Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de junho de 2015

A QUEDA DE UM MÚSICO

A atuação do músico na igreja é um assunto bem delicado e em muitos casos não tratado com a devida atenção. Por estarem em uma posição de destaque, onde as atenções estarão voltadas para ele, o músico - quer seja ele instrumentista ou cantor - precisa estar em constante vigilância para não sucumbir aos ataques do ego. Lendo a Bíblia e verificando a história do cristianismo, há o registro de acontecimentos e, até alguns recentes, fazem menção do fracasso e da queda, em alguns casos, irrecuperável de músicos que caminhavam bem, tinham experiências reais com Deus, apresentavam acentuado progresso em seu ministério, músicos reconhecidos que, contudo, caíram. 

Tocar bem não é tudo. Ter reconhecimento artístico e/ou profissional não significa que os músicos estejam livres de uma queda, muitos músicos tocam ou cantam muito bem, esquecendo-se da necessidade de ser ter conteúdo espiritual: unção! Por isso caem. Vou listar abaixo algumas causas que podem causar a queda de um músico, se ele não estiver vigilante e com sua vida totalmente sob a dependência do Espirito Santo.

1 - O orgulho espiritual


Esse pecado toma de assalto o coração do músico geralmente nas ocasiões de vitória, em que tudo vai bem, e que há êxito no ministério. Exemplos a serem observados: o rei Uzias (2 Cr 26:16), os apóstolos (Lc 10:20). Há formas bem gritantes de manifestações de orgulho na vida de um músico, outras, porém, são sutis, mas que vão crescendo até derrubarem totalmente o ministério de música. É necessário, portanto, enquanto há sensibilidade e reconhecimento, pedir perdão ao Senhor, e clamar por restauração, para que a glória do Senhor volte a resplandecer.

Quando há eminência de queda, os argumentos são os seguintes:
a) Muitos músicos se esquecem de tocar para a glória de Deus e passam a projetar seu próprio nome querendo tomar a glória para si. "Glória a mim, louvado seja eu!"

b) Julgar-se auto-suficiente. "Não preciso aprender com os outro irmãos. Estou num 'nível' espiritual superior à eles."

c) "Não leio nenhum livro, só leio a Bíblia, o Senhor é quem me ensina."

d) "Não recebo ordens de homens, só de Deus."

e) "Não admito, em hipótese alguma, receber correção."

f) "Não aceito andar em submissão a outro músico."

g) "Recebo revelação direta do trono de Deus, não preciso nem da Bíblia."

Deus resiste ao soberbo, porém dá graça ao humilde, veja a oração do rei Davi em Salmos 19:13 e o que está registrado em 1 Pe 5:5.

2 - Envolvimento com pecado sexual


É possível até que haja outra origem, porém, quase sempre este pecado resulta de imprudência, principalmente no aconselhamento a pessoas do sexo oposto. Muitos músicos, lamentavelmente se descuidam nesta área. Esquecendo-se que devem vigiar e orar para não cair em tentação. Há também o problema com envolvimento sentimental com pessoas que não professam a mesma fé. É um grande risco. Mas, na verdade, o namoro em um modo geral pode prejudicar a comunhão do músico com Deus.

3 - Falta de fidelidade em questões financeiras


Essa questão envolve desde a cobiça ao dinheiro, a atitudes desonestas, e ainda envolvimento com dívidas, às quais não tem condições de saldar. Existem músicos que encerram seu ministério em determinadas cidades devido a esses problemas que mancharam suas vidas e houve necessidade de fuga para outros lugares, ou outra igreja para tentar recomeçar. Embora tentassem recomeçar atém mesmo em outras cidades, a má fama chega primeiro, impedindo qualquer tentativa de sucesso - Nm 22:1-21; 1 Pe 2:15; 2 Pe 2:3.

4- Deixar de cuidar bem de sua própria família


Muitos músicos tem negligenciado o cuidado com sua própria família e os resultados tem sido desastrosos, quase sempre a médio e longo prazo. Percebemos também que o diabo tem atacado bastante nessa área. Será bom lembrarmos a advertência do apóstolo Paulo em 1 Timóteo 5, verso 8, e a experiência que lemos em 1 Samuel 3, verso 13. Entendemos que este descuido é um fator desqualificante para o exercício do sacerdócio diante do Senhor.

5 - Isolamento, exercer sozinho o ministério, sem a cooperação de outros músicos


Esse é outro risco que o músico pode correr, quando não dispõe de amigos, sendo que por esta razão fica sem condições de compartilhar seu ministério. Existe o caso também dos músicos que ainda não perceberam a necessidade de ajudar e receber ajuda. Exemplos: Moisés - Êx 18:14-18 e Elias - 1 Rs 19:5-18. Outros músicos pela influência que exercem, embora tenham vários companheiros, funcionam como legislador e os seus colaboradores são apenas os executivos - Ec 4:9-21.

6 - Abuso de autoridade


Decisões que são tomadas isoladamente em prejuízo do grupo e dos companheiros do ministério, ferindo a unidade e abrindo brechas, possibilitando desta forma o ataque do inimigo. Outras situações que revelam o abuso de autoridade é quando o líder ou o mais maduro, exige que os cooperadores estejam sempre servindo, arrumando e cuidando dos equipamentos quando ele mesmo é incapaz de cooperar nesta área.

7 - Seis passos para se obter autoridade espiritual e unção profética no ministério de música


  1. Trate seriamente com o pecado;
  2. Não seja dono de coisa alguma, seja mordomo;
  3. Nunca se defenda, não tampe o sol com a peneira... admita suas limitações e assuma os seus erros.
  4. Não passe adiante algo que você sabe que vai prejudicar seu irmão;
  5. Não aceite pessoalmente qualquer glória, transfira-a para Deus, aprenda a equilibrar os elogios;
  6. Ter como objetivo orar diariamente. Muitos têm dificuldade, então divida esse tempo conforme sua disponibilidade e tenha tempo a sós com Deus. O devocional diário que inclui também oração em línguas, adoração e leitura da Palavra, é fundamental, vital, indispensável para a saúde espiritual.

Conclusão


O artigo está direcionado aos músicos, entretanto é sabido que os erros aqui listados são fatais a qualquer cristão. Todos precisamos estar vigilantes quanto às astutas ciladas do diabo, que está ao derredor, bramando feito um leão, procurando a quem possa tragar. Também precisamos manter morta a carne, vivificando constantemente o espírito.

"Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam." - Gálatas 5:16, 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário