Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de julho de 2017

JESUS CRISTO O CAMINHO SIMPLES - 2) SEPARAÇÃO


É comum em nossas estradas acontecer acidentes tais como queda de barreiras, desmoronamentos, batidas, etc., que bloqueiam a passagem de veículos por algum tempo. Ninguém vai, ninguém vem. Também em algum ponto de nosso relacionamento com Deus, algo bloqueou a passagem de maneira que Deus se tornou incomunicável: 
"Mas as vossas iniquidades [pecados] fazem separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para não vos ouça" (Isaías 59:1,2).
Somos separados de Deus, por causa de nossos pecados. Esta é a grande barreira que nos tem separado de Deus: o nosso pecado. 

O que significa "pecado"? 


Pecar é desobedecer à vontade de Deus. É sair fora do plano original de Deus para nossa vida. 

Pecar é ignorar a vontade de Deus ou ainda recusar-se a procurá-lO e obedecê-lO. Isso é pecado: 
"Porque o pecado é a transgressão [desobediência] da lei [vontade de Deus]" (1 João 3:4). 
Nosso alvo deve ser encontrar a Deus e conhecer sua vontade para nossa vida. Quando não caminhamos nesta direção, estamos em pecado! 

Como (quando) pecamos? 


Pecamos de maneira ativa quando fazemos aquilo que Deus não aprova. Sabemos, por exemplo, que Deus odeia a mentira 
"Abomino e detesto a mentira" (Salmo 119:163). 
Então, quanto mentimos, estamos pecando ativamente contra Deus, contrariando diretamente sua vontade. Conhecemos muitos pecados que ofendem a Deus, tais como: ódio, injustiça, adultério, bebedeiras, palavrões, discórdias, inveja, idolatria, feitiçaria e coisas semelhantes e/ou correlatas, os quais podem nos impedir de entrar no reino de Deus: 
"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus" (Gálatas 5:19-21).
Você já pecou ativamente contra Deus?

Por outro lado, podemos também pecar de maneira passiva quando deixamos de fazer aquilo que Deus aprova. Sabemos. por exemplo, que Deus nos ensina a amar o próximo. Leia Romanos 13:9: 
"Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."
Então quando deixamos de amar, estamos pecando passivamente contra Deus, contrariando diretamente a sua vontade. Leia também Tiago 4:17: 
"Portanto, quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado".
Sabemos de muitas coisas que Deus espera de nós. Quando não correspondemos a sua expectativa, então estamos pecando. Você já pecou passivamente contra Deus? 

Por quê? 


Por que pecamos? Por causa do egoísmo, que é a origem do pecado. Pecamos quando satisfazemos nossos desejos egoístas. Leia Tiago 1:13-15: 
"Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça [desejo ou ganância], quando por esta é arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte." 
Morte espiritual é o homem separar-se de Deus. Há desejos bons, justos e necessários. Estes, quando satisfeitos nos trazem alegria e felicidade. Porém, quando satisfazemos os nossos desejos egoístas, ruins e injustos, trazemos para nós tristeza, infelicidade e morte (separação de Deus). 

Quem? Eu? 


Quem é pecador? Eu não roubo, não mato, não tenho vícios. Sou pecador? Esta não é uma pergunta difícil de responder, não acha? Se a humanidade se acha no estado em que se encontra agora, então temos que admitir que é verdade o que a Bíblia ensina: 
"Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3:23). 
Sim, todos os homens são pecadores. 
"Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não nem um sequer" (Romanos 3:19b). 
Todos somos pecadores. Todos. Ter uma boa moral, boa conduta, é sem dúvida uma grande e preciosa virtude. Ajuda-nos em nossos relacionamentos e contribui para uma sociedade mais humana e justa, mas, ainda assim, continuamos pecadores e carentes da misericórdia de Deus. Aquele que reconhece esta verdade não está longe do Reino dos Céus. Leia o texto em Lucas 18:9-14 e veja o significado da história do publicano.

Consequência do pecado 


Quando desobedecemos às leis de trânsito, recebemos uma multa. quando se comete uma "falta" em uma partida de futebol, existe uma penalidade. Se cometermos um crime, iremos a julgamento e receberemos uma sentença para cumprir. Da mesma forma, o pecado tem também as suas consequências temporais e eternas. Tantas são as consequências do pecado, que abordaremos somente as mais importantes. 

1) Morte 


A Bíblia ensina que 
"o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23), 
e ainda: 
"A alma que pecar, esta morrerá" (Ezequiel 18:20). 
Podemos morrer de duas maneiras: 
  • a) fisicamente, 
"o corpo sem o espírito é morto" (Tiago 2:26),
e, 
  • b) espiritualmente, por causa do pecado, 
"Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados" (Efésios 2:1). 
Morte significa separação. Assim, quando morremos fisicamente, nosso espírito se separa do nosso corpo, e quando morremos espiritualmente, a separação é entre nós e Deus. Este é o resultado de nosso pecado: ficamos separados de Deus ou mortos espiritualmente. Assim ficamos privados das bênçãos espirituais enviadas por Deus. 

2) Condenação eterna 


Viver separado de Deus aqui nessa terra já é uma consequência terrível. O mais triste ainda é que esta separação se arrastará por toda a eternidade. 
"Isto acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do alto, com os seus anjos poderosos, em meio a uma chama flamejante. Então Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor. Eles sofrer]ao a pena da destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da glória do seu poder" (2 Tessalonicenses 1:7b-9). 
Se insistirmos em viver no pecado, seremos banidos (expulsos) da presença de Deus por toda a eternidade. O que poderia ser mais triste do que isso? 

3) Inimizade com Deus 

"Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4).
O pecado escraviza o nosso corpo. 
"Livremo-nos de tudo que nos atrapalha e do pecado que que nos envolve" (Hebreus 12:1). 
Enfim, o pecado e suas consequências deve ser o nosso grande alvo. Mas como fazê-lo? 

Oração 


Senhor, reconheço o pecado em minha vida. Sei quanto mal ele me tem feito. Preciso de sua amizade, Senhor. Não quero viver no pecado. Ajude-me, em nome de Jesus. Amém. 

Conclusão 

Quem poderá nos livrar do pecado? 


Depois de estudarmos sobre o pecado e identificá-lo em nossa vida, ficamos imaginando: será que estamos definitivamente condenados? Quem poderá nos ajudar: Quem poderá nos livrar? 

Certamente, nenhuma esperança haveria se fôssemos deixados à nossa própria sorte. Nenhum preço, nenhuma fiança nos livraria da condenação eterna. 
"Pois que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou o que o homem poderá dar em troca de sua alma?" (Mateus 16:26). 
O que poderíamos oferecer a Deus como compensação por nossos erros? 
"Pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre" (Salmo 49:8). 
Persiste, então, a pergunta: "Quem poderá nos livrar da condenação do pecado?" O profeta Isaías escreve 700 anos de Cristo: 
"Viu que não havia ajudador algum, e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve" (59:16). 
Sim, o próprio Deus é quem nos providenciou um salvador. Ele mesmo é quem fez o pagamento do resgate por nós, Jesus Cristo, 
"o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos" (1 Timóteo 2:6). 
Embora tenhamos nos desviado de Deus, Ele continua nos amando e esperando nosso arrependimento. Por isso enviou um substituto para receber a morte em nosso lugar. A esperança está em e se chama Jesus.

[Fonte: CBB - Círculo Bíblico Brasileiro - Encontrando a paz e a esperança em Jesus por meio das Sagradas Escrituras]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário