Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de julho de 2017

JESUS CRISTO O CAMINHO SIMPLES - 3) RECONCILIAÇÃO

Aquela poderia ter sido uma manhã como outra qualquer. Mas algo diferente estava acontecendo naquela sexta-feira em Jerusalém. Um barulho ensurdecedor enchia as ruas. O povo gritava. Alguns choravam. Outros zombavam. Mas ninguém podia ficar indiferente ao drama daquele jovem carpinteiro que se arrastava pelas ruas, ferido, ensanguentado, humilhado.

Carregava ainda sobre os ombros esfolados uma rústica e pesada cruz. Ninguém compreendia exatamente o motivo deste castigo. Há apenas algumas horas Ele estava ensinando o povo sobre amor e paz.

O que Ele teria feito? Depois daquela caminhada, chegaram a um monte chamado Gólgota (caveira). Ali cravaram em suas mãos e pés grandes pregos. Suspenso entre dois o céu e a terra, pregado numa cruz de madeira, estava agonizando o Filho de Deus. À sua direita e à sua esquerda, dois malfeitores.

Na cruz, nenhuma palavra amarga. Somente pedia ao Pai o perdão para seus executores. Lembrou-se ainda de pedir a um de seus discípulos que cuidasse de sua mãe. Ainda em agonia, ouviu o pedido de salvação feito por dos ladrões que estavam ao seu lado.
"Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino". 
Cheio de ternura, o Mestre atendeu.
Enquanto isso, o sol se escurecia, o dia se tornava escuro como a noite. Alguém muito especial estava morrendo. O Filho de Deus estava recebendo o maior dos castigos, a maior das condenações.

Quanta dor! Apenas alguns amigos estavam presentes quando Ele, em agonia, gritou:
"Está consumado! Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito!"
Morria ali o Filho de Deus. As lágrimas rolavam nos rostos dos amigos, e até os seus inimigos, abatidos, reconheciam:
"Este homem era o Filho Deus".
Por que Jesus morreu assim? Que crime cometeu? Por que foi condenado? Vamos estudar a resposta esta pergunta.

Culpado ou inocente?


A Bíblia afirma claramente que Jesus Cristo jamais cometeu pecado, embora como nós tenha sido também tentado em todas as coisas deste mundo. Ele foi
"alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado" (Hebreus 4:15). 
"Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca" (1 Pedro 2:22).
E ainda:
"Nele não há pecado" (1 João 3:5).
Jesus morreu inocente, pois não cometeu nenhum pecado. Persiste, então, a pergunta: "Por que Jesus morreu assim"?

Em nosso lugar


Jesus Cristo assumiu a nossa culpa e morreu em nosso lugar. Somos reconciliados com Deus por meio de Jesus Cristo. Por meio dEle temos os pecados perdoados. Já estudamos no artigo anterior sobre o pecado e suas terríveis consequências para a humanidade: separação de Deus, condenação e morte eterna, alem de outras. A história a seguir é uma tentativa de ilustrar aquilo que Deus fez por nós através de seu Filho, Jesus Cristo.

Ilustração


Um jovem foi surpreendido pela Polícia cometendo um crime. Foi, então, preso e levado imediatamente à presença de um juiz. Após ser interrogado, não houve a menor dúvida. Ele era realmente culpado e merecia receber a condenação

O juiz, então, como representante da justiça, deu o seu veredito: "Culpado! Eu o condeno a pagar uma multa de R$50 milhões. Caso não possa pagar, irá passar alguns longos e tristes anos na prisão". Sem ter como pagar, o jovem abaixou-se, triste, preparando-se para ser algemado e levado para a prisão.

Foi quando algo incrível aconteceu. O juiz, em lágrimas, levantou-se de seu lugar, desceu até o jovem, e tirando o seu talão de cheques, fez um cheque no valor de R$50 milhões e pagou a dívida do jovem. Depois, disse ao rapaz: "Pode ir. Você está livre". O juiz era o pai daquele rapaz.

A Lei tem que ser cumprida


Aquele juiz não pôde passar por cima da lei, nem mesmo para livrar o próprio filho. A justiça é para todos. Se não, não é justiça. Assim, também, Deus não pode simplesmente ignorar o pecado e nos perdoar, pois a lei diz claramente:
"A alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:20).
Assim, Deus, na sua justiça, tem que nos condenar à morte, mas no seu infinito amor providenciou um Salvador, que recebe o castigo em nosso lugar: Jesus, seu Filho e representante legal (2 Coríntios 5:21).
"O justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus" (1 Pedro 3:18).

Por Amor


Jesus Cristo morreu por causa do amor de Deus pelos pecadores. O Deus de amor, que é o nosso Deus, não poderia simplesmente nos condenar a passar a eternidade longe dEle. Em sua bondade, Ele nos enviou o que tinha de mais precioso.
"Pois Deus tanto amou o mundo que deu seu Filho Unigênito para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).
E ainda:
"Mas Deus demonstra seu amor por nós pelo fato de Cristo ter morrido em nosso favor quando ainda éramos pecadores" (Romanos 5:8).
O amor de Deus nos salva. O amor de Deus nos livra da morte e da condenação.

Porque não quis condenar


Jesus morreu porque Deus não quer condenar o pecador. Embora todos tenham pecado e se afastado de Deus, Ele ainda assim não deseja condenar. Imagine o sentimento do juiz de nossa ilustração acima ao condenar seu próprio filho. Deus não tem prazer em nos condenar. Pelo contrário, Ele
"deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2:4).
Ainda:
"...não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9).
Deus quer salvar você.

Ressuscitou!


"Ele não está aqui! Ressuscitou!" (Lucas 24:6).
Estas foram as palavras dita às mulheres que foram ao túmulo de Jesus. Que notícia! Elas mal podiam esperar para contar aos outros discípulos: "Jesus está vivo!" Ele é o Filho de Deus.
"Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?" (João 11:25,26).
Aquele que acredita em Jesus tem a vitória sobre a morte, assim como Ele venceu a morte por nós. A ressurreição de Jesus nos trouxe grandes e maravilhosas bênçãos:
  • Depois da ressurreição, Ele assentou-se à direita de Deus e intercede em nosso favor. Leia Hebreus 7:24,25.
  • Jesus foi o primeiro a vencer definitivamente a morte. Ele nunca mais irá morrer. Esta bênção também é nossa. Leia Colossenses 1:18.
  • Nossa fé tem conteúdo, porque cremos em um Salvador vivo, que nos assiste diariamente. Leia 1 Coríntios 15:14-19.
  • Jesus Cristo, vivo, retornará a este mundo para buscar os que Lhe pertencem e os levará à eternidade. Leia Atos 1:10,11 e 1 Tessalonicenses 4:14-18. Essa é a grande esperança, entre outras.

Somente através dEle


Somente através de Jesus Cristo podemos chegar a Deus. Ninguém, nenhuma filosofia, nenhuma religião, nada pode nos levar a Deus, senão Jesus Cristo.
"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (João 14:6).
Ainda:
"Pois há um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus" (1 Timóteo 2:5).

Conclusão

Não há outro


Não existe outro salvador. Não existe outro Senhor. 
"Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu, não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12).
Só podemos ser salvos através de Jesus Cristo.
"Deus O fez Senhor e Cristo" (Atos 2:36).
Obedecê.lO é o nosso único de chegarmos a Deus.
"Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia. Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar. Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer" (João 12-48-50).
Rejeitar Cristo e seus ensinamentos é rejeitar Deus e a salvação de sua alma. Jesus quer salvá-lo. Receba-O em sua vida hoje. Logo.

[Fonte: CBB - Círculo Bíblico Brasileiro - Encontrando a paz e a esperança em Jesus por meio das Sagradas Escrituras] 

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário