Total de visualizações de página

domingo, 9 de julho de 2017

MALES DA ALMA: REJEIÇÃO E INFERIORIDADE, A PRISÃO DO SER

“Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte” (Joel 3:10).
Neste artigo falarei sobre o sentimento de inferioridade que caracteriza a conduta e a atitude de muitas pessoas. Todos temos experimentado algum momento a inferioridade em nossa vida. Em muitas pessoas se desenvolvem um complexo de inferioridade que lhe fazem vitimas de si mesmos.

O sentimento de rejeição no ceio da Igreja


O sentimento de rejeição tende a aflorar em momentos em que nos sentimos confrontados com alguma situação que nos faça sentir preteridos ou menosprezados em relação a algo ou a alguma pessoa. Esse sentimento tem afligido muitos cristãos. Alguns se têm esquecido de que são filhos de Deus e que nada os poderá afastar do grande amor que o Senhor expressou por eles (Romanos 8:39). Esses irmãos tentam, de todas as maneiras, serem notados, e buscam o reconhecimento, muitas vezes, com atitudes que prejudicam a outros; e visam à glória humana, esquecendo-se de que quem nos glorifica e exalta é o Senhor.

Dificuldade em lidar com autoridade

Síndrome de Caim


Os que sofrem de sentimento de rejeição geralmente têm um comportamento negativo em relação à autoridade e costumam se revoltar contra alguém que lhes tenta impor algum limite, pois entendem isso como sendo mais um ato de rejeição a seu respeito. Em nenhum momento, Caim aceitou que o Senhor tinha rejeitado a sua oferta, porque suas obras eram más (1 João 3:12), mas entendeu que estava sendo rejeitado, irando-se fortemente (Gênesis 4:5), não reconhecendo a autoridade do Senhor em sua vida. Em nossas igrejas, quase sempre nos deparamos com pessoas que agem dessa forma, não aceitando a autoridade dos pastores e líderes (4:7,8).

O sentimento de rejeição pode ser perigoso 


Em alguns casos, o sentimento de rejeição pode se tornar uma arma perigosa, visto que o indivíduo, por se achar rejeitado, pode entrar em disputa contra aquele que ele pensa que o rejeitou (Lucas 15:28). No entanto, nem sempre a disputa é maldosa: ao se colocar em disputa com alguém; o indivíduo pode não estar querendo, conscientemente, prejudicar alguma pessoa, mas sim apresentando um sintoma de sentimento de rejeição, tentando ser notado a qualquer preço (15:29). Assim, o indivíduo acaba por ferir sentimentos de algumas pessoas que estão à sua volta e que são prejudicadas por seus atos (15:31).

Alguns dos sintomas manifestado por uma pessoa que se sente inferior aos demais são


  • Esta pessoa gosta de chamar a atenção para si mesmo.
  • Acredita que nunca fará ou dará o melhor de si.
  • Gosta de destruir a imagem do outro para ressaltar a sua.
  • Mostra e abusa de sua autoridade aos mais indefesos.
  • Sente inveja (consciente ou não) dos outros.
  • Sempre está afastado aos demais.
  • Se dedica a alguma atividade que pode esconder sua inferioridade.
  • Se intimida facilmente.
  • Usa os sentimentos de rejeição e inferioridade como armas de ataque - tornam-se: agressivos, mal humorados, impacientes, intolerantes - ou de defesa - sempre se vitimam, sempre procura um culpado por seus problemas, sempre maximizam os mínimos problemas.
Se uma pessoa gosta de demonstrar superioridade para outras pessoas, isso também pode ser um complexo de superioridade, que, paradoxalmente, revela o complexo de inferioridade. Isto me lembra da passagem do fariseu na parábola onde ele orava dizendo:
“Deus, te dou graças porque não sou como os outros homens, ladrões, injusto, adúlteros, nem como este publicano” (18:11).
O Dr. Clyde M. Narramorre (1916-2015) declara: 
“Os sentimentos de inferioridade surgem quando um acredita não ser o que deveria. Podem provir de uma comparação com os outros e considerar que não é igual. Também pode originar em pensamentos de incapacidade de realizar algo. As diferenças reais ou imaginárias , e as funções mentais ou físicas, podem produzir sentimentos de inferioridade” (Enciclopédia de Problemas Psicológicos, Livros Logoi, pág.106).
Os pais podem ser responsáveis em contribuir no desenvolvimento de sentimentos de inferioridade nos filhos, mostrando a eles recusa, castigando de maneira indevida, descontrolada e injustificável, ridicularizando o diante de outras pessoas, o fazendo o objeto de piada, não o permitindo o direito de expressar sua iniciativa própria, uma exigência severa.

Os fracassos que uma pessoa podem experimentar sendo jovem ou adulto podem contribuir a uma atitude de inferioridade ou ao temor ao dar o melhor de si mesmo. Isto acontece normalmente aos indivíduos que se consideram incompetentes e inseguros, deixando aprisionar por estes pensamentos negativos.

O complexo de inferioridade pode ser repelido por aqueles que se propagam.

Você não tem que sentir-se inferior a ninguém, aceite-se como é e busque a sua superação sempre. Deixe Jesus Cristo desenvolver dentro de você um sentimento de importância.

Em Filipenses 1:6 lemos: 
“E estou certo que Deus, que começou em vocês a boa obra, continuara ajudando crescer em sua graça até que realize em você fique completa no dia em que Jesus Cristo regresse”.
Este texto declara três coisas:
  • Primeiro: Deus começou (o que indica haver uma progressão, ou seja, não é nada instantâneo) uma ”boa obra” em ti.
  • Segundo: Deus está presente para ajudar a você.
  • Terceiro: Deus completará esse propósito que tem com  e em você.

Por que pessoas inteligentes, bonitas, criativas, bem articuladas fracassam?


Uma das causas é o complexo de inferioridade que elas nutrem dentro de si. Segundo o cálculo do escritor Maxwell Maltz, 95% de todas as pessoas em nossa sociedade sentem-se inferiores.


Dicas para vencer o complexo de inferioridade


Como combater o sentimento de rejeição. A rejeição é um dos males emocionais mais comuns em nossa sociedade. Vivemos num mundo agitado, desumano, materialista e consumista, que trata os indivíduos como se fossem mercadorias. Ainda que todos rejeitem uma pessoa, ou não percebam seu valor, Deus valoriza o homem criado à sua imagem e semelhança e não desiste, pois acredita em seu potencial e tem projetos maravilhosos para sua vida. 

Quando a pessoa se afasta, isola-se, poderá ocorrer uma evolução para um quadro de depressão, que poderá levá-lo(a) a uma prostração total em relação à vida e até mesmo há pensamentos, tendências suicidas. O sentimento de rejeição no crente deve ser combatido com oração e comunhão com Deus e a igreja (Salmo 133), além de orientação psicológica. É importante ressaltar que Jesus sabe o que é ser rejeitado por todos os homens (Is 53:3) e até mesmo sabe o que é sentir-se abandonado por seu Pai (Mateus 27:46).
  • Viva consciente da sua identidade como filho de Deus. Você é príncipe/princesa porque o seu pai é o Rei da Glória (Romanos 8:14; Mt 6:9).
  • Não confunda amor próprio com atitude de superioridade, vontade própria obstinada ou orgulho (Mc 12:31).
  • Afirme para você mesmo: 
“eu fui criado à imagem e semelhança de Deus. Em Cristo, através do Espírito Santo, eu tenho capacidade intelectual, liberdade para fazer escolhas, conhecimento do que é certo e errado. Eu tenho valor para Deus.”
  • Feche os ouvidos do teu coração para as palavras negativas que visam destruir sua auto imagem e estima.
  • Nunca diga “não valho nada, sou um fracasso” porque isso não é verdade. Você nasceu com potencial para em Cristo ser um vencedor.
  • Tenha alvos na vida e estabeleça metas para alcançá-los.
  • Seja uma pessoa que aceita desafios, que não tenha medo de assumir riscos com responsabilidade.
  • Supere suas limitações com dedicação, esforço e determinação. Pense como o apóstolo Paulo: 
“...Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Fp 4:11-13).
  • Não meça o seu valor com base no que os outros pensam a seu respeito. Lembre-se de Jesus. A Ele só importava a declaração de Deus, o Pai, a seu respeito:
“E uma voz dos céus disse: 'Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo'” (Mateus 3:17).
Sobre essa declaração Jesus alicerçou sua vida e venceu todas as tentações e ataques do inferno. Jesus nunca mediu seu valor com base no que as pessoas pensavam e diziam a seu respeito. Se Ele tivesse feito isso, com certeza Ele seria um fracasso, um homem sem uma grande história.

Se você quer medir o seu valor, faça uma auto avaliação usando como referência aquilo que diz as Escritura a seu respeito.


Conclusão


O sentimento de rejeição pode ser provocado por diversos motivos, alguns deles foram citados nesta lição. Contudo nenhum deles é suficiente para vencer o poder de Deus na vida do servo fiel, que tem certeza das promessas de Jesus (Mt 11:28). Com uma orientação profissional terapêutica, o indivíduo obterá os meios necessários para ficar firme na presença de Deus.

Deus nunca se esquece dos seus. Através do profeta Isaías, o Senhor nos dá a certeza de que nunca se esquecerá do seu povo. O profeta usa a figura da mãe para exemplificar a profundidade do amor de Deus em relação ao seu povo (49:15). Jamais seremos esquecidos ou desamparados. Assim, não há razão para nos sentirmos rejeitados. 

O caminho para a cura está em crermos que Deus se importa conosco, apesar das nossas imperfeições, Ele nos ama profundamente. Antes de sermos concebidos no ventre materno, fomos gerados no coração de Deus (Sl 139). Por fim, um fator é determinante para que você vença o sentimento de rejeição e o complexo de inferioridade: querer vencê-los. 

A Deus toda glória.

 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário