Total de visualizações de página

sábado, 29 de julho de 2017

ESPECIAL SALMOS - 6) A ORAÇÃO PERSEVERANTE ALCANÇA SEMPRE A RESPOSTA


A oração passa, muitas vezes, pelo teste da paciência, mostrando como deve ser a fé do verdadeiro discípulo de Cristo: perseverante e firme. 
1 "Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.  
2 Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.  
3 Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. 
4 Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos. 
5 Muitas são, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar. 
6 Sacrifício e oferta não desejas; abriste-me os ouvidos; holocausto e oferta de expiação pelo pecado não reclamaste. 
7 Então disse eu: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito a meu respeito:  
8 'Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu'; sim, a tua lei está dentro do meu coração. 
9 Tenho proclamado boas-novas de justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios; 
10 Não ocultei dentro do meu coração a tua justiça; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade. 
11 Não detenhas para comigo, Senhor a tua compaixão; a tua benignidade e a tua fidelidade sempre me guardem" (Salmo 40:1-11). 
Davi, ao compor o Salmo 40. tinha em sua alma a gratidão a Deus por tê-lo livrado de uma tribulação comparada a "um lago horrível" e a "um charco de lodo". A paciência e a perseverança na oração constituem-se numa prova de confiança incondicional na bondade de Deus, no seu amor, no seu cuidado, na sua provisão. 

I. A paciência na oração 

1. A oração faz parte de nossa disciplina pessoal 


Ela não pode ser um mero hábito. Não pode ser uma reza, nem vãs repetições. Davi tinha experiência quanto ao exercício da oração. "Esperei com paciência no Senhor..." (v. 1). No hebraico, a expressão literal é "esperei e esperei" ou "esperando, esperei". Ele orava sistematicamente três vezes ao dia: pela manhã, ao meio dia e à tarde (55:17). 

Homens e mulheres de oração demonstraram, ao longo da história sagrada, possuir disciplina nesse aspecto. Daniel também orava três vezes ao dia (6:10). A oração é uma arma poderosa na vida do crente. Disse certo pregador: 
"Satanás ri da nossa sabedoria, zomba de nossas pregações, mas treme diante de nossas orações." 

2. A oração implica em nossa comunhão com Deus 


Orar não é repetir frases decoradas. Orar é conversar com Deus. É chegar 
"com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hebreus 4:16). 
Em nossa vida devocional, que inclui a leitura bíblia, o louvor, a adoração e a oração, esta constitui-se no meio pelo qual entramos em contato com Deus. 

II. Recompensa da oração paciente 

1. Deus se inclinou para o seu servo (v. 1b) 


Quer dizer que Deus se voltou para Davi, atraído por sua paciente súplica. No Salmo 113:6, o salmista declara: 
"O Senhor nosso Deus, que habita nas alturas, se curva para ver o que está nos céus e na terra". 
É evidente que o Altíssimo não precisa inclinar-se para ver algo, mas, no salmo, o escritor quer dizer que Deus atentou para a sua prece. 

2. Deus ouviu o seu clamor 


Davi esperou no Senhor. Respostas à oração nem sempre são imediatas.Se assim fosse, muitos crentes poderiam pensar serem merecedores das bênçãos de Deus. No caso em estudo, a resposta ao clamor do salmista teria demorado bastante. Isto, segundo a avaliação do próprio Davi. Mas, para Deus, a resposta foi dada no tempo oportuno. 

3. Deus tirou seu servo de uma tribulação tremenda (v. 2a) 


A expressão "tirou-me dum lago horrível, de um charco de lodo", dá ideia da situação angustiante em que Davi se encontrava. Charco de lodo, em outra tradução, equivale a "um tremedal de lama", ou pantanal, em que não há qualquer firmeza: quanto mais a pessoal tenta deslocar-se, mais afunda. 

4. Pôs os seus pés sobre uma rocha e firmou-lhe os passos (v. 2b) 


Não foi isto o que Deus fez conosco? Ele nos salvou e nos pôs sobre a Rocha dos Séculos - Jesus. Feliz o homem que tem a sua casa (sua vida) edificada sobre a Rocha (Mt 7:24). 

5. Pôs um novo cântico na sua boca (v. 3) 


O versículo não se refere apenas a uma nova canção composta pelo salmista, mas a uma nova forma de louvar ao Senhor. No hebraico, temos literalmente, "um novo cântico de louvor a Deus". Para que isso aconteça, é necessário que atendamos ao que diz Paulo: 
"...mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração..." (Efésios 5:18,19). 

III. O efeito do louvor a Deus 

1. Muitos o verão e temerão ao Senhor (v. 3b) 


Quando um servo de Deus o louva, dando testemunho em gratidão pelos livramentos e bênçãos recebidos, muitas são as pessoas que se despertam para buscar e temer a Deus. 

2. Muitos confiarão no Senhor 


Diante do testemunho agradecido e do poderoso livramento que o Senhor concedeu ao seu servo, muitos passaram a confiar em Deus. Os sinais do poder divino são mais necessários hoje do que nos tempos do AT e dos apóstolos. 

IV. Um louvor profético (Vs. 4-8) 

1. Bem-aventurado o que confia no Senhor (v. 4a) 


No texto em estudo, vemos o salmista afirmar que é bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança. 

2. Bem-aventurado o que não respeita os soberbos nem os mentirosos (v. 4b) 


Não sabemos porque o salmista incluiu esta referência no seu louvor. Certamente, teria ele passado pela amarga experiência de ter de lidar com os soberbos e mentirosos. Por isso, conclui, afirmando que não é certo dar valor a tais indivíduos. 

3. As maravilhas de Deus são inumeráveis (v. 5) 


Davi passou a exaltar o Senhor, dizendo que suas maravilhas são muitas, e que os pensamentos do Altíssimo não se podem contar. Jó também percebeu que as maravilhas de Deus são incontáveis (9:10). Da mesma forma, nosso Senhor Jesus Cristo, quando de seu ministério terreno, operou tantas coisas que, se fossem todas escritas, 
"nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem" (João 21:25). 

4. Apontando para Cristo (v. 6) 

"Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste". 
Apontando para Cristo, o salmo afirma, profeticamente, que os velhos rituais e sacrifícios involuntários de animais não seriam suficientes para agradar a Deus, é o novo concerto, através do sacrifício voluntário de Jesus, conforme Hebreus 10:5-10. O texto do v. 6 foi citado literalmente em Hebreus 10:7, mostrando que Cristo cumpriu a vontade de Deus na obra da redenção (ver Isaías 53:11). 

5. A alegria em fazer a vontade de Deus (v. 8) 


Não adianta louvar a Deus só na aparência ou apenas da boca para fora. Se assim agirmos, nosso louvor jamais chegará aos céus. Devemos fazer a vontade de Deus com alegria, porque a sua vontade é "boa, perfeita e agradável" (Romanos 12:2). 

V. O tema da pregação que agrada a Deus 


Nestes versículos, o salmista, após reconhecer o livramento de Deus, e louvá-lO de modo solene, passa a enumerar o que constitui os temas de sua pregação. 
  • 1. A justiça de Deus (v. 9,10a) - Há igrejas em que não se fala mais no sangue de Jesus. Fala-se apenas em amor, paz, bondade, etc. Entretanto, se o pecador não se convencer de que está diante de um Deus que é amor, mas também justiça, jamais, virá a sentir a miséria de seus pecados.
  • 2. A fidelidade de Deus (v. 10b) - O salmista declara ter apregoado a fidelidade do Senhor. É importante que os ouvintes da Palavra de Deus saibam que Ele é fiel, e que vela pela sua palavra (Jeremias 1:12b).
  • 3. A salvação de Deus (v. 10b) - Paulo encarou essa tarefa com tanta responsabilidade, que declarou:
"Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho" (1 Coríntios 9:16). 
  • 4. A benignidade de Deus (v. 10c) - O salmista maravilha-se ante a benignidade do Senhor:
"Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! E por isso os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas" (Sl 36:7). 
Isso quer dizer que os homens são salvos, não por seus méritos, e sim pela benignidade, ou misericórdia, de Deus.
  • 5. A verdade de Deus (v. 10c) - A verdade de Deus tem atributos maravilhosos: guia e ensina (25:5); é pavês e escudo (91:4). O Espírito Santo é o Espírito da verdade (João 14:6; 16:13). A palavra de Deus é a verdade que santifica (17:17).

VI. Oração de quem continua a esperar em Deus (vs. 11-17) 

1. Rogando pela prontidão divina (v. 11) 


Davi pede a Deus que não detenha para com ele a sua misericórdia, suplicando-lhe que a sua benignidade e verdade guardem-no continuamente. Não parece contra-senso que ele assim ore, no início do salmo, demonstra ter esperado pacientemente? Não! Na verdade, isso acontece com os servos de Deus. Embora julguem possuir muita fé, voltam ao vale da realidade para então reconhecerem que precisam mais de Deus. 

2. Rodeado de male e inimigos (vs. 12-14) 


No início do texto, o salmista louva a Deus por tê-lo livrado de um "lago horrível, de um charco de lodo", referindo-se a uma situação específica. No verso 12, revela que continua cheio de problemas, mas, dependendo do socorro divino. No versículo seguinte (13), roga que o Senhor se apresse em auxiliá-lo. No verso 14, mostra ele que tem inimigos que buscam tirar-lhe a vida, por isso suplica a Deus que sejam estes confundidos. Em nossa vida, também acontece isso. Jesus disse: 
"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (Jo 16:33b). 

Conclusão 


Ao fim de sua oração, Davi conforta os que buscam ao Senhor e a sua salvação, exortando-os a professar: "Engrandecido seja o Senhor" (v. 16). Finalmente, o salmista declara sua confiança, dizendo que é pobre e necessitado, mas o Senhor cuida dele, como seu auxílio e libertador. 

Por isso, precisamos continuar buscando e louvando a Deus, pois somente Ele pode libertar e cuidar dos que nEle confiam.

  • Escrevi mais artigos sobre o tema oração. Caso queira ler clique ➫ aqui, ➫ aqui, ➫ aqui, ➫ aqui, ➫ aqui, ➫ aqui e ➫ aqui
A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/.

Um comentário:

  1. Convivi com um colega de trabalho alguns anos atrás. Naquele tempo nós não rezávamos. Morávamos juntos. Éramos engenheiros de uma frente de obras. Eu era solteiro e ele casado. Nossas residências fixas eram em outras cidades. O colega era um profissional espertíssimo, mas ele sofria de algo que eu nunca falei nada. No fundo eu não aprovava. Ele era acometido de satiríase. Era o maior "pegador de mulher". E a levava lá para nossa casa. Uma coisa eu percebia, ela usava de seus recursos para aliciar lindas meninas, algumas eu percebia que não eram meninas de programas. Não me recordo de vê-lo com uma mulher que tivesse cara de prostituta. Isto me marcou muito sem que graças a Deus nunca falei qualquer coisa para alguém, muito menos com ele. Mas eu não aprovava. Certa vez ele levou duas tentando me levar para seu caminho. O tempo nos separou para sempre. Nunca mais ouvi falar do nobre colega. Nos últimos tempos fui resgatado das profundezas da região dos mortos e voltei a conversar com Deus. Um dia, passados 20 anos, um irmão dele me encontra na rua na minha cidade. Nosso diálogo foi curto e respeitoso. Despedimo-nos e alguns minutos depois eu percebi que Deus não deixou que eu lembrasse de perguntar pelo outro irmão. Eu penso que ele ao tomar conhecimento do fato tomou como uma resposta de desabono ao seu passado de vida promíscua...:)

    ResponderExcluir