Total de visualizações de página

sábado, 29 de julho de 2017

ESPECIAL SALMOS - 5) VENCENDO A DEPRESSÃO

"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face" (Salmo 42:5).
A melhor maneira de se evitar a depressão é encher-se do Espírito Santo, ocupar a mente com pensamentos fundamentados na Palavra de Deus, confiando no Senhor em todos os momentos da vida.
1 "Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.  
2 Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.  
3 Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. 4 Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.  
5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.  
6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. 
7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. 8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.  
9 Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.  
10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.  
11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz" (Salmo 37:1-11). 
Um dos males que mais atingem as pessoas em todo o mundo é a depressão. Há vários tipos de depressão. De igual modo, são várias as suas causas. Contudo, a causa primeira foi certamente a entrada do pecado no mundo - origem de todas as fraquezas e males emocionais, nervosos, psicológicos e físicos. Estudemos, à luz da Bíblia, como vencer e como evitar a depressão com base no Salmo 37. 

I. O que é depressão 


1. Conceito - O Dicionário Aurélio diz que depressão é o 
"ato de deprimir-se; sentimento moral ou físico; letargia". 
No Dicionário Webster, lemos que depressão é 
"a sensação de sentir-se deprimido; desalento; redução da vitalidade funcional; estado anormal de inércia e emoção desagradável". 

2. Sintomas da depressão - De acordo com o dr. Gary R. Collins, autor do livro "Aconselhamento Cristão", estes são alguns dos sintomas da depressão: 
"tristeza, apatia; perda de energia e fadiga, normalmente acompanhada de insônia; pessimismo; medo (síndrome do pânico, em graus mais profundos); sentimento de culpa, vergonha, senso de desamparo; perda de interesse no trabalho, sexo e atividades usuais; perda do apetite". 
Para Paul Hoff, no seu livro O Pastor como Conselheiro, a depressão manifesta-se também através de 
"doenças físicas variadas: tonturas, palpitações cardíacas, dificuldades respiratórias, pressão no peito, acidez estomacal". 
Existem ainda outros sintomas que podem indicar estado de depressão. 

3. Exemplos bíblicos de depressão 

  • a) Moisés - Em Números 11:11-15, vemos o grande líder de Israel, demonstrando imensa tristeza diante das murmurações dos israelitas, a ponto de dizer a Deus:
"Por que fizeste mal a teu servo?... eu sozinho não posso levar a todo o povo, porque muito pesado é para mim... E, se assim fazes comigo, mata-me, eu te peço, se tenho achado graça aos teus olhos; e não me deixes ver o meu mal" (grifo meu). 
  • b) Elias - Em 1 Reis 19, lemos o que aconteceu a Elias após ter matado os profetas de Baal e Azera. Ameaçado pela diabólica Jezabel,
"ele pediu em seu ânimo a morte"... (v. 4).
  • c) Davi - No Salmo 42, vemos o salmista muito triste ante a incredulidade sempre crescente de seus contemporâneos (v. 3). A certa altura, ele pergunta:
"Por que estás abatida, ó minh'alma? E por que te perturbas em mim" (v. 5).

II. As causas da depressão


Nem todas as causas da depressão são bem definidas. Há causas físicas, ambientais, psicológicas, emocionais e muitas outras. Entretanto, algumas delas já são bastante conhecidas, conforme veremos a seguir: 

1. Ressentimento - O ressentimento é a emoção mais destrutiva nos relacionamentos humanos e para o bem-estar pessoal. Não é isso o que Deus quer de nós. Se temos alguma coisa contra alguém, ou se alguém tem alguma coisa contra nós, precisamos, o quanto antes, perdoar ou pedir perdão, que é o antídoto infalível contra a "gangrena emocional" do ressentimento. Jesus mandou perdoar "setenta vezes sete" (Mateus 18:22), ou seja, sempre. 

2. Mágoa - É a irmão gêmea do ressentimento. Guardar mágoa não traz vantagem nenhuma. Só males, doenças e até morte. A Bíblia, sabiamente, diz 
"Toda amargura, e ira... seja tirada de entre vós" (Efésios 4:31). 
Veja também esta passagem: 
"Segui a paz com todos.. tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem" (Hebreus 12:14a, 15). 

3. Ira - É a mãe das duas causas anteriores. É sinônimo de cólera, raiva, indignação. É a principal causa de conflitos ministeriais, conjugais, familiares; é a causadora de miséria, de acidentes e de assassinatos. A ira humana, em geral, é prejudicial à vida espiritual e à saúde da mente e do corpo. O Salmo 37, ora em estudo, recomenda-nos claramente: 
"Deixa a ira e abandona o furor; não te indignes para faze o mal" (v. 8). 

III. A cura da depressão: receita do Salmo 37 

1. Não te indignar por causa dos malfeitores (v. 1) 


Muitas vezes, o crente é levado a um estado de revolta e desânimo, e até de inveja, por ver a aparente prosperidade dos ímpios. Há coisas que não entendemos, mas Deus é justo, e fará justiça a seu tempo. Mas a inveja é obra da carne (Gálatas 5:21a). Não deve ter ugar no coração do crente. 

2. Confiar em Deus (v. 3) 


A depressão pode ocorrer em diversas situações. Rejeição, insucesso, problemas da meia-idade, problemas da adolescência, problemas da juventude, complexo de inferioridade, desemprego, perda de um ente querido etc. Todas essas situações podem explicar a depressão, mas não a justificam na vida do crente fiel, pois temos em quem nos apoiar nas horas amargas da vida (Sl 125:1). 

3. Fazer o bem (v. 3) 


Uma das manifestações do fruto do Espírito é a benignidade (Gl 5:22), a qualidade daquele que só faz o bem. A Bíblia manda fazer o bem e, como resultado, vem o viver pleno na terra que nos concedeu o Senhor, com o suprimento de todas as nossas necessidades (Sl 37:7b). 

4. Deleitar-se em Deus (v. 4) 


É vacina eficaz contra depressão, preparada no laboratório de Deus. É buscar a alegria de Deus, pois a Bíblia declara que na presença do Senhor 
"há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente" (16:11). 
Muitas vezes não recebemos bênçãos porque nos inquietamos, e até murmuramos, mas a alegria em Deus assegura a vitória contra o desânimo e a depressão. 

5. Entregar o caminho ao Senhor (v. 5a) 


Há situações me que o crente por estar tão deprimido, não consegue nem orar. A Palavra de Deus, porém, nos assegura que, se lhe entregarmos os nossos caminhos sem restrições e com total confiança, Ele tudo fará. Mas é preciso ENTREGAR, CONFIANDO. 

Entregar os caminhos significa colocar nas mãos de Deus os problemas, a família, a casa, o lar, o emprego, a empresa, o namoro, o noivado, o casamento, o ministério, os desejos e os sonhos. É lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5:7). Deus é fiel! Ele vela pela sua palavra (Jeremias 1:12b; Isaías 55:11). Ele trabalha pelos que nEle esperam (Is 64:4). 

6. Descansar no Senhor e esperar nEle (v. 7) 


Este passo, indicado no salmo em estudo, parece-nos o mais difícil. Descansar mesmo, de verdade, no Senhor, não é tão fácil como se pensa. Diante de certas dificuldades embora pareça que entregamos tudo a Deus, ficamos agarrados à corda da falta de fé. 

Descansar no Senhor é fazer como fez Abraão. Diante da ordem divina, o patriarca não vacilou: pegou Isaque e o levou para o sacrifício. Indagado onde estaria o cordeiro, respondeu: 
"Deus proverá" (Gênesis 22:5-8). 
Descansar em Deus é responder como Jó em meio à prova tremenda: 
"Porque eu sei que o meu Redentor vive... Vê-lO-ei por mim mesmo..." (19:25-27). 
Um antigo hino da Harpa Cristã (389 HC), diz: 
"Descansarei, sob Suas asas preciosas! Descansarei, e não temerei, sob asas tão poderosas!" 

IV. Vivendo abundantemente 

1. Os mansos herdarão a terra (v. 11a; v. 22) 


É promessa de Deus. Os violentos, os iracundos, não arrependidos, só herdarão a sepultura e o inferno. Mas os mansos, um dia, haverão de herdar a terra. Foi o que Jesus prometeu em suas bem-aventuranças (Mt 5:5). Jesus é mestre em mansidão, e convida todos ao aprendizado (11:29b). Mansidão é a prevenção da ira, da cólera. 

2. Os manos terão abundância de paz (v. 11b) 


A paz é tão procurada, mas tão pouco encontrada, porque as pessoas não querem Jesus, o Príncipe da Paz. Para os que obedecem a Deus, a paz é prometida em abundância. 

3. Os passos são confirmados pelo Senhor (v. 23) 


Deus promete confirmar os passos "de um homem bom", pois "ele deleita-se em seu caminho". O homem bom, segundo a Bíblia, é aquele que pauta a sua vida nos princípios de Deus e não na justiça ou bondade humanas. Esse homem não se deixa dominar pela depressão; pois sabe que Deus o apoia em suas decisões, pois estas são tomadas de acordo com a justiça divina. 

4. Deus sustenta o homem bom (v. 25) 


"Ainda que caia não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão". Os olhos do Senhor estão sobre o justo (Sl 34:15). 

Mesmo que este caia muitas vezes, se levantará (Provérbios 24:16a). 

5. Deus ampara o justo (v. 25) 


"Fui moço e agora sou velo, mas nunca vi desamparado o justo nem a sua descendência a mendigar o pão". Esta é uma das mais belas promessas de Deus. Quem confia nEle, não fica deprimido, nem pensando no seu próprio futuro nem de sua família. 

6. Futuro de paz (v. 37) 


O salmista exorta-nos a notar "o homem sincero" e o "que é reto", pois para esses, é prometido um futuro de paz e não de tristeza, nem e de amargura ou depressão. 

Conclusão 


O Salmo 37, um dos mais belos do Saltério, traz lições maravilhosas, não só quanto ao aparente sucesso dos ímpios, mas principalmente quanto a confiar no Senhor, entregando-lhe todos os problemas. Este salmo ensina-nos a descansar inteiramente no Senhor. Quem adota essas orientações, desenvolve atitudes mentais elevadas, e jamais será dominado por qualquer tipo de depressão. Afinal, o Senhor Jesus nos promete vida e vida com abundância.

  • Escrevi mais artigos sobre o tema depressão. Caso queira ler clique ➫ aqui, ➫ aqui, ➫ aqui, ➫ aqui, ➫ aqui e ➫ aqui.
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/.

Um comentário: