Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de abril de 2015

OS 7 "MISTÉRIOS" DA BÍBLIA - 7) O QUE É BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO

Chegamos ao final da série de artigos "Os 7 'Mistérios' da Bíblia", onde me propus a "desvendar" 7 [das inúmeras] questões acerca da Bíblia Sagrada. São perguntas que causam polêmicas em suas interpretações e que, se não forem respondidas à luz da própria Bíblia, sob a orientação do Espírito Santo, ou farão com que elas se perpetuem ou podem levar a atalhos que nos desviem do Caminho da Verdade: JESUS! 

Fechando a série vou responder a uma pergunta feita por muitos cristãos, afinal, o que é a blasfêmia contra o Espírito Santo, o único pecado imperdoável? Será que eu já o cometi, mesmo sem saber?

Certa vez, enquanto expulsava demônios, Jesus fez uma advertência que até hoje causa temor em muitos que leem as Sagradas Escrituras. Ele alertou as pessoas para que se prevenissem contra o “pecado que não tem perdão”. Muitas teorias já foram elaboradas para tentar descobrir o que ele quis dizer com essa expressão. Há quem fale em suicídio, adultério ou na rejeição da mensagem do Evangelho. Mais recentemente, os pentecostais passaram a usar o termo para advertir aqueles que não aceitassem suas línguas e profecias. 

Entretanto, não há base bíblica para essas suposições. Primeiro, a pessoa deve ficar calma: se é crente em Cristo Jesus e está preocupado se, por ventura, já cometeu esse tipo de pecado, pode estar certo de que nunca o praticou, pois tal preocupação expressa temor, sentimento advindo do próprio Espírito de Deus em atuação no espírito humano.

A quem Jesus estava se referindo?


Nas palavras do próprio Jesus, o pecado imperdoável é a blasfêmia contra o Espírito Santo. “Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens, mesmo as blasfêmias contra o Filho do Homem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno”, disse ele em Mateus 12.22 a 32. É fundamental que façamos uma análise de todo o contexto do capítulo de 12 do evangelho de Mateus para que não tiremos conclusões apressadas.

Jesus estava se referindo especificamente aos judeus, ali representados pelos fariseus. Era um prenúncio profético da rejeição dos judeus ao Messias prometido, ou seja, o próprio Jesus, a quem eles, os judeus, não receberam, não aceitaram como o messias. Ou seja, Jesus não se referia, não se dirigia à Igreja e sim à Israel (Mt 12:15-21). Por qual motivo Deus iria deixar sua Igreja correndo o risco de cometer um erro com tamanha punição sem revelar em que consiste tal erro? "Pegadinha" não é coisa de Deus. Ele é claro e evidente em seus propósitos.

"Matando a charada"


O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo? A rejeição a Jesus e sua obra redentora, realizada através da atuação direta do Espírito Santo! Basta ler Mateus 12:22-30. Ao rejeitar o poder de Deus em Jesus através do Espírito Santo, Israel estaria cometendo blasfêmia, pecado que só poderia ser perdoado, se o pecador fosse convencido por quem? Pelo Espírito Santo: "Quando o Auxiliador [o Espírito Santo] vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus." - João 16:8 [NTLH]. Logo, não tem perdão porque não se arrependerão de seu pecado, visto que jamais sentirá o desejo de confessá-lo.

Uma questão de fé


Enfatizando para não deixar dúvidas - Para entender melhor esse pecado é preciso lembrar aquelas que seriam as tarefas do Espírito Santo no mundo. Segundo Jesus, além de ensinar e lembrar os crentes, ele convenceria o homem a respeito do pecado, da justiça e do juízo divinos. Porém, como completou Paulo, se o indivíduo não dá ouvidos ao Espírito, pode chegar ao ponto de entristecê-lo e apagar sua influência (Efésios 4:30 e 1 Tessalonicenses 5: 19). E há pontos tão distantes de Deus que não permitem mais o retorno. Eles chegam quando surge uma contínua e deliberada rejeição contra o testemunho do Espírito em toda sua obra. Sem perceber, a pessoa rejeita e se opõe ao único recurso que pode levá-la ao arrependimento, ao perdão e a uma mudança. Com isso, seu coração torna-se endurecido e sua consciência, insensível. Sem arrependimento e confissão, ela ficará longe de Deus até o fim. Por isso, o perdão torna-se impossível. A nós, como Igreja, cabe vigiar o tempo todo para que não percamos a caríssima comunhão que hoje podemos ter com o Deus Pai, pela obra expiatória de Jesus Cristo e sob o mover dinâmico do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário