Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2016

DEVOCIONAL - 2: O SOL E A LUZ NA CRIAÇÃO

"No entanto, Deus é rei desde sempre, é ele quem realiza vitórias na terra. O dia é teu, é tua a noite; criaste a luz e o sol. Não ignores o rugido dos opressores, o alvoroço dos que se erguem contra ti, e destrói-os para sempre!" - Salmos 74:12, 16, 23 (Versão King James Atualizada)
Uma das supostas discrepâncias atribuídas pelos céticos à narrativa da criação de Gênesis é o fato de que já havia luz no primeiro dia da criação, embora o sol não tenha sido criado até o quarto dia daquela primeira semana.

É, entretanto, interessante observar que a moderna cosmologia, profundamente enraizada no evolucionismo, não encontra problema em conceber a luz antes do sol. De acordo com sua reconstrução especulativa da história cósmica, a luz foi produzida na explosão Big-Bang [A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (✫1904-✟1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (✫1894-✟1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.] por eles imaginada há mais de 20 bilhões anos atrás, enquanto que o sol teria evoluído somente nos últimos 10 bilhões de anos.

Assim, mesmo tencionando destruir a consistência da narrativa de Gênesis, eles são forçados a retornar aos conceitos ali propostos. A luz, de algum modo, teve que ser "preparada" antes que o sol e outros corpos luminosos pudessem dela se utilizar para iluminar a vastidão do universo. O fato de que a luz é uma entidade independente desses corpos celestes é um dos mais notáveis "insights" (compreensão ou solução de um problema pela súbita captação mental dos elementos e relações adequados) científicos da Bíblia.

Neste salmo, o salmista pede ao Criador que livre seu povo dos que desejam destruir a genuína fé no Senhor dos céus e da Terra (v. 23). Nosso Deus, entretanto, que estabeleceu e controla as energias básicas do cosmos e suas manifestações na Terra, está sempre atento, pronto para derrotar seus inimigos e estabelecer seu povo para sempre (v. 12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário