Total de visualizações de página

domingo, 9 de julho de 2017

JESUS O CAMINHO SIMPLES - 5) NASCENDO NA FAMÍLIA

Quando uma criança nasce, ela é recebida com toda a alegria por sua nova família. Ela é ansiosamente aguardada. O enxoval é cuidadosamente preparado. Todos querem participar. A chegada de uma criança é motivo de festa e seus parentes se sentem orgulhosos pelo novo membro da família. Daqui para a frente, todos se empenharão para que ela cresça e se desenvolva feliz.

Da mesma maneira, quando nascemos de novo através do batismo (leia João 3:1-7), nós encontramos uma família maravilhosa e cheia de amor nos esperando. Esta família é conhecida como igreja. Vamos conhecê-la?

O que é a Igreja?


A palavra igreja é derivada do termo grego ekklesia, que significa a comunidade daqueles que foram chamados para fora, ou seja, chamados a sair do mundo (sistema moral) e servir a Deus (fazer parte do Reino de Deus).
"Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz [pureza, amor, alegria, justiça, paz etc.]". Leia 1 Pedro 2:9,10.

Lugar de Identidade


Na igreja encontramos nossa identidade. Quem é você? Em Cristo nos tornamos raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. Na igreja sabemos quem somos. Somos o povo de Deus. Andamos em direção a Deus procuramos a sua semelhança e a sua vontade.

Objetivo de vida


Na igreja encontramos nosso objetivo de vida:
"...para anunciar as grandezas dAquele que [n]os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".
Eis o nosso objetivo de vida: proclamar a bondade e a graça de Deus aos homens. Assim nos tornamos representantes de Deus aqui neste mundo.
"Portanto somo embaixadores de Cristo, em nome de Cristo, como se Deus estivesse fazendo seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus" (2 Coríntios 5:20).
Na igreja nos tornamos a voz de Deus aqui neste mundo. Que objetivo de vida pode ser mais nobre do que este?

Direção de vida


Na igreja encontramos uma direção de vida: Das trevas para a luz. É assim que vivemos agora. Vivemos na luz. Somos o sal, ou o tempero, da terra e a luz, que indica o caminho, do mundo (leia Mateus 5:13-16). Devemos viver de acordo com a grandeza de nosso chamado,
"...de maneira sensata, justa e piedosa" (leia Tito 2:11-14).

Comunidade de Amor


A igreja é uma comunidade de amor, a família de Deus. Por isso ela deve manifestar o dom supremo de Deus, o amor. A igreja de Jesus Cristo é uma comunidade de amizade e companheirismo, onde todos trabalham em favor uns dos outros. Os membros desta família compartilham de tudo: de suas necessidades, angústias e alegrias, enfim, de tudo. Leia Atos 2:41-47:
"...tinham tudo em comum".
Leia também 1 Coríntios 12:26:
"Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele".
A igreja é o modelo de família e comunidade que todos nós buscamos.

Será que você já pode responder a esta pergunta: "Quem é você"?

O Corpo de Cristo


A igreja é o corpo de Cristo. Que significa isso? Leia 1 Coríntios 12:12-16. Depois de ressuscitado, Jesus Cristo voltou para o céu onde está intercedendo por nós. Mas Ele ainda continua neste mundo fazendo a sua obra, salvando os homens de seus pecados. Mas, como Ele pode estar aqui? Através do seu corpo aqui na terra, que é a igreja. Se você está na igreja, você é um membro do corpo de Cristo. Segundo 1 Coríntios 12:13
"...em um só corpo todos nós fomos batizados."
Você tem uma função, assim como os membros de seu próprio corpo.
"Ora, ainda assim como o corpo é uma unidade, embora tenham muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo assim também com respeito a Cristo" (1 Coríntios 12:12).
Nosso corpo é constituído de muitos membros. Temos olhos, boca, braços, etc., e cada um tem sua própria função e é necessário.

Fora do Corpo não há vida


Um corpo pode viver sem um braço ou uma perna, mas uma perna não pode viver sem o corpo. Qualquer membro que for tirado do corpo morrerá imediatamente.

Assim também, como membros do coro de Cristo, precisamos estar ligados a seu corpo; senão, morremos.

Leia as palavas de Jesus em João 15:1-18:
"Se alguém não permanecer em mim, ,será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados no fogo e queimados" (verso 6).
A partir do momento em que nascemos de novo pelo batismo, temos um compromisso com a igreja e precisamos dela para conservar aquilo que recebemos de Deus. Portanto, aquele que abandona a igreja está "pecando contra Deus" (leia Hebreus 10:23-26).

Qual igreja?


Há tantas igrejas no mundo! De que igreja se deve participar?

É verdade que existem muitas igrejas no mundo, mas não foi assim na época do Novo Testamento. Quando Cristo veio ao mundo, Ele prometeu estabelecer uma só igreja, a dEle. Leia as palavra de Jesus em Mateus 16:18:
"...edificarei a minha igreja".
Esta é única igreja que encontramos na Bíblia, e é para esta que você deve ir. A igreja de Jesus Cristo não é católica, nem protestante, nem qualquer denominação que existe. É apenas a igreja da Bíblia, sem denominação.

Vamos ver algumas características dela:
  • Foi comprada por Cristo com seu próprio sangue (Atos 20:28).
  • Seus membros são simplesmente cristãos ou discípulos de Jesus Cristo (Atos 11:26).
Esta é a única igreja que encontramos na Bíblia e a única igreja da qual devemos fazer parte.

Na sua cidade?


Talvez você não saiba,mas esta igreja pode existir em sua cidade. Ela existe em quase toda parte do mundo. Está viva e trabalhando para ensinar o Evangelho aos homens.

Se ela ainda não existe em sua cidade, temos boas notícias. Existem muitos cristãos dispostos a ajudá-lo a iniciá-la.

Conclusão


Ao terminar este estudo, a nossa família espiritual aguarda ansiosamente por sua decisão. Peça a Deus que o oriente e o ajude a receber a salvação através de Jesus Cristo, o único e suficiente Senhor e Salvador.

➫ Nota: Esse estudo é composto por 5 capítulos. Para melhor compreensão, não deixe de ler os anteriores na sequência. Seguem os links: 

[Fonte: CBB - Círculo Bíblico Brasileiro - Encontrando a paz e a esperança em Jesus por meio das Sagradas Escrituras]

A Deus toda glória.
 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário