Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de julho de 2017

JESUS CRISTO O CAMINHO SIMPLES - 4) CHAMADOS

Deus nos criou para sermos felizes e vivermos dentro de sua vontade. O pecado nos desviou da vontade de Deus e nos matou espiritualmente. Por causa do pecado, recebemos a condenação de morte eterna. Deus nos amou e enviou Jesus para receber a condenação em nosso lugar, na cruz. Jesus ressuscitou venceu a morte e nos libertou do pecado. Jesus Cristo é o único que pode nos salvar da condenação da morte eterna. Mas...

O que devo fazer?


O que devo fazer para ser salvo? Talvez esta tenha sido a pegunta mais importante feita pelos homens, quando reconheciam os seus pecados e procuravam refúgio em Deus (Atos 16:29-33). 

Obediência total


Precisamos obedecer a Cristo em tudo. Para recebermos a salvação e as bênçãos de Cristo em nossa vida, precisamos reconhecê-lO como Senhor dela. Obedecer a Cristo em tudo deve ser a primeira decisão de alguém que deseja ser salvo.
"Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus" (Mateus 7:21).
Obediência a Cristo não é somente acreditar nEle, mas, sim, fazer o que Ele manda.

Salvos pela fé


Não podemos ser salvos por nossos próprios méritos, uma vez que, por melhores que sejamos, ainda somos pecadores.
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8,9).

Precisamos crer em Jesus como Filho de Deus

"Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus" (Atos 8:37).
Precisamos crer e receber a Jesus como Senhor.
"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo" (Romanos 10:9).
Se você pode crer nisso, então já deu um grande passo para a salvação de sua alma.

Fé expressa em ação


A fé que salva se expressa em ações. A fé que não se expressa em ações é uma fé morta inútil.
"A fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta" (Tiago 2:17). 
Aquele que diz: "Creio em Deus", mas não caminha em sua direção, demonstra uma fé sem conteúdo. Esta fé não pode salvar a ninguém. A verdadeira fé, a fé que salva , se expressa em ação.

Veja o exemplo de Zaqueu em Lucas 19:1-10. Depois de ouvir Jesus, sua fé em seus ensinamentos o levou a devolver tudo o que tinha recebido injustamente. Zaqueu era um cobrador de impostos desonesto.
"Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais" (Lucas 19:8).
A fé de Zaqueu o levou ao arrependimento. Ele fez algo para demonstrar sua fé. Esta é a fé que salva.

Arrependimento


O arrependimento é o primeiro ato da fé. O que é "arrependimento"? É uma mudança de opinião, de atitude. É a decisão de abandonar o pecado, mudar de vida, ser uma nova pessoa.
"Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que coisas novas surgiram!" (2 Coríntios 5:17).
Aquele que decide andar com Jesus deve abandonar o peado e andar como Ele andou.
"Aquele que afirma que permanece nEle, deve andar como Ele andou" (1 João 2:6).
Arrependimento, então, é deixar o pecado e andar como Cristo andou. Você precisa identificar o pecado em sua vida e decidir abandoná-lo.
"O que furtava não furte mais; antes trabalhe (...) Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas o que for útil para edificar os outros" (Efésios 4:28,29).
Substitua o pecado por obras que glorifiquem a Deus e ajudem ao próximo. Isto é arrependimento sincero e verdadeiro.

Declarando sua fé


Um outro ato de fé é a declaração da fé em Cristo.
"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor (...) será salvo" (leia Romanos 10:9).
Depois de assumida em nosso íntimo, nossa fé em Cristo deve ser declarada publicamente. Você está disposto a declarar sua fé em Jesus?

Nascendo de novo


Você entendeu bem o que Jesus fez por você em sua morte e ressurreição? Você acredita de todo o coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus? Você acredita que Deus ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos? Você está disposto a seguir e obedecer a Jesus Cristo como Senhor?

Se você respondeu "sim" a estas perguntas, então, você precisa dar mais um passo para ser salvo. Você precisa ser batizado.

O que é o batismo? O Novo Testamento foi traduzido da língua grega, onde a palavra "batismo" significa "mergulhar ou imergir". Portanto, o batismo é uma imersão em água daquele que recebe a Palavra de Deus. A imersão significa o sepultamento de nosso velho homem para uma nova vida (Romanos 6:3-4). Nunca na Bíblia encontramos o batismo de criança, pois o batismo é somente para aquele que:
  • pode se arrepender de seus pecados (Atos 2:38);
Se você pode dar estes passos, então deve ser batizado.

Para que serve?


Para que serve o batismo? Como disse acima, somos sepultados (em água) com Cristo, e ressuscitados (tirados da água) para uma nova vida. (Romanos 6:3,4). O batismo é para:
  • recebermos o perdão de nossos pecados (Atos 2:38);
  • para sermos acrescentados à igreja de Jesus Cristo (Atos 2:47);
  • para recebermos o dom do Espírito Santo (Atos 2:38);

O Espírito Santo na vida


No batismo, recebe-se o Espírito Santo em sua vida. Quem é Ele? O Espírito Santo faz parte da Trindade. Ele é divino.
  • Ele participou da criação do mundo junto com o Pai e o Filho (Gênesis 1:1,2);
  • Ele dirigiu e inspirou a muitos profetas de Deus (Ezequiel 11:5);
  • Ele esteve presenta na vida de Jesus aqui na terra (Mateus 3:16);
  • Sua presença foi prometida aos que cressem em Jesus (João 7:37,39).
Seria impossível seguir a Cristo e crescer em sua Palavra sem a presença do Espírito Santo em nossa vida. É Ele quem nos torna mais puros, nos ajuda em nossas fraquezas e angústias e orações (Romanos 8:36,37). Ele nos confirma como "filhos de Deus" (Romanos 8:15) e como propriedade de Deus (Romanos 8:9). Ele é a nossa garantia de salvação (Efésios 1:13,14). No batismo, recebemos o Espírito Santo em nossa vidas e Ele passa a habitar em nós e nos habilitar para servirmos no Reino de Deus (Atos 2:38). Você precisa ser batizado, portanto, para receber o perdão de seus pecados e o dom do Espírito Santo.

Conclusão


Através da graça de Deus, temos a grande oportunidade de receber a salvação e o perdão de nossos pecados. Jesus, ao nos substituir na cruz abriu-nos o caminho para chegar a Deus. Através da fé obediente, chegamos ao arrependimento de nossos pecados, e no batismo somos totalmente perdoados e reconciliados com Deus por Jesus Cristo. 

Ninguém que sinceramente deseja ser salvo pode recusar esta oportunidade. Este é o convite de Deus para você. O que você vai fazer agora?

Se sua decisão é tornar-se um cristão, através da fé, do arrependimento de seus pecados, da confissão de Jesus Cristo como Senhor e do batismo em água para o perdão de seus pecados, você pode entrar na família de Deus logo. Não perca tempo.
  • Se quiser saber mais sobre a doutrina da fé cristã leia aqui aqui;
  • Se quiser saber mais sobre o Arrependimento, leia ➫ aqui;
  • Se quiser saber mais sobre o Espírito Santo, leia aqui;
  • Se quiser saber mais sobre a Trindade, leia aqui, aqui e aqui;
  • Se quiser saber mais sobre o novo nascimento (regeneração), leia aqui.

[Fonte: CBB - Círculo Bíblico Brasileiro - Encontrando a paz e a esperança em Jesus por meio das Sagradas Escrituras] 

A Deus toda glória.
 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário