Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de junho de 2015

FÉ, A ARMA SECRETA

Uma das virtudes mais importantes do cristão é a fé. É uma virtude que produz é efeitos, é eficaz porque nos leva a crer de verdade no que ão podemos ver em determinado momento, mas que esperamos alcançar. "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se não veem", Hebreus 11:1. Além da virtude, quero levar os leitores desse artigo a refletir sobre a fé como arma de defesa e de ataque. "Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno, Efésios 6:16.

A nossa dinâmica pessoal tem origem na integração dos sistemas ou dimensões da nossa personalidade. Compreende o físico, o emocional, o temperamento e o caráter subjetivo, ou simplesmente: espírito, alma e corpo. Nossa atuação diária implica expressões de comportamento, nas quais buscamos sempre alcançar um objetivo, seja a solução de um problema especial ou a conclusão dos afazeres da rotina doméstica ou, ainda, afazeres da rotina doméstica, ou, ainda, atender a outros compromissos que estão incorporados em nosso cotidiano. Na verdade, todos os dias ao acordar nos preparamos para uma batalha. Nem sempre sabemos o que nos espera naquele dia. São situações inesperadas, tentações, conflitos e vivências naturais que a mulher atual tem que enfrentar.

Além disso, existem forças invisíveis do mundo espiritual que podem nos atacar diariamente, porém contra elas somos impotentes para lutar com armas materiais ou psicológicas. Nesta batalha, indica-se uma arma poderosa que é a fé. Ela funciona como escudo para destruir os dardos inflamados que satanás arremessa para nos atacar.


Os exércitos espirituais da maldade, conforme a Bíblia mostra, poderão influenciar o nosso caminhar pelas astutas ciladas que o inimigo prepara, usando pessoas e situações, e aproveitando brechas - às vezes pequeninas mas suficientemente espaçosas para a sua atuação. Satanás, perspicaz, descobre nossos pontos vulneráveis para explorá-los. "Sede sóbrios, vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como um leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo", 1 Pedro 5:8, 9.

Nós, seres humanos, podemos desenvolver e alimentar pontos fracos que podem se transformar em brechas, através das quais o inimigo nos atinge. As nossa características pessoais, quase sempre as mais marcantes, são alvos para ataque:


  • Impulsividade - Agimos ou reagimos apressadamente. Não nos permitimos tempo para pensar ou ouvir qualquer orientação do Espírito Santo.
  • Grande sensibilidade associada à imaturidade - Percebemos e interpretamos a nossa realidade de maneira distorcida e nos machucamos com isso.
  • Ambição exagerada, apego ao dinheiro e a coisas materiais - Nos levam a não observar prioridades, trazendo, às vezes, prejuízos incalculáveis para a integridade pessoal e o contexto familiar.
  • Vaidade, orgulho e sensualidade - São brechas onde muitas pessoas - homens e mulheres - têm sido atingidas sutilmente pelos dardos inflamados do maligno.

As setas demoníacas podem atingir também amizades, casamento, família e a vida espiritual, através da discórdia, confusão e interpretações distorcidas que elas provocam. A fé faz parte da armadura do cristão, sem ela, corremos sérios riscos de fracasso em nossas batalhas (Efésios 6:10-20). Contudo, só podemos ter fé em alguém que conhecemos. Nossa fé em Deus e Cristo Jesus, depende do grau de conhecimento e confiança que temos nEle. Sem um contato íntimo com Deus não é possível conhecê-lo Ele é onisciente, onipresente e onipotente. A partir do momento em que o conhecemos verdadeiramente, bem como suas características de personalidade divina, nasce em nós uma fé viva. Ela pode ser pequena como um grão de mostarda, mas, como disse Jesus, ela deve ser viva, semelhante a uma semente pequenina, que ao ser plantada em boa terra, faz crescer uma bela espécie de planta. A fé viva no poder do Senhor é capaz de remover montanhas, atravessar conosco túneis escuros da vida e como escudo, destruir os ataques de satanás fazendo-nos vencedoras também espiritualmente. Jesus nos deu poder para vencer forças malignas espirituais. "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum", Lucas 10:19.

Não devemos esquecer também que a fé é um pré-requisito fundamental quando queremos agradar a Deus: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe", Hebreus 11:6a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário