Presença" - Fernanda Brum


Música maravilhosa: "Centro da Tua Vontade" - Nívea Soares, feat. Fernanda Brum

Nenhum comentário:

Postar um comentário