Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de abril de 2015

OS 7 "MISTÉRIOS" DA BÍBLIA

“Quando oramos, falamos com Deus. Quando temos a Sagrada Escritura, Deus é que fala conosco.” A frase é do bispo Isidoro de Sevilha (560 – 636 d.C.), considerado um dos mais importantes teólogos medievais, e retrata muito bem o status que adquiriu a Bíblia. Apesar de seu nome ser usado no singular, o significado original em grego é “livros”. Isso porque a obra reúne, na realidade, 66 escritos, produzidos durante 1.600 anos e por 40 diferentes autores, desde humildes agricultores e pescadores a renomados reis. Sem ela, o mundo não seria o mesmo. Foi a Bíblia que trouxe as bases das três grandes religiões monoteístas: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Ao se transformar na publicação mais lida e distribuída no mundo, sendo traduzida para mais de 2.400 línguas e dialetos, também moldou a cultura e os valores da sociedade, vendo a liberdade de consciência de expressão.

Mesmo diante de tamanha importância, são muitas as dúvidas que ainda cercam os relatos bíblicos. Milhares de estudos e artigos já foram publicados sobre os mais diversos trechos e acontecimentos descritos no livro, mas eles continuam resistindo como fonte de não poucas polêmicas. Tudo bem, alguém pode culpar Martinho Lutero, João Calvino e os demais reformadores protestantes e seus ensinos de livre interpretação das Escrituras como a razão para tantas opiniões diferentes. Mas convenhamos: compreender por que um Deus tão bondoso permite o sofrimento e ainda manda matar ou entender o que significam todos aqueles estranhíssimos seres e eventos registrados no Apocalipse não é nada fácil.

"Os 7 'Mistérios' da Bíblia"


Vou fazer uma série de artigos com sete das mais discutidas questões sobre a Bíblia nos últimos tempos. A série terá a seguinte sequência: 
1) Os grandes eventos e milagres aconteceram mesmo ou não passam de mitos? 
2) As profecias do Apocalipse são literais? 
3) O que acontece com a pessoa quando ela morre? 
4) Deus mandou matar? 
5) A Lei foi abolida? 
6) Deus criou o diabo? 
7) O que é blasfêmia contra o Espírito Santo? 

O debate é bastante diversificado. Na discussão histórica, a dúvida é se eventos fantásticos como o dilúvio universal, a Arca de Noé, a abertura do Mar Vermelho aconteceram ou são apenas simbólicos. Por outro lado, e analisado um assunto bastante prático, apesar de tantas vezes metafísico: segundo os textos bíblicos, o que acontece com a pessoa quando ela morre? E aí, nem o inferno escapa. Se você O imaginava como um lugar embaixo da terra, onde enormes labaredas de fogo se misturam a forte cheiro de enxofre e para onde vão as almas dos maus logo após seus falecimentos, pode ter uma enorme surpresa.

Encontrar as respostas exige tempo, estudo, oração e, claro, atuação do Espírito Santo. Mas a recompensa de conhecer um pouco mais da Palavra de Deus vale qualquer esforço. Como explicou certa vez o teólogo presbiteriano Francis Schaeffer (1912-1984): “Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que qualquer um, até a maioria, está errado.” 

Até a primeira parte da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário