Total de visualizações de página

domingo, 14 de junho de 2015

A PERSPECTIVA DE DEUS

A perspectiva no conceito do desenho é a arte de representar em um papel de duas dimensões (bidimensional), um objeto de três dimensões (tridimensional). Essa técnica de representação pictórica se desenvolveu a partir do século XV, por artistas italianos. Nela, quanto mais distante o objeto estiver do observador, menor será a representação da sua figura e mais distante da base inferior da tela, que corresponde ao primeiro plano de representação.

A Perspectiva Real – também conhecida como Fotográfica –
é uma regra utilizada para se representar os objetos, construções, figuras e a natureza da maneira como são vistos pelo olho humano, em suas formas tridimensionais.

Foi criada pelos arquitetos da Idade Média, que buscavam uma fórmula de representar os seus projetos de maneira mais realista possível.A regra consiste em situar uma linha imaginária (Linha do Horizonte) à altura dos olhos do observador, definindo, assim a sua posição em relação ao objeto ou cena observada; tudo que está abaixo da linha do horizonte é visto de cima para baixo; aquilo que está acima da linha é visto de baixo para cima e quando o objeto está localizado sobre a linha do horizonte, ou seja, no mesmo nível dos olhos do observador, não é possível enxergar nem a parte de cima nem a parte de baixo.
* Princípios da perspectiva:

- linha do horizonte;

- distância e posição do observador;

- pontos de fuga;

- todas as linhas verticais são representadas como verticais.


* LINHA DO HORIZONTE (L.H.):

Corresponde à altura dos olhos do observador. Chamamos horizonte, o lugar em que os objetos se “perdem” ao se afastar progressivamente do observador. Portanto, o horizonte é o limite que os nossos olhos alcançam (linha que divide o plano do céu com o plano da terra ou do mar).

* PONTO DE FUGA (P.F.)

Chamamos ponto de fuga (P.F.) o lugar onde convergem todas linhas e planos. Fica situado sobre a linha do horizonte. Para ele convergem em perspectiva todas as paralelas, com exceção das linhas horizontais de frente.

Perspectiva sob a ótica de Deus


Vou traçar a perspectiva sob o prisma divino sobre o caráter cristão com a análise de alguns textos do Novo Testamento.

Romanos 12:2

No conceito bíblico, encontramos a perspectiva do caráter cristão sob a ótica de Deus. Com base em Romanos 12:2 primeira atitude do cristão no sentido de desenvolver o caráter cristão é não se conformar com os valores deste mundo - o sistema social -, pois uma coisa é sair do mundo e outra é retirá-lo de dentro de si. A segunda atitude do cristão é renovar a forma de pensar, deixando de pensar do ponto de vista mundano e, passando a pensar na perspectiva de Deus. 

Sem estas duas atitudes básicas, além de não haver um desenvolvimento efetivo e significativo do caráter, ainda não poderá usufruir a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, pois, na medida em que à vontade de Deus estiver no sentido contrário da filosofia mundana, o cristão vai interpretá-la como desagradável, uma vez que lhe limitará seus desejos e objetivos.

Romanos 8:28,29 

O maior objetivo de Deus, após a salvação espiritual em Jesus Cristo, é que o cristão se conforme a imagem de seu Filho Unigênito e Amado. Como irmão de Jesus, pela adoção espiritual a família divina, Deus deseja e espera que o cristão esforce, na proporção que estiver a seu alcance, para ser de acordo com a imagem de Jesus, manifestando a identificação com Ele, de forma que seja o primogênito de muitos irmãos. Este é um dos grande propósitos que Deus na vida do cristão.

Gálatas 5:16 a 26 

Na proporção em que o cristão anda no Espírito Santo, ele vai deixando as obras da carne e manifestando os frutos do Espírito de Deus. Somente o Espírito Santo opera a verdadeira transformação na natureza humana, tornando-a capaz, através de Sua ação maravilhosa, produzir os Seus frutos, apesar desta ter sido corrompida pelo pecado, e a corrupção pelo maligno fazer com que tenha uma tendência maior ao erro.

A Palavra de Deus afirma categoricamente que se o cristão andar plenamente no Espírito Santo jamais satisfará os desejos da carne. De outra forma significa dizer que se cristão andar 100% no Espírito Santo não pecaria. Portanto, isto serve como uma forma de diagnóstico da qualidade e do nível de transformação da vida cristã, pois quando menor for à porcentagem deste andar com o Espírito Santo, permitindo sua direção e ação na vida do cristão, maior será a porcentagem de pecado. Neste sentido, quanto tem sido porcentagem de sua entrega à direção e ação do Espírito Santo em sua vida?

Romanos 12: 9 a 21

O nível de qualidade e de transformação da vida do cristão, que consiste na formação e manutenção do caráter cristão, é manifestado através das atitudes na prática da vida. A vida cristã não é apenas teoria ou uma filosofia que se gosta de estudar, aprender e admirar, sem, contudo, operacionalizada na vida diária. A maior de todas as pregações do cristão não consiste no que ele fala, mas, sobretudo, em suas atitudes em relação às pessoas e às situações na vida. Existe uma frase, cujo autor não conheço, que expressa muito bem esta verdade: “Pregue, e se for necessário fale”.

Tiago 1:19 - 25

O ápice do caráter cristão não está em apenas ser um bom cristão dentro da igreja e conhecedor da Palavra de Deus, mas na proporção em que sua fé, que implica em ação concreta, se manifesta no seu testemunho e suas atitudes em relação às pessoas, demonstrando não ser apenas um ouvinte, mas sobretudo, um operoso praticante, não tendo do que se envergonhar, mas engrandecendo o nome de Jesus através de seu viver.

1 Pedro 1:5 - 8 

O ponto central da vida cristã não pode ser outro, senão a alegria da salvação, juntamente com a determinação de valorizá-la, sobretudo, durante a vida, sabendo, do fundo do coração, que tudo que vier e tiver que passar em forma de provação nesta vida, como sofrimento por ser de Cristo até a morte, apesar de ser humanamente difícil, é muito pouco se comparado com a glória de viver eternamente no reino de Deus.

A vida do cristão deve ser caracterizada pela caminhada rumo à morada eterna, visando sua salvação espiritual, sendo este o objetivo principal, não a trocando por “um prato de lentilha” do mundo, mas enquanto estiver neste corpo, ser, na medida máxima da possibilidade humana, através da ação maravilhosa e poderosa do Espírito Santo, a manifestação de Jesus Cristo na Terra, através da sua atitude de conformidade à Sua imagem.

1 Pedro 5: 6,7

Uma das condições espirituais fundamentais para o desenvolvimento de seu caráter cristão é a atitude de humildade, principalmente, em relação à Deus, pois esta atitude humilde diante de Deus, do mais profundo do seu coração, indica a verdadeira compreensão e aceitação do Senhorio Divino, através da ação do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Esta atitude de reconhecimento, valorização e entrega não existe a possibilidade da transformação espiritual efetiva, verdadeira e profunda na vida do cristão.

1 Pedro 3:11 - 17

A Palavra de Deus nunca disse que a vida cristã estaria isenta de dificuldades e aflições nesta terra, este tipo de promessa se referi a eternidade com Deus. Na terra, Jesus mesmo disse que o cristão teria aflições, mas que tivesse bom animo, pois Ele venceu o mundo (João 16:33). O cristão deve ter consciência que o caminho de Deus na terra, está no contra-mão do mundo, mas, isto não significa que este errado, pelo contrário, enquanto o caminho leva ao céu, que está em cima, o do mundo leva ao inferno, que está em baixo (Provérbios 15:24).

Portanto, o cristão deve estar preparado para tudo o que for necessário para manter o testemunho de Cristo, seja através para responder aquele que lhe perguntar a razão de sua esperança, ou para sofrer como um testemunho prático, real e concreto de sua fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, sendo o único caminho que conduz a vida eterna, através da salvação espiritual conquistada pela sua vida imaculada e pelo sacrifício na cruz do calvário cumprindo a justiça de Deus.

[Fonte (noções artísticas): Abra - Escola de Arte e Design]

Nenhum comentário:

Postar um comentário