Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de junho de 2015

DANIEL E A COVA

Uma das passagens mais emblemáticas no Antigo Testamento e que muito falou comigo, principalmente no início de minha conversão, é a que descreve a experiência sobrenatural vivida por Daniel. Aliás, essa passagem já rendeu incontáveis pregações, literaturas e já foram citadas em muitas canções. É o tema deste artigo.


"Então o rei ordenou que eles trouxessem a Daniel, e o lançaram na cova dos leões. E o rei falou, dizendo para Daniel: Teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te salvará. Uma pedra foi trazida e colocada sobre a boca da cova; o rei a selou com o seu anel, e com o anel de seus nobres, que nada poderia modificar a sentença de Daniel", Daniel 6:16, 17.

A trama


Para nos situarmos, falaremos um pouco sobre Daniel. Ele era um dos três governadores de todo o império da Babilônia, que continha 120 províncias. Cada um desses homens governava 40 cidades e o imperador era o chefe máximo. Devido a capacidade e a bênção de Deus na vida de Daniel, o imperador pensava em colocá-lo como primeiro ministro para comandar as 120 províncias. Os outros dois governadores não gostaram da ideia e tentaram encontrar alguma coisa errada na vida de Daniel para denegrir sua imagem. Não descobriram nada pois ele era íntegro e correto. Armaram então uma trama fazendo com que o imperador divulgasse uma lei, na qual, durante 30 dias, ninguém poderia pedir a Deus nenhum, nem a homem algum, a não ser ao próprio imperador, qualquer coisa. Daniel era um homem que orava a Deus e foi encontrado buscando ao Senhor. Como punição foi lançado na cova dos leões.

Contextualizando


Nos dias de hoje, literalmente, ninguém é lançado na cova dos leões, porém essa simbologia nos mostra aspetos importantes. A cova significa o ápice de um problema no seu momento mais difícil e impossível de ser resolvido. Os leões representam as adversidades que nós não temos o poder de controlar. São os inimigos mais fortes do que nós. Usaremos este texto para identificar os aspectos que fizeram com que Daniel conseguisse transformar as adversidades em bênçãos. Esse é o desejo de qualquer pessoa, e para se chegar a esse fim é necessária uma preparação. Em todos os campos da vida, uma pessoa preparada tem mais chances de crescer, fazendo com que as lutas e as adversidades possam ser derrotadas com mais facilidade. A falta de preparação faz com que o indivíduo sofra mais, gastando maior tempo e energia na solução dos problemas. As dificuldades se tornam superdimensionadas aos seus olhos, transformando-se em situações incontroláveis.

Preparando-se para enfrentar a cova


Dessa forma, podemos perceber que o segredo de Daniel para transformar adversidades em bênçãos e não ser sucumbido pela cova foi a preparação. Daniel era um homem que cumpria a Lei de Deus, priorizando Seu reino e praticando Sua Palavra. Isso significa que todo homem deve viver de acordo com os mandamentos do Senhor. "Sejais, pois praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmo (...) Mas aquele que observa atentamente a lei perfeita, que conduz à liberdade, e persevera na sua prática, não sendo ouvinte esquecido, mas praticante, será bem-aventurado naquilo que fizer", Tiago 1:22-25.

O homem que não pratica a Palavra não sabe o valor espiritual para sua vida. Quando vem a luta, ele esquece facilmente das promessas, do poder e das ações de Deus. Devemos nos conscientizar que uma "Bíblia" fechada é um livro como qualquer outro e "Bíblia" aberta, com meditação, significa Deus falando com você e estruturando sua vida espiritual. "Portanto, todo aquele que ouve estas minhas Palavras e as pratica, será semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha (...) Aquele que ouve estas minhas palavras e não as cumpre, será comparado ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia", Mateus 7:25-27. A diferença está em quem pratica e quem não pratica a Palavra. Até os inimigos de Daniel sabiam que ele era um praticante da Palavra e obedecia a lei de Deus. Obedecer a Palavra de Deus significa se tornar preparado para transformar lutas e adversidade em vitórias.

Daniel tinha como hábito orar ao Senhor três vezes ao dia - e isto com a responsabilidade de governar 40 províncias - priorizando a oração. Muitas pessoas têm por costume orar ao acordar ou antes de dormir, fazendo da oração um ato mecânico, A comunhão com Deus não pode ser uma obrigação e sim uma realização satisfatória e gratificante. Orar muito significa adquirir conhecimento para superar as tribulações. Precisamos aprender a orar, administrando nosso tempo para dedicarmos mais ao Senhor, pois a oração nos capacita a enfrentar as lutas e adversidades. Não podemos permitir que a posição e o cargo que possuímos possam intervir na nossa relação com Deus. A comunhão deve ser permanente e não possuir altos e baixos.

Reconhecer a soberania de Deus na vida de uma pessoa é fundamental, e Daniel fazia isto dando graças ao Senhor. Não devemos murmurar, pois é uma reclamação descabida contra Deus. Como Daniel, devemos reconhecer o Pai como Senhor de todas as coisas e Aquele que está no controle de tudo. Mesmo não entendendo o porquê da situação, devemos confiar no Senhor e dar graças a Ele todos os dias de nossa vida.

Devemos sempre estar falando com Deus, levando a Ele todos os nossos problemas e dificuldades. Confiar no Senhor é o ponto de partida para uma fé madura. Jesus conhece nosso coração e nossas dificuldades, mas mesmo assim precisamos nos humilhar e derramar a nossa vida perante Ele, falando dos nossos segredos, sonhos, medos, inseguranças e de todos os sentimentos que nos acompanham.

Na hora da adversidade e da luta, humanamente falando, você fica sozinho e não consegue controlar o poder dessa situação. Fica difícil superar, assim como fizeram com Daniel, colocando uma pedra em cima da cova. Não adianta fingir que o problema não existe, pois você está totalmente envolvido e faz parte dele. Existe uma sentença de derrota numa adversidade, onde os problemas acontecem para nos desanimar, desmotivar e destruir. 

Superar os problemas pode demorar um pouco. Daniel foi jogado na cova por volta das 19 horas de um dia e foi tirado por volta das 6 horas da manhã do outro dia. Não existe fórmula mágica para eliminar a tribulação e, com certeza, as lutas e adversidades irão durar algum tempo, mas não são eternas.

Consequências de uma preparação


A preparação produz um espírito excelente, fazendo com que o homem aja e reaja de maneira diferente com uma visão mais ampla. A presença de Deus em nossa vida é a chave para a vitória. Buscar ao Pai e manter uma comunhão permanente faz com que Deus manifeste Seu poder e nos transforme em pessoas especiais e superiores. Deus estava com Daniel e hoje somos privilegiados pois podemos esta com o Senhor e recebê-lo através do Espírito Santo.

A preparação também produz coragem. Podemos definir essa palavra como domínio do medo, resistência ao medo, mas não ausência de medo. A grande virtude da coragem é o fato de enfrentar o medo, fazendo com que ele não vire pavor. Dessa forma não perdemos o raciocínio lógico, não nos desequilibramos emocionalmente e não neutralizamos nosso potencial.

Como terceiro aspecto, percebemos que a preparação produz fé mesmo que as circunstâncias não sejam favoráveis. O importante é crer que Deus é o único capaz de fazer milagres. Precisamos nos afastar dos incrédulos e buscar Jesus, que é capaz de opera mais e mais em nossa vida, trazendo as bênçãos e as vitórias. Ter fé significa confiar no Deus do impossível.

Crer é fundamental e como prova disso encontramos Daniel são e salvo. Deus enviou seu anjo - e esse anjo é uma pré-figuração de Jesus - para a cova e ele fechou a boca dos leões, pois o governante era inocente e não cometera crime algum. Daniel então foi retirado da cova e todos puderam perceber que não existia nenhum tipo de dano físico em seu corpo. Aqueles que o tinham acusado foram lançados à cova juntamente com seus filhos e mulheres e morreram estraçalhados pelos leões. 

Crer significa atuar na vontade de Deus, onde as portas são abertas, os milagres acontecem, a transformação é realizada e o poder é liberado. Em uma linguagem popular podemos dizer que a fé é o botão automático (que não precisa de autorização prévia) que aciona o poder de Deus. Tudo isso é maravilhoso, mas a verdade é que precisamos nos prepara para ter fé. É um processo construtivo de relacionamento, de oração, de obediência à Palavra.

Alterando a derrota


Devemos tomar posse dessa verdade e dar o primeiro passo para sair das covas, transformando as adversidades e lutas em vitórias. Essa conquista obtida com esforço e dedicação deve ser usada para glorificar ao Senhor, pois ele permite que tudo isso aconteça para que possamos crescer espiritualmente e descobrir todo o potencial que temos nEle. Essas situações também são excelentes e imperdíveis oportunidades de nos aproximarmos mais dEle, mantendo uma comunhão sincera e recebendo a bênção. Muitas vezes as tribulações acontecem para aprimorar nossa fé, aumentando nossas forças e permitindo que nossos inimigos possam visualizar a ação vitoriosa de Deus aos olhos dos invejosos e mentirosos acaba se transformando em nossa maior e mais espetacular vitória.

Toda a trama foi montada pelos inimigos de Daniel com o objetivo de destruí-lo, porém sua relação com Deus, sua coragem e sua fé mudaram a história. O governador entrou na cova como presidente de 40 cidades e saiu como primeiro-ministro do império da Babilônia, onde acima dele existia apenas o rei soberano. Sua pior derrota se transformou em sua vitória e assim será com todos aqueles que crerem no Senhor.

Nota: Este texto foi extraído de uma pregação do pastor Silas Malafaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário