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sábado, 22 de julho de 2017

ESPECIAL SALMOS - 1) O HINÁRIO OFICIAL DE DEUS

"Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores" (Salmo 47:6).
Através dos salmos, o crente fiel aproxima-se de Deus, louvando e glorificando-Lhe o santo nome, e adentrando ao trono da graça.
"Assim, cantarei salmos ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia a dia" (61:8). 
"Apresentemo-nos ante a sua face com louvores e celebremo-lO com salmos" (95:2). 
"Cantai-Lhe, cantai-Lhe salmos; falai de todas as suas maravilhas" (105:2).
"Que farei, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação" (1 Coríntios 14:26). 
"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos; cantando ao Senhor com graça em vosso coração" (Colossenses 3:16).
Não há livro na Bíblia que atraia mais as pessoas que os Salmos. Embora escritos como hinário oficial de Israel, os Salmos alcançam a todos os povos com sua mensagem de louvor, de adoração, de gratidão, de esperança e de salvação. Começaremos esta série especial com uma visão panorâmica dos Salmos.

Caracterização geral do livro de Salmos

1. Títulos e nomes


  • a) O vocábulo Salmos 
A palavra Salmos tem origem na tradução do Antigo Testamento hebreu para o grego, no ano 200 a.C.. feita por 70 sábios - a Septuaginta (LXX). Nesta versão, os Salmos recebem o nome de Psalmói: cânticos entoados com o acompanhamento de instrumentos de cordas.

A Vulgata, tradução latina da Bíblia feita por Jerônimo, denominou os Salmos de Liber Salmorum.

No hebraico, o termo que corresponde a salmos é Tehillim: Louvores ou Cânticos de louvor.
  • b) Saltério
O Livro de Salmos também é chamado de Saltério. Este termo vem da palavra grega Psâlterion. É o nome de um instrumento musical que, no Antigo Testamento, já era bem conhecido (Sl 33:2; 108:2; 144:9).

2. Datas e Autoria


a) Período - Os salmos, segundo os estudiosos, foram escritos no período que vai de 1500 a 450 a.C. Ou seja: durante mil anos aproximadamente.

b) Autoria - Diversos foram os autores dos Salmos. O mais destacado foi Davi, rei de Israel, chamado apropriadamente de "o suave em salmos de Israel" (2 Samuel 23:1).

Os salmistas, cujos nomes são mencionados na Bíblia, são seguintes:
Davi: escreveu 73 salmos (quase metade do Saltério);
  • Asafe: escreveu 12 salmos (50, 73-83);
  • Filhos de Coré: 11 salmos (42-49; 84, 85; 87,88);
  • Salomão: escreveu 2 salmos (72 e 127);
  • Moisés: escreveu 1 salmo (90);
  • Etã: escreveu 1 salmo (89).
Mais de 50 salmos foram escritos por autores desconhecidos.

Estrutura e classificação

1. Divisão e classificação


Os 150 salmos são organizados didaticamente em cinco livros. Cada um desses livros termina com uma doxologia, ou "enunciação de louvor e invocação a Deus".

Livro I - do salmo 1 ao 41; Livro II - do salmo 42 ao 72; Livro III - do salmo 73 ao 89; Livro IV - do salmo 90 ao 106; Livro V - do salmo 107 ao 150.

2. Classificação dos Salmos


Conforme a Bíblia de Estudo Pentecostal, os salmos podem ser classificados aos seguintes temas:
  • a) Cânticos de Aleluia ou de Louvor - Engradece o nome, a bondade, a grandeza, a majestade e a salvação de Deus: Salmos 8, 34, 103, 115, 145 e 150.
  • b) Cânticos de Ação de Graças - Reconhecem o socorro e o livramento divinos: 18, 34 100, 126 e 138.
  • d) Salmos Orações e Súplicas - Incluem também lamentos e petições diante de Deus: 3, 6, 54, 90, 141 e 143.
  • e) Salmos Penitenciais - Tratam da confissão de pecados: 32, 38, 51 e 130.
  • f) Salmos da Majestade Divina - Declaram a soberania de Deus: 24, 47. 93 e 96.
  • g) Cânticos Litúrgicos - Usados em eventos ou festas especiais em Israel: 15, 24, 45 e 68.
  • h) Salmos de Confiança e Devoção - Expressam confiança e devoção a Deus: 11, 26, 23, 27, 40, 46, 131 e 139.
  • i) Cânticos de Romagem - Também chamados "Cânticos de Sião" ou "Cânticos dos Degraus". Eram entoados pelos peregrinos, a caminho de Jerusalém, para celebrarem as festas anuais: 43, 46, 48, 76, 84, 120-134.
  • j) Cânticos da Criação - Referem-se ao poder criador de Deus e suas obras: 8, 19, 33, 65 e 105.
  • k) Salmos Sapienciais e Didáticos - Referem-se a sabedoria de Deus: 1, 34, 37, 112, 119 e 133.
  • l) Salmos Régios ou Messiânicos - Descrevem certas experiências dos reis Davi e Salomão, com significado profético, prefigurando a vinda do Messias: 2, 16, 22, 41, 72, 102, 110 e 118.
  • m) Salmos Imprecatórios - Invocam maldição, ou vingança, sobre os inimigos de Deus e de seu povo. (estes salmos, especificamente, devem ser bastante cuidadosos em sua interpretação no Novo Testamento, pois o mandamento hoje sobre os nossos inimigos, é que os amemos - Mateus 5:43-46): 7, 35, 58, 59, 109 e 137).

Características especiais dos Salmos


A poesia hebraica não tem rima e pouco se preocupa com a métrica. Os salmos têm os seguintes elementos básicos:

a) Ritmo - Trata-se da repetição harmoniosa dos sons. Quando lemos: 
"Louvai ao Senhor, porque Ele é bom; porque a sua benignidade é para sempre. Louvai ao Deus dos deuses, porque a sua benignidade é para sempre" (136:1,2). 
percebemos o subir e o descer da voz, numa harmonia bem característica.

b) Paralelismo - É o elemento indicativo do "equilíbrio de forma e sentido". A ideia é apresentada pelo salmista, e, em seguida, é repetida, gerando um contraste. Os princípios paralelismos no saltério são os seguintes:
  • Paralelismo Sinônimo - Ocorre quando a segunda linha do salmo repete a primeira com palavras um pouco diferentes. 
"Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite" (1:2).
  • Paralelismo Antitético - A segunda linha faz contraste com a primeira. 
"Porque o Senhor conhece o caminho dos justos mas o caminho dos ímpios perecerá" (1:6).
  • Paralelismo Sintético - A segunda linha do salmo complementa a primeira, enriquecendo o pensamento original. 
"Senhor, meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem e livra-me" (7:1). 
c) Termos técnicos e títulos descritivos 
  • Selá: Este vocábulo ocorre 71 vezes, principalmente entre os livros I e III. Para alguns autores. trata-se de um sinal para mudança no acompanhamento musical, ou para aumentar o som dos instrumentos das vozes.
  • Higaiom: Como aparece nos salmos 9:16; 19:14; 92:3, parece indicar uma pausa pra medição ou diminuição na altura dos sons dos instrumentos.
  • Mictão: Não se sabe o sentido exato desta palavra, mas parece indicar um salmo de lamentação e arrependimento (56-60).
  • Para Jedutum (Yedutum): Conforme usado nos salmos 39, 62 e 77. indica confissão.
  • Masquil: Poesia com finalidade de medição ou ensino (32, 42, 44, 54).

Finalidade dos Salmos


1) Devocional - No seu sentido original, os salmos foram destinados à adoração a Jeová através de orações cantadas com acompanhamentos de instrumentos musicais.

2) Cultural - Na Páscoa, na Festa dos Tabernáculos e na Festa da Colheita, os Salmos dos Degraus, do 120 ao 134, eram os mais usados. Segundo estudiosos, eram habitualmente entoados por um coro de levitas, de pé, nos quinze degraus que ligavam os dois pátios do templo. O Salmo 130 era muito usado em ocasiões de penitência como, por exemplo, no Dia da Expiação. Os salmos 92 a 100 eram eminentemente sabáticos. Além disso, os judeus tinham, em cada dia da semana, um salmo habitual.


Salmos, um livro para todas as épocas

1) No Antigo Testamento 


Houve momentos, no AT, em que o louvor era tão profundo, que as pessoas não podiam ficar de pé, como na ocasião em que a Arca foi levada da Tenda da Congregação para o Santo Templo em Jerusalém (2 Crônicas 5:5-9). Uma nuvem encheu a casa, e os sacerdotes não podiam ministrar, pois achavam-se envolvidos pela glória e pelo poder de Deus (5:13,14). Eles entoavam o salmo que diz: "o Senhor é bom e a sua benignidade dura para sempre" (Sl 136:1).

2) No Novo Testamento


No NT, há nada menos que 186 citações dos Salmos. Uma lista extensa poderia ser incluída, enumerando os salmos citados no NT. Apenas para efeito de informação os seguintes: 1:1 (Atos 4:25,26); 2:7 (13:33; Hebreus 1:5; 5:5); 4:4 (Efésios 4:26); 22:1 (Mt 27:46; Marcos 15:34); 40:6-8 (Hb 10:5-7).

3) Para os crentes de hoje


Os cristãos descobriram, ao longo dos séculos, que, no Livro dos Salmos, podem encontrar mensagens de conforto, de paz, de encorajamento, de segurança, de socorro, de amor, de salvação. Todas mui apropriadas para as mais diversas ocasiões da vida

Dos 150 salmos, há aqueles cuja predileção é inegável. Não se pode negar que o Salmo 23 é um dos mais populares. De igual modo, podemos citar os números 34, 37, 40, 46, 91, 121, apreciados até mesmo por não-cristãos.

Conclusão


Os Salmos são excelente recurso para a oração. Muitas vezes, sem o percebermos, passamos a nos dirigir a Deus em orações rotineiras e repetitivas. Fazendo uso dos salmos, aplicando-os às nossas necessidades, podemos orar de modo significativo, sob a unção do Espírito Santo que, em última instância, é o inspirador e autor maior dos Salmos.


A Deus toda glória.
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