Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2016

DEVOCIONAL - 5: DADA POR INSPIRAÇÃO

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações." - 2 Timóteo 3:16, 17 (Versão King James Atualizada)

Estes versículos são o que temos de mais definitivo de todos acerca da inspiração da Bíblia. Ela explicitamente repudia todos os falsos conceitos que o homem tem concebido para escapar dessa doutrina vital.

Ela repudia a teoria humanista que afirma terem sido os escritores dos textos sagrados inspirados pelo mesmo tipo de sentimento que inspiram outros grandes escritores do passado e do presente. Também não encontra guarida aqui a teoria de que a Bíblia "contém" a Palavra de Deus, estando mesclada com os elementos da época e com os pensamentos de seus autores e que, nesse caso deveríamos saber separar a mensagem do seu envólucro e dos seus acréscimos.

Contra todas estas formas espúrias de se considerar o texto bíblico, a passagem apresentada nos declara de modo contundente a inspiração verbal das Escrituras, sua origem completa e divina. A Bíblia é o manual que o Criador nos deixou para que pudéssemos viver segundo os propósitos da criação, e quando compreendemos essa verdade, entramos na posse do instrumental, do conhecimento e da sabedoria capazes de nos conduzir à maturidade plena da vida cristã.

Conclusão


O presente século é caracterizado por ceticismo, racionalismo, materialismo e outros "ismos" sem conta. A Bíblia, em meio a tais sistemas, sempre sofre grandes ameaças. Até há pouco tempo, a luta do diabo visava destruir o próprio Livro, mas vendo que não conseguia isso, mudou de tática e agora procura perverter a mensagem do Livro. Seitas e doutrinas falsas proliferam por toda parte coadjuvadas pelo fanatismo e ignorância prevalecentes em muitos lugares. Nossa crença na Bíblia deve ser convicta, sólida e fundamental; não deve ser jamais um eco ou reflexo dos outros.

Deus é o único que pode ter sido o autor da Bíblia, porque:


a) Homens ímpios jamais iriam produzir um livro que sempre os está condenando.

b) Homens justos e piedosos jamais cometeriam o crime de escreverem um livro e depois fazerem o mundo crer que esse livro é obra de Deus.

c) Os judeus - guardiães da Bíblia, jamais poderiam ser os autores dela, pois ela sempre condena suas transgressões, pondo seus defeitos a descoberto. Também se eles tivessem podido mexer nela, teriam apagado todos esses males, idolatrias e rebeliões contra Deus, nela registrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário