Total de visualizações de página

domingo, 19 de abril de 2015

OS DO CAMINHO



"E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, e os conduzisse presos a Jerusalém."
Atos 9:2
Em nenhum lugar da Bíblia é dito que a vida do cristão seria fácil e que seu roteiro é dado com muita antecedência. Quando Deus chama seus filhos para uma obra, não lhes dá um mapa detalhado do caminho que vão seguir, mas o que Deus diz claramente é que Ele chama os seus filhos para exercitar a fé e aprender [e também apreender] da Palavra que sai de sua boca.

O Senhor espera do homem confiança. A mesma confiança que Abrão mostrou ao sair da sua terra e da sua parentela, indo para uma terra que Deus iria lhe mostrar. À primeira vista, talvez, isso não nos pareça um grande feito; mas humanamente falando, a ordem divina significava que Abrão iria largar sua família e uma cidade extremamente avançada para os padrões da época. De acordo com a arqueologia moderna, Harã tinha teatros, praças, saunas públicas e até sistema de saneamento (saneamento era um dos grandes problemas enfrentados naquela época) - mas eis que Deus lhe aponta o deserto. Imagine a reação da família de Abrão ao ser informada da mudança! E que mudança... Ele deve ter sido duramente criticado por resolver trocar o certo pelo duvidoso.

Deus escreve certo por linhas certas


"Quem me segue não andará em trevas, pelo contrário, terá a luz da vida", disse Jesus em João 8:12. Todo crente deveria saber de antemão que os caminhos do Senhor são retos e seguros, porque foram traçados por Ele mesmo. Andando neles, o justo permanece firme e em paz. Daquilo que não compreende, deveria saber que terá um dia a explicação; não deveria procurar fugir das dificuldades, e sim, aceitá-las como disciplina do Pai celeste para instruí-lo. Saber-se dentro da vontade de Deus, em comunhão com Ele, é o que lhe bastaria.

Na maioria das vezes, o cristão age com teimosia diante de Deus. Falta-lhe confiança; o futuro parece-lhe inseguro. Por isso, busca seus próprios interesses dificilmente procura ter genuína comunhão com o Senhor. Tais falhas podem na verdade impedir o desenvolvimento de uma relação íntima com o Senhor. E é isso que o impede de usar seus filhos para sua obra.

Muitas vezes,o Pai não nos conduz pelo caminho que nos parece mais curto. Ele sabe guiar pelo deserto o povo redimido por tão grande preço e dirigi-lo seguramente por meio do Espírito Santo. O caminho de Israel para a terra prometida poderia ser feito de maneira mais curta à beira-mar. Mas sabendo das circunstâncias (Êxodo 13:17, 18), Deus, com seu imenso amor e cuidado, levou seu povo por uma rota diferente. Resta aos seus apenas confiar e ser dirigido pelo Senhor.

"Eu te ensinarei o caminho que deves seguir", registra o Salmo 32. Eis o segredo do repouso, da paz e do sucesso espiritual: ficar nos caminhos de Deus, segui-lo passo a passo. Quando o cristão permanece nessa atitude, o maravilhoso plano de Deus se desvenda em toda a clareza de seu amor, o qual conhece o fim desde o começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário