Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de abril de 2015

OS "ENIGMAS" DE ENOQUE, MOISÉS E ELIAS; AFINAL, PARA ONDE FORAM, ONDE ESTÃO?

Alguns "enigmas" registrados na Bíblia dão pano para mangas nas rodas de discussões dos crentes de todas as denominações. Cada grupo interpreta tais supostos enigmas conforme suas conveniências e contextos doutrinários. Assim, costuram uma enorme - e interminável - colcha de retalhos que causam a maior confusão, alimentam o proselitismo e causam divisão na Igreja. O que falta na verdade é estudo das Escrituras Sagradas. Uma análise mais apurada dos textos bíblicos revelam detalhes que impediriam tanta confusão, pois o grande problema é a interpretação dos textos. 

O que fazem? Espiritualizam tudo e ignoram fatos naturais que são em muitos casos, o cerne para o entendimento do que se lê. É exatamente nos casos que listarei abaixo. Por anos a fio ouvimos - e, pior, acreditamos - em narrativas e pregações que na verdade nada tem de verdade nessas passagens, que, ao serem extraídas de seus contextos e sem se atentar aos detalhes, alimentam uma avalanche de equívocos teológicos.

A "trasladação" de Enoque


Vamos ver a história de Enoque desde seu nascimento.

"Jarede tinha cento e sessenta e dois anos quando o seu filho Enoque nasceu.  
Depois disso Jarede viveu mais oitocentos anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com novecentos e sessenta e dois anos de idade 
Quando Enoque tinha sessenta e cinco anos, o seu filho Matusalém nasceu.   
Depois disso Enoque viveu em comunhão com Deus durante trezentos anos e foi pai de outros filhos e filhas 
Enoque viveu trezentos e sessenta e cinco anos. 
Ele viveu sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu, pois Deus o levou."  
Gênesis 5:18-24 [NTLH]
Onde está está escrito que Enoque estava vivo quando Deus "o levou" (ou "o tomou para si", em outras traduções)? Onde está a suposta trasladação? Em lugar nenhum! Como outros na Bíblia que andaram em comunhão com Deus, Enoque... também MORREU!!! E está na Bíblia. São os "detalhes" aos quais sempre chamo a atenção.  "tomar para si" aqui é uma das formas de linguagem para morte. Entretanto... 


"Foi pela fé que Enoque escapou da morte. Ele foi levado para Deus, e ninguém o encontrou porque Deus mesmo o havia levado. As Escrituras Sagradas dizem que antes disso ele já havia agradado a Deus." 
Hebreus 11:5 [NTLH]


"-E agora, sr. Leonardo, saia dessa! Explique essa controvérsia aí." É relativamente fácil de sair dessa e me explicar, caríssimo leitor. Observe que o capítulo 11 da epístola aos hebreus é a chamada Galeria da Fé, onde estão listados os homens e mulheres que por sua fidelidade e comunhão com Deus alcançaram por meio da fé a salvação eterna que foi conquistada pelo sacrifício vicário de Jesus Cristo na cruz do calvário. Se todos os outros morreram, porque com Enoque seria diferente? Não foi diferente. Vamos ao detalhe? Veja:  "...Enoque viveu em comunhão com Deus durante trezentos anos; Ele viveu sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu, pois Deus o levou... ele foi levado para Deus (...), As Escrituras Sagradas dizem que antes disso ele já havia agradado a Deus. " O detalhe aqui foi o fato de Enoque ter tido comunhão com Deus, ou seja, de não ter cedido à corrupção que algum tempo depois culminou no dilúvio, no qual os destaques foram Noé e sua família. 

Não que Enoque tenha sido levado ao Senhor especificamente para ser salvo do dilúvio. Não é nada disso. A morte da qual Enoque escapou não foi a morte física e sim a morte espiritual, pois é essa quem separa o homem de Deus por toda a eternidade. O texto está afirmando que Enoque tinha garantida a sua salvação futura. Por mais espiritual que possa ser a interpretação de Enoque ter sido levado vivo "para o céu", ela vai contra todo o contexto bíblico da salvação e da ressurreição.

Para terminar, veja o versículo 13 de Hebreus 11: 


"Todos esses [Esses quem? Abel, Enoque, Noé, Abrão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os santos profetas, citados anteriormente.] morreram cheios de fé. Não receberam as coisas que Deus tinha prometido, mas as viram de longe e ficaram contentes por causa delas. E declararam que eram estrangeiros e refugiados, de passagem por este mundo." [NTLH]

A "ressurreição" de MOISÉS 


Vamos ver o que está escrito: 

"Assim Moisés, servo do Senhor Deus, morreu na terra de Moabe, conforme o Senhor tinha dito. Deus o sepultou ali, num vale que fica em frente da cidade de Bete-Peor. Até hoje ninguém sabe onde ele foi sepultado. Moisés tinha cento e vinte anos quando morreu, mas ainda enxergava bem e tinha boa saúde. Ali nas planícies de Moabe os israelitas choraram a morte de Moisés trinta dias, até terminar o tempo de luto." Deuteronômio 34:5, 6 [NTLH]
Bem, que Moisés morreu é fato. O problema está no fato de ninguém "até os dias de hoje" saberem onde ele foi sepultado. Pois bem, vamos aos detalhes. Todo o capítulo 34 de Deuteronômio sobre a morte de Moisés e seu legado espiritual deixando claro o quanto ele viveu segundo os propósitos traçados por Deus em relação a ele. O que não passar desapercebido de jeito algum é que, se houve luto por parte do povo (v 6) é porque a morte foi constatada. 

Entretanto, o versículo 5 diz que foi o próprio Deus que sepultou o corpo de Moisés em algum lugar lá no vale da cidade de Bete-Peor. Se há algum enigma é o lugar onde ele foi sepultado, que até hoje ninguém descobriu e, certamente, não encontrará, pois, a exemplo de Enoque, "Deus o tomou para si."



Mais adiante, em Josué 1:2, Deus disse: “Moisés, meu servo, é morto.” O próprio Deus confirma a morte de Moisés e,  ao que eu saiba, nenhuma passagem bíblica afirma a ressurreição de Moisés. Se para você é importante saber onde estão os restos mortais dele, pergunte a Deus. Foi ele o "coveiro", só Ele então sabe onde está a cova. E, caso você descubra, não precisa me contar, pois eu não estou nem um pouco interessado em saber.

"Redemoinho air lines"



E a inusitada viagem aérea de Elias com destino ao céu é outra história há tempos sustentada por um sem número de crentes. Contudo, Elias nunca - Isto mesmo, nunca! - foi para o céu como se prega e como muitos acreditam e. se isso realmente aconteceu, Jesus seria um baita mentiroso, pois foi Ele mesmo quem disse que nenhum homem foi ao céu:

"Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu." João 3:13 [NTLH]. 
Pois bem, voltemos ao Elias. Segundo as Escrituras Sagradas, todos os homens devem morrer: "Cada pessoa tem de [= 'deve', indicando uma condição para] morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus." Hebreus 9:27 [NTLH]. Assim, o profeta Elias não poderia ser uma exceção à regra - nem Jesus foi!. Precisamos entender exatamente o que aconteceu quando houve a separação entre Elias e Eliseu. Vamos lá então:

"E assim foram andando e conversando. De repente, um carro de fogo puxado por cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias foi levado para o céu num redemoinho." 2 Reis 2:11 [NTLH]
Vamos aos detalhes:

1) Elias não subiu num carro de fogo, conforme também já foi ensinado. O objetivo do carro de fogo foi apenas separar Elias de Eliseu. Foi um mover sobrenatural concernente com o contexto espiritual do profeta. Elias foi transportado "para o céu" [para os ares], num redemoinho. Mas, para o céu espiritual? É certo que não! Caso fosse, repito, Jesus mentiu pra nós!

2) O redemoinho é formado por deslocamento de ar. É lógico, portanto, que Elias não saiu da atmosfera terrestre, pois fora desta, não há ar, e muito menos, redemoinho. E aqui não há como espiritualizar. É usar a lógica mesmo. O que houve foi uma combinação de um agir sobrenatural do Senhor - o carro de fogo, tendo como agente ativo um fenômeno natural - o redemoinho. Afinal, se Deus quisesse "levar" Elias para o céu, não precisaria usar um redemoinho para isso. Conclui-se que o profeta Elias simplesmente foi transportado pelo redemoinho do lugar onde se encontrava para um outro lugar, AINDA no planeta terra.

Tanto é que, depois que Elias foi arrebatado pelo redemoinho, os filhos dos profetas vieram a Eliseu e sugeriram fazer uma busca na região a fim de encontrá-lo. Uma iniciativa como esta revela-nos que eles não acreditavam e nem ensinavam que poderia haver uma trasladação “espiritual” ao céu, apesar de Eliseu ter visto Elias sendo transportado por um redemoinho. Para uma análise cuidadosa, preciso transcrever o texto bíblico deste episódio, que está em 2 Reis 2:15-17:

"Os cinquenta profetas de Jericó viram isso e disseram:
— O poder de Elias está com Eliseu!
Então foram encontrar-se com ele, ajoelharam-se diante dele e disseram:
— Nós que estamos aqui somos cinquenta homens fortes. Deixe que vamos procurar o seu mestre. Talvez o Espírito do Senhor Deus o tenha carregado e deixado em alguma montanha ou em algum vale. — Não! Vocês não devem ir! — respondeu Eliseu. Mas eles insistiram, até que ele mudou de ideia e deixou que fossem. Os cinquenta foram e durante três dias procuraram Elias por toda parte, porém não o acharam.Então voltaram a Jericó, onde Eliseu estava esperando. Eliseu disse:
— Eu não falei para vocês não irem?" [NTLH]

Esses cinquenta caras devem ser iguais a muitos hoje em dia que, não se contentando apenas com o que está escrito, ficam atrás de "mistérios", de "enigmas"... Eliseu sabia que houve um mover sobrenatural e o narrou segundo o que viu. E o que ele viu? O carro de fogo separando Elias e o redemoinho o elevando às alturas (que indica posicionamento espiritual). No entanto, a Bíblia confirma que Elias NÃO subiu ao céu, pois cerca de 10 anos depois de seu "arrebatamento", ele enviou uma carta a Jeorão, rei de Judá. Isto prova que ele estava vivo no planeta terra e estava acompanhando o desenrolar dos fatos. Ao detalhe aqui vou eu:
"Aí o profeta Elias escreveu a Jeorão uma carta, na qual dizia o seguinte: 'É isto o que diz o Senhor, o Deus do seu antepassado Davi: Você não seguiu o bom exemplo do seu pai, o rei Josafá, nem do seu avô, o rei Asa...'" 2 Crônicas 21.12 [NTLH]
Quando Elias foi trasladado, Josafá era rei de Judá (2 Reis 3:7). Quando Elias escreveu a carta, o rei de Judá era Jeorão, filho de Josafá. Pergunto: onde estava Elias quando mandou a carta? No céu? Claro que não! Ele estava em algum lugar, aqui na terra, sendo protegido por Deus. Para nós, está claro que o tempo de seu ministério havia findado e que ele estava farto das perseguições, razão porque Deus passou o trabalho dele para Eliseu. Elias apenas saiu de cena por meio deste traslado, o que passa longe de ter ido pro céu e viver lá, hoje. Isso não estaria em linha com o contexto das Escrituras

Na transfiguração, Moisés e Elias estiveram lá com Jesus?



Cerca de uma semana depois de Jesus claramente dizer aos Seus discípulos que iria sofrer, ser morto e ressuscitar de volta à vida (Lucas 9:22), Ele levou Pedro, Tiago e João a um monte para orar. Enquanto orava, Sua aparência pessoal foi transformada em uma forma glorificada, e as suas vestes tornaram-se brancas deslumbrantes. Moisés e Elias apareceram e falaram com Jesus sobre a Sua morte que aconteceria em breve. Pedro, sem saber o que estava dizendo e sendo muito medroso, ofereceu-se para organizar três abrigos para eles. 


Sem dúvida isso é uma referência aos estandes utilizados para celebrar a Festa dos Tabernáculos, quando os israelitas habitavam em cabanas por sete dias (Levítico 23:34-42). Pedro estava expressando um desejo de permanecer naquele lugar. Quando uma nuvem os envolveu, uma voz disse: "Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam a ele!". A nuvem se levantou, Moisés e Elias tinham desaparecido e Jesus estava sozinho com os discípulos que ainda estavam com muito medo. Jesus advertiu-lhes a não contarem a ninguém o que tinham visto, pelo menos até depois de sua ressurreição. As três narrativas deste evento são encontradas em Mateus 17:1-8, Marcos 9:2-8 e Lucas 9:28-36.


Sem dúvida, o propósito da transfiguração de Cristo em pelo menos uma parte de Sua glória celeste foi para que o "círculo íntimo" dos discípulos adquirisse uma maior compreensão de quem era Jesus. Cristo sofreu uma mudança drástica na aparência a fim de que os discípulos pudessem vê-lo em Sua glória. Os discípulos, que só o conheciam em Seu corpo humano, tinham agora uma maior percepção da divindade de Cristo, embora não pudessem entendê-la completamente. Isso lhes deu a garantia de que precisavam após ouvir a notícia chocante de Sua morte próxima.

Vamos aos detalhes. Simbolicamente, o aparecimento de Moisés e Elias representava a Lei e os Profetas, únicas referências espirituais que os discípulos tinham. Entretanto, a voz de Deus do céu - "Ouçam a Ele!" - mostrou claramente que a Lei e os Profetas deviam dar lugar a Jesus. Aquele que é o novo e vivo caminho está substituindo o antigo; Ele é o cumprimento da Lei e das inúmeras profecias no Antigo Testamento. Além disso, em Sua forma glorificada eles tiveram uma breve visualização da Sua glorificação e entronização vindoura como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Os discípulos nunca esqueceram o que acontecera naquele dia na montanha e sem dúvida essa era a intenção. João escreveu em seu evangelho: "Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.” Pedro também escreveu: “De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: ‘Este é o meu filho amado, em quem me agrado’. Nós mesmos ouvimos essa voz vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo" (2 Pedro 1:16-18). Aqueles que testemunharam a transfiguração deram o seu testemunho aos outros discípulos e incontáveis milhões através dos séculos.


Conclusão



"Jesus respondendo disse:
— Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus! " Mateus 22-29 [NTLH]

Nenhum comentário:

Postar um comentário