Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de junho de 2015

FILADÉLFIA HOJE


Significado: Amor fraternal; período: 1750 a 1900. Hoje a cidade é chamada Alasehir o qual significa “cidade vermelha” ou “cidade de Deus”. A cidade foi quase completamente destruída várias vezes por terremotos. A reconstrução mais recente foi em 17 dC. As uvas foram uma das principais culturas da cidade e Dionísio, o deus do vinho (Baco) foi um dos principais objetos de adoração. A presença cristã nominal foi mantida nesta cidade até o início da Primeira Guerra Mundial.

Nas cartas apocalípticas, simultaneamente, o Senhor Jesus Se revela a cada uma das igrejas, definindo as Suas características e determinando a natureza espiritual da igreja para a qual dirige a Sua palavra.

Na carta à igreja de [e/ou em] Filadélfia, situada a cerca de vinte quilômetros do Sudeste de Sardes, que foi fundada no ano de 154 a. C. pelo rei de Pérgamo, Átalo II (159-138 a. C.), cujo cognome era Filadelfo (isto é “Leal a seu irmão, Eumenes), de onde originou o nome da cidade, o Senhor Jesus enaltece as qualidades espirituais da igreja de Filadélfia.

Vejamos a carta endereçada a essa igreja:

Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: ‘Assim declara Aquele que é santo e verdadeiro, que possui a chave de Davi. O que Ele abre ninguém consegue fechar, e o que Ele fecha ninguém pode abrir:

"Conheço as tuas obras. Eis que tenho colocado diante de ti uma porta aberta que ninguém consegue fechar; tens pouca força, mas obedeceste à minha Palavra e não negaste o meu Nome. Farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus e não são, mas mentem; sim, farei que venham adorar prostrados aos teus pés e saibam que Eu te amo! Porque deste atenção à minha exortação quanto a suportar os sofrimentos com paciência, Eu, igualmente, te livrarei da hora da tribulação que virá sobre o mundo todo, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. Eis que venho sem demora! Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Farei do vencedor uma coluna no templo do meu Deus, de onde jamais sairá. Escreverei nele o Nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu da parte do meu Deus; e igualmente escreverei nele o meu novo Nome. Aquele que tem ouvidos, compreenda o que o Espírito revela às igrejas’.” 

Nesta carta, o Senhor Jesus Cristo revela-Se. O Senhor declara-Se para Filadélfia como Santo e Verdadeiro tal como a igreja em Filadélfia que era santa e verdadeira. A igreja revela em si mesma o caráter do seu Senhor. "Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém abrirá".

A plenitude da autoridade do Senhor Jesus Cristo, dada por Seu Pai, é capaz de abrir a porta do Reino dos Céus para quem deseja submeter-se à Sua Palavra.

O Senhor Jesus tem a chave de Davi, a chave de Rei dos reis. Somente Ele poderá abrir a porta da vida eterna, e ninguém poderá fechar; só o Senhor Jesus fecha, e ninguém poderá abrir. Em suas mãos está o poder da vida, da morte e do inferno. "Conheço as tuas obras [...] que tens pouca força, entretanto, guardaste minha palavra e não negaste o meu nome". A igreja em Filadélfia é caracterizada por:

  1. obras;
  2. pouca força;
  3. guardar a Palavra de Deus
  4. não negar o nome do Senhor Jesus;
  5. aqueles que pertencem à sinagoga de satanás e que se prostrarão aos pés do Senhor Jesus, sabendo, por fim, do amor do Senhor;
  6. guardar a palavra da perseverança do Senhor Jesus;

Logo no início da carta à Filadélfia, o Senhor Jesus revela uma característica intrigante da igreja: ela possui pouca força. Essa igreja representa bem aqueles cristãos cuja condição de fraqueza é de ordem material - falta de condições financeiras, ou fraqueza espiritual - falta dos dons do Espírito.

Entretanto, essas fraquezas não impedem que os cristãos apresentem obras para Deus. Mesmo quando os feitos dos cristãos não são percebidos pelos homens, a sua fidelidade e a sua obediência à Palavra de Deus farão deles cristãos imaculados e irrepreensíveis perante ao Senhor.

A fraqueza do homem e da mulher de Deus nem sempre significa debilidade. O apóstolo Paulo possuía defeitos e, inclusive, pediu três vezes a Deus que a retirasse dele, porém, o Senhor lhe respondeu: "Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais que sobre mim repouse o poder de Cristo", 2 Coríntios 12:9.

A força da igreja da Filadélfia para se manter estava justamente em viver o dia-a-dia, separada do mundo, do pecado e de tudo aquilo que pudesse contribuir para o seu afastamento do Senhor. Esse modo de agir fez com que o Senhor. Esse modo de agir fez com que o Senhor não censurasse essa igreja e que a elogiasse. É importante ressaltar que todos esses louvores foram pelo fato de que os cristãos de Filadélfia corriam riscos de se contaminarem com os cristãos de Sardes. Contudo, apesar de estar bem próxima aos mortos espiritualmente, ainda assim, ela conservou sua pureza e manteve-se viva diante do Senhor. "Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de satanás, [...] eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés conhecer que eu te amei."

As igrejas de Esmirna e de Filadélfia são exemplos para todos aqueles que um dia abandonaram a fé por causa das pedras de tropeços! É interessante notar que Esmirna e Filadélfia tiveram de enfrentar a oposição daqueles que, embora professassem a fé cristã, mentiram e tinham como deus o dinheiro e a posição social. Esses falsos cristãos pertenciam à sinagoga de satanás.

Como Judas dos finais dos tempos, esses "irmãos" são os que mais invejam e perseguem a verdadeira obra de Deus. Associam-se à Babilônia por meio do ecumenismo e, com isso, criam verdadeiras muralhas para impedir o progresso do Evangelho em todo o mundo.

Isso nos faz pensar nas igrejas cheias do Espírito Santo atacadas constantemente pelos mensageiros de satanás, com o objetivo de promover o engano e as falsas doutrinas entre os que são de Deus. Mas, pela misericórdia divina, muitos têm deixado o cristianismo de brincadeira, convertendo-se verdadeiramente, deixando de lado a fé apenas formal e morta, e apegando-se à comunhão verdadeiramente com o Senhor Jesus.

A esses o Senhor Jesus promete: "...eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar". Essa porta aberta tem sentido duplo, tanto está aberta para o alto: "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santos dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemos-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé , tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura", Hebreus 10:19-22; como também uma porta aberta para a pregação do Evangelho ao mundo: "...porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários...", 1 Coríntios 16:9.

Vale ressaltar que a condição para o cumprimento das promessas do Senhor Jesus é a obediência à Sua Santa Palavra. É exatamente isso que o Senhor afirma à igreja Filadélfia: "Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação". Pelo fato de ter sido perseverante, então, ela será protegida da hora da provação que virá sobre o mundo inteiro, a saber: a grande tribulação. Mas, antes desse acontecimento, a igreja do Senhor Jesus será arrebatada da face da Terra.

"Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá... Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas".

É bem verdade, pois, muitos que outrora possuíam essa mesma qualidade de vida espiritual, acomodaram-se na fé e acabaram sucumbindo porque relaxaram na sua conduta cristã e deixaram-se seduzir pelos deleites do mundo. Perderam o óleo do Espírito e, por isso, o fogo se apagou. Essa advertência é uma alerta para todos os que estão determinados a pagar qualquer preço para a conquista da salvação.

O Senhor Jesus virá em breve e o diabo sabe disso! Por essa razão, espalha doutrinas diabólicas por todo o mundo em mais uma desesperada tentativa de ceifar vidas de pessoas sinceras e desavisadas. É preciso manter-se desperto e vigilante todo o tempo, conferindo toda nova doutrina com as Sagradas Escrituras.

O Senhor Jesus deixa claro que vencedor não é aquele que conquista uma vida econômica estável, não! O vencedor é aquele que se mantém salvo até a vinda do Senhor Jesus Cristo! Aquele que vive neste mundo mas não tem parte alguma com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário