Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de julho de 2017

TODO DIA É DIA DO AMIGO, MAS TODO AMIGO MERECE UM DIA SÓ SEU

"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês" (João 15:13-15).
Apesar da Assembleia Geral das Nações Unidas ter, a partir de 2011, convidado seus países membros a comemorar o Dia Internacional da Amizade no dia 30 de julho, em alguns lugares como Argentina, Uruguai, e sim, Brasil, o Dia do Amigo é comemorado hoje, dia 20.

O Dia do Amigo é comemorado em diferentes datas no Brasil. O dia 18 de abril é a data popular e não oficial (isto é, não estabelecida por lei) da comemoração do Dia do Amigo. Normalmente, nesta data é comum a troca de mensagens entre amigos, assim como presentes e a organização de eventos e atividades especiais, especialmente nas escolas. 

Além do Dia Internacional do Amigo, em 20 de julho, recentemente também se tornou comum a celebração do Dia do Amigo do Facebook, em 4 de fevereiro. Esta última comemoração se dedica em homenagear os chamados "amigos virtuais", que são cada vez mais comuns atualmente. 

A importância da amizade 

"E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo" (1 Samuel 18:3). 
Segundo os dicionaristas, amizade é um sentimento de simpatia recíproca entre duas ou várias pessoas independente de um vínculo sexual ou de parentesco. Uma espécie de semelhança entre pessoas, um ser que seguirei até o exílio, que defenderei com todas as minhas forças, é uma disposição permanente que decorre de uma escolha livre e recíproca.

Um dos laços mais belos, puros e importantes que fazemos ao longo da vida é uma amizade verdadeira. E a amizade vai muito além de qualquer explicação, afinal, um amigo verdadeiro oferece o melhor de si, sem pedir ou esperar nada em troca. 

Em todas as fases da vida contamos com os amigos para enfrentar os problemas ao nosso lado, de ombro a ombro, nos dando a mão quando necessitamos, dividindo alegrias e ajudando a superar momentos de dificuldade. O amigo oferece sempre um sorriso sincero, uma palavra de compreensão e incentivo, e sabe nos orientar ou mesmo nos repreender quando perdemos o controle de alguma situação. 
"Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai; quando for atingido pela adversidade não vá para a casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante" (Pv 27:10). 
Contamos com os amigos na infância e descobrimos os primeiros desafios do mundo juntos. Já entre os amigos da juventude, compartilhamos experiências novas e descobertas íntimas. Na vida adulta, dividimos nossos anseios, alegrias, segredos, necessidades e vitórias. E eles estão sempre conosco, no melhor da vida e quando precisamos de apoio. 

Nessa data tão especial, não deixe que uma ligação tão importante passe em branco. Por que não presentear quem enche nossa vida de alegria e demonstrar nosso carinho e gratidão? Identificarei as características e histórias tradicionais de uma boa amizade para você lembrar e ter ideias de como retribuir todo esse carinho. Confira! 


Para a amiga que salvou seu look

"É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!" (Eclesiastes 4:9,1).
Você se lembra quando foi convidada para aquela festa em que seu paquera estaria e você não tinha uma roupa legal para ir? Não foi ela quem te emprestou um vestido lindo e, de quebra, fez aquele penteado incrível e até conseguiu até uma bolsinha linda para combinar? Hora de retribuir com a altura! Blusas femininas, maquiagem ou um perfume são uma boa pedida.

Para o amigo faz tudo 

"Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão" (Pv 18:24).
Ele te ajudou na mudança da sua casa, já deu carga na bateria do seu carro, te emprestou o cobertor que você esqueceu naquela viagem em que o tempo virou e sempre te ajuda a pilotar a churrasqueira nas festas. Esse cara merece algo como um estojo de ferramentas, pois você nunca sabe onde foi parar a chave de fenda ou o alicate, sendo que ele sempre te salva e empresta as ferramentas certas para solucionar um problema.

Para a amiga que é quase uma mãe (válido para o amigo que é quase um pai) 

"Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus" (Tiago 2:23). 
Ela[e] enxugou suas lágrimas, te deu ombro, ouviu seus problemas por horas a fio, mesmo quando você telefonou no sábado à noite. Ela[e] vibrou com você, deu pulinhos e risadas quando você conseguiu aquele emprego. Ela[e] sempre te acolheu e sempre soube dizer as palavras de força e carinho para te colocar de pé e enfrentar seus problemas. Dê a ela[e] um livro ou um DVD com histórias inspiradoras e com um final para lá de feliz. Ela[e] entenderá o recado! 

Para o amigo de aventuras 

"Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade" (Pv 27:9). 
Vocês jogaram bola na rua quando eram pequenos. Vocês viajaram para a praia e fizeram as maiores doideiras. Foi ele quem deu a ideia de fazer aquela trilha na mata e você com certeza se perderia por lá se não fosse por ele. Pularam de tirolesa e até já tentaram surfar. Até hoje ele te convida para, quem sabe, fazer uma escalada. Ele vai ficar feliz com uma mochila, um squeeze ou uma bola nova de futebol. 

Amigo é...

A maravilhosa canção, um verdadeiro hino à amizade: "Canção da América" - Composição: Milton Nascimento e Fernando Brant - Intérprete: Milton Nascimento - Faixa do álbum "Journey To Dawn", lançado em 1979
"O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade" (Pv 17:17). 
"Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração..." 

Coisa boa é lembrar a voz cheia e melodiosa do Milton Nascimento cantando isso... E nós caprichamos na afinação, pois o verso é bonito e inspira. Mas lá vêm os filósofos com questionamentos complicados: o que é guardar alguém no coração? Esse músculo que trazemos no peito não guarda nada, nem o sangue: bombeia para todos os lados. Será o coraçãozinho vermelho do papel de bombom? Este significa o quê? Acho que uma emoção agradável, assim como a que tiramos do chocolate, só que vinda de uma pessoa. 

Será que uma amizade é isso? Papo agradável, bom de bola, ouve boas músicas... Mas se não tenho o "amigo" à mão... Vou ao cinema, que me proporciona mais ou menos a mesma coisa: distração e fuga da solidão, ou seja, saciedade das minhas necessidades... É este o coração que o Milton recomenda guardar tão bem? 

Este, caso se perca, encontra-se de novo na bomboniere mais próxima, em geral, a preços módicos. 

Talvez seja mais fácil começar do amigo, para, depois, achar o coração. O que me diz esta palavra? Quando lembro de amigo, lembro de alguém que sempre dá o que necessito, que pouco tem a ver, às vezes, com o que é agradável para mim ou para ele; sempre me ajuda a crescer com a palavra certa e precisa, bem amaciada pelo amor. Não ganha nada com isso: às vezes, sou chato, e ele gasta seu tempo para me dizer o óbvio, que eu teimo em não ver ou ouvir. Às vezes, não gosta do que eu gosto, mas me ensina a gostar de coisas que sempre me fazem bem. Ah, e fique atento: se só te passa a mão na cabeça, pode ser tudo, menos amigo.
"Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade,mas o inimigo multiplica beijos" (Pv 27:5,6).

Já viajamos juntos para lugares maravilhosos, mas nem sempre dá para tirar foto - porque as paisagens mais bonitas, estas um ajuda o outro a acessar... dentro de si. Quando vejo uma coisa bonita, nobre, que "toca o coração", já penso: é a cara de fulano, meu amigo... e corro para compartilhar com ele. 

Ôpa! Olha aí o coração! É isso aí, eu sei o que ele é: coração é o centro, o lugar mais profundo da minha identidade, onde guardo as coisas mais belas que eu já descobri em mim e na minha vida; só entra neste lugar quem tem fôlego para mergulhar fundo e, nesses mergulhos, meu amigo é o "cara": sempre multiplica e, no mínimo soma, sempre me faz bem, de tal maneira que as conquistas guardadas neste meu cofre-coração são todas "propriedade compartilhada". 

Um dia, vai chegar a hora do coração (o músculo) parar de bater; nesta hora, se der tempo de pensar e somar tudo o que sou e o que fiz, com certeza vou lembrar de você, amigão, e vou dizer só para mim mesmo, mas tenho certeza que você vai ouvir, da mesma forma que sabe ouvir muitas vezes as coisas que só digo para mim: "Valeu, valeu demais, tudo... - mas não teria valido a metade se não fosse por você, meu amigo!"

Conclusão 

"Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês" (Jo 15:15). 
O importante neste Dia do Amigo é fazer com que seu companheiro de jornada se lembre de sua gratidão e desse sentimento verdadeiro, amoroso e desinteressado que é a amizade que os uniu e continuará unindo pelos anos vindouros, e merece muitas comemorações. Aos meus amigos, feliz Dia do Amigo, feliz todos os dias.


Belíssima canção (um clássico da música cristã, gravada em 1997, originalmente no álbum "Dê Carinho"): "Ao Amigo Distante" - Composição: Josué Rodrigues - Intérpretes: Cristina Mel e Marcelo Nascimento - Faixa do CD e DVD: "As canções da minha vida", Cristina Mel 15 anos Ao Vivo, gravado em 2005

A Deus toda glória.

 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Um comentário:

  1. Tenho muitos colegas mas amigos mesmo são só dois,confesso tenho alguns virtuais que parece até leais. Obrigado por esse matéria tão legal meu AMIGO.

    ResponderExcluir