Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2016

FÉ SÁBIA OU FÉ EMOCIONAL, QUAL É A SUA?

O bispo Edir Macedo, líder-fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) é reconhecido como o "criador" do conceito doutrinário chamado de Fé inteligente, que consiste em uma fé mais racional. Dadas as devidas proporções (eu o respeito, mas tenho inúmeros pontos de discordâncias doutrinárias com ele), coaduno com algumas das coisas que ele ensina sobre isso, entretanto, ao invés da fé inteligente, eu prefiro o conceito da Fé sábia (sabedoria é superior à inteligência). 

Todo inteligente é sábio? 

Se eu dissesse que não vocês iriam achar estranho? 


Pois bem, vamos ao desenrolar da idéia. Você conhece um médico inteligentíssimo, com especializações pelo mundo afora, PHD em algum assunto cabeludo, ótimo profissional, com um grande número de pacientes (e outros tantos na fila de espera), ótimos diagnósticos, bons conselhos... mas FUMA! 

Sabe aquele tipo, faça o que eu falo mas não faça o que eu faço? Pois é, o cara é inteligente, mas não é sábio, pois sabe que faz mal e mesmo assim continua a fazer aquilo que o envenena. Deixe-me esclarecer, esse texto não é contra os fumantes (apesar de que, convenhamos, fumar é mais que uma burrice, pois os burros não fumam). É só para ilustrar a diferença entre sabedoria e inteligência. 

Hummm! Não fui feliz? Ok, continuemos... Uma nutricionista renomada, mas come gordura trans, se empaturra de doces e alimentos cheios de química e conservantes... e é gorda. É inteligente mas não é sábia. 

Sabedoria no dicionário é: 

sf (sabedor+ia1) 1 Qualidade de sabedor; erudição. 2 Grande soma de conhecimentos. 3 Conhecimentos filosóficos e científicos. 4 Totalidade dos conhecimentos adquiridos. 5 Aplicação inteligente dos conhecimentos. 6 Caráter do que é dito ou pensado sabiamente. 7 Conduta orientada de acordo com o conhecimento daquilo que é verdadeiro e justo. 8 Grande circunspeção e prudência; juízo, bom senso, razão, retidão. 9 Discernimento adquirido pelas experiências de uma longa vida: A sabedoria dos anciões. 10 Teol Conhecimento inspirado das coisas divinas e humanas [grifos meus]. 

Para mim de nada vale ser somente inteligente se não tivermos um pouquinho de sabedoria, o que mais achei interessante foi o discernimento adquirido pelas experiências de uma longa vida... é os mais velhos devem sempre ser respeitados, pois a única vantagem que eles têm é que chegarem antes de nós, e muitas vezes não damos o devido respeito. 

Saber o caminho é uma coisa, percorrer o caminho é outra coisa bem diferente. 

Pois bem, voltemos aos tipos de Fé. 

A Fé sábia trata da fé que pensa, calcula avalia, raciocina e, então, decide. A sábia contraria a fé emocional que age segundo os sentimentos do coração. Nesse caso, ela decide na base da empolgação momentânea. Este tipo de fé é pura emoção; é a mesma que leva muitos a se frustrar com suas más escolhas pela "fé". 

Muitos lamentam: Casei pela "fé" no amor que pensei ter por ele/ela. Hoje, vivo um pedacinho do inferno, mesmo crendo em Jesus. A fé sábia ensinada pelo Senhor Jesus diz respeito ao uso da razão ao invés do coração. Leia com atenção: 
"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que acabar 
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: 'Este homem começou a edificar e não pôde acabar'. 
Ou qual rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?  
De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. Assim, pois qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:28-33). 
A fé emocional é irracional, é carnal e vem do coração e da alma, mas a fé sábia é racional e vem do nosso espírito, pois nasce do Espírito Santo. Deus é espírito. O nosso espírito se liga com Deus. 

A árvore se conhece pelos frutos. Como estão os seus frutos? Apodrecidos? Você se conforma com eles? 

O simples amor (na dimensão humana) alimenta a alma da pessoa, mas alma é diferente de espírito. Não basta amar e não ter fé. Lembra Jesus com Pedro? 
"Assim, após tomarem o desjejum, Jesus questionou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes outros?' 
Respondeu ele: 'Sim, Senhor, Tu sabes que te amo.' Jesus o encarregou: 'Cuida dos meus cordeiros.' 
Outra vez Jesus lhe perguntou: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Ele afirmou: 'Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo.' Jesus lhe confiou: 'Pastoreia as minhas ovelhas.…" (João 21-15:16 - Versão King James Atualizada).
A Jesus não bastou o simples argumento do amor, pois ao negá-lo o próprio Pedro já havia demonstrado que este não era suficiente.

Alma é coração, sentir, emoção, corrupta, enganadora. O Espírito se alimenta da Palavra de Deus, ele nasce do Espírito Santo. Atitudes, razão e inteligência. Prevalece sobre o erro, encontra recursos para faze-lo.

Quem nasce do Espírito vence todos os problemas (é de Deus!). Você é de Deus, você nasceu da vontade de Deus. 

Adorar a Deus em Espírito é reconhecer a grandeza de Deus em tudo o que Ele faz na sua vida. Olhe para trás na sua vida e confira tudo o que Ele já te fez! Esta é a Fé sábia que onde gera a adoração que agrada a Deus (aquela, em espírito e e em verdade)! 

A fé é a coisa mais preciosa, vale a pena negar-se a si mesmo e não perder a fé. 

Você está vivendo uma vida indefinida, sem se recuperar e não voltou às primeiras obras do Evangelho? Você precisa de coragem para assumir o caráter do Senhor Jesus: conservar a comunhão com o Senhor Jesus através da Fé sábia vale muito a pena. 
"O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo" (João 3:6,7). 
Convencido na fé, significa que você só sabe em sua mente e em sua alma, que você é de Deus, bem diferente da geração de frutos em sua vida, obra do Espírito. Dar frutos pode, mesmo que você ainda não os esteja dando, busque-os. 

Pare, pense e reflita sobre a sua situação: só fui convencido na fé? Se sim, agora preciso da Palavra de Deus para que o Espírito Santo prevaleça. Eu preciso da comunhão com o Espírito de Deus e o meu espírito através da Palavra de Deus, eu creio que Deus me ama e não me chamou para o Evangelho à toa! 

Conclusão 


Saia da fé apaixonada: que é a fé emotiva, enganadora, fé da alma e fé do coração, pois o resultado é negativo e encontre recursos para vencer qualquer situação através do Espírito, que vem da Palavra de Deus, do Espírito Santo, ela é espiritual, não é emocional e muito menos passional, é fé racional, Fé sábia e você só faz tudo aquilo que é bom! 

Nasça de novo espiritualmente e receba o poder do Santo Espírito de Deus em seu espírito, você terá uma vida completamente nova que gerará em seu interior a Fé sábia.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário