Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de julho de 2017

JESUS CRISTO O CAMINHO SIMPLES - 1) CRIAÇÃO E DESTINO

Se alguém lhe fizesse esta pergunta; "Quem é você?", o que você responderia? Esta, sem dúvida, é a grande interrogação de todos os tempos. Sabemos falar do tempo e das colheitas, do futebol e da política, do nosso trabalho e da situação mundial, mas responder a esta pergunta seria um grande desafio para a maioria das pessoas.

No entanto, nós somo para nós mesmos a coisa mais importante neste mundo. Cuidamos de nossa saúde, de nossa aparência, de nossa educação; trabalhamos para nos dar o melhor conforto e tranquilidade; pensamos no futuro e adotamos nossos próprios critérios para vivermos bem. 

Mas de que adianta todas estas coisas, se nós não nos conhecemos, se não sabemos de onde viemos, para onde iremos e por que estamos aqui? Quando queremos ver a nossa fisionomia, basta olharmos no espelho. A imagem refletida não nos deixa dúvidas. "Minha aparência é esta!" Mas quando queremos saber quem somos, qual espelho nos refletirá, para onde olharemos, em que nos veremos?

A Bíblia é a palavra de Deus e nela encontraremos as seguintes palavras:
"Também disse Deus: 'Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. (...) Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" (Gênesis 1:26,27).

Deus é o espelho


Deus é o espelho para quem o homem deve olhar e procurar a sua origem e propósito de vida. Criados à imagem e semelhança de Deus, deveríamos trazer em nosso caráter as mesmas características de Deus. Nossa vida deveria ser a manifestação do caráter de Deus aqui no mundo.

  • Amor

Deus é amor (1 João 4:8). O amor é o dom supremo, porque vem de Deus. O amor afasta a amargura, destrói o ódio e traz o entendimento e a compreensão. É assim que Deus se manifestou à humanidade - em amor.
"Pois Deus tanto amou mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).
Se Deus é amor, então sendo nós criados à sua semelhança também deveríamos ser amor. Nossa vida também deveria ser uma manifestação desse amor. Todos os nossos atos deveriam ser feitos em amor.

  • Luz
"Deus é luz; nEle não há treva alguma" (1 João 1:5). 
A luz de Deus reflete o seu esplendor e sua pureza. Onde existe a luz e as trevas da ignorância e ilumina o nosso caminho, trazendo uma nova visão em nossa vida. Se Deus é luz, então, sendo nós criados à sua semelhança, também deveríamos ser luz. Nossa luz deveria ser uma manifestação da luz de Deus. Todo os nosso atos deveriam iluminar, esclarecer, dar ao nosso próximo uma visão positiva da vida, uma visão de Deus.

  • Bondade
"Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus" (Marcos 10:18).  
"A terra está cheia da bondade do Senhor" (Salmo 33:5).
Ninguém pode dizer que não tenha provado da bondade de Deus. Toda a humanidade é alvo constante dessa bondade, pois 
"Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e derrama chuvas sobre justos e injustos" (Mateus 5:45). 
Se Deus é bom, então, sendo nós criados à sua semelhança, também deveríamos ser bons. Nossa vida deveria ser uma manifestação da bondade de Deus. Todos os nossos atos deveriam ser revestidos de bondade. E como a humanidade precisa disso!

Além disso, Deus também é: pacífico, paciente, justo, fiel, cuidadoso com os seus, digno, etc. Criados à imagem de Deus, deveríamos trazer estas características em nosso caráter. Imagine um mundo cujas criaturas manifestassem estas características: um mundo sem maldade, sem crianças abandonadas, sem crimes, sem lares destruídos! Foi assim que Deus os criou. 

Foram estas as nossas características originais. O mundo do qual estamos falando é o nosso mundo. Pelo menos era assim que deveria ser, pois foi assim que Deus planejou. Mas olhe para o mundo. Olhe para a humanidade. E olhe para você. 

Precisamos refletir sobre a nossa condição moral e espiritual. Precisamos descobrir um remédio que nos cure e restaure à condição original. Se você deseja esse remédio, continue seguindo essa série de artigos. Ela pode ajudá-lo.

Deus nos deu consciência


A consciência é o juízo do homem aplicado ao seu próprio procedimento, quer aprovando as boas ações, quer reprovando as más.
"De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que a lei ordena, torna-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei; pois demonstram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disto dão testemunho também as suas consciências e os seus pensamentos, ora acusando-os, ora defendendo-os."
Este texto em Romanos 2:14,15 nos ensina que mesmo aqueles que não tinham conhecimento da lei de Deus agiam conforme esta lei, por causa de suas consciências. Temos a capacidade de discernir o bem e o mal. Podemos avaliar nossos atos e julgar a nós mesmos. O homem não age por instinto mas racionalmente. Esta qualidade moral nos distingue ainda mais do resto da criação e nos assemelha ao nosso Criador.

Deus nos deu objetivo de vida 


O homem tem a capacidade de evoluir, progredir, adquirir conhecimentos e tirar proveito de sua própria experiência. Podemos escolher nossa profissão e alvos da vida. Mas o que muitos ignoram é que temos um objetivo divino para nossa estada no mundo. Existir em Deus deve ser o nosso alvo. Encontrar e realizar a missão de Deus para nós deve ser a nossa busca incansável, porque 
"...em Deus vivemos, nos movemos e existimos" (Atos 17:24-28).
Você já sabe o que Deus quer de você neste mundo?

Lugar preparado


Deus nos preparou um lugar na eternidade. Se tudo que pudéssemos esperar de Deus estivesse aqui nesse mundo, não poderíamos nos considerar muito melhores do que os animais, ou uma árvore, ou uma pedra. Mas Deus nos criou diferentes. Somos como Ele, seres eternos com uma alma imortal. A Bíblia afirma:
"Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão" (1 Coríntios 15:19). 
Jesus ainda afirma em João 14:1,2:
"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar".
A Bíblia afirma enfaticamente que somos seres eternos. Há uma eternidade à nossa espera. A vida aqui não é tudo. Temos um futuro glorioso preparado por Deus. Esta é a busca que deve trazer sentido a nossa existência terrena - conseguir um lugar na eternidade com Deus.

Deus, Senhor, Pai, Amigo


Há muitos termos na Bíblia que demonstram o desejo de Deus em ter um relacionamento íntimo conosco. Ele é chamado de nosso Senhor por ser aquele a quem devemos dirigir nossa prioridade, nossa obediência.
"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento (Mateus 22:37, grifo meu).
Ele é chamado Pai por ser aquele que nos deu vida, cuida de nossas necessidades e provê a nossa felicidade. 
"Pai nosso, que estás nos céus... (Mateus 6:9, grifo meu). 
Deus é chamado amigo por ser nosso companheiro em todos os momentos. Ainda que todos nos abandonem, Deus sempre está olhando por nós. 
"Eu os tenho chamado amigos" (João 15:15, grifo meu).
Deus deseja estar unido com o homem. Ele quer andar conosco e nos ajudar em nossa travessia deste mundo para o outro.

Conclusão


Você já imaginou se tudo o que estudamos neste artigo fosse hoje realidade de nossa vida? Como seríamos felizes! Que grande objetivo de vida teríamos. Embora tudo isso tenha sido realidade um dia no passado, hoje já não é assim. 

Algo aconteceu que interferiu nos planos de Deus, e tudo foi modificado, claro, para o pior. E, é preciso que entendamos, não foram os planos de Deus quem mudaram. O que fazer? Precisamos identificar urgentemente o fator que interferiu nestes planos e retornar às origens.

Oração


Senhor, reconheço que, embora tenha recebido suas características e um propósito de vida, ainda não estou completamente dentro de seus planos. Preciso conhecer a sua vontade. Quero vencer o que me separou de sua presença. Ajude-me a encontrar a resposta. Amém.

[Fonte: CBB - Círculo Bíblico Brasileiro - Encontrando a paz e a esperança em Jesus por meio das Sagradas Escrituras]

A Deus toda glória.

 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário