Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de abril de 2015

PESSOA FEDORENTA... SERÁ QUE SOU UMA?

Você já esteve em algum lugar onde o mau cheiro predominava (tipo peido no elevador)? Como se sentiu estando lá? Ou então conversou com uma pessoa que tinha mau hálito? Quanto tempo você conseguiu ficar perto dela? E uma pessoa com "cecê" em um dia de calor intenso, dentro de um ônibus lotado? E aquele cheiro horrível de chulé no quarto? Tenho certeza de que foi  muito difícil aguentar o fedor e, por mais que você tenha se esforçado para permanecer, aquela situação deve ter sido difícil e tornou-se marcante.

Quando as pessoas mais próximas apontam seus defeitos, é preciso ficar atento


Assim, como nesses exemplos, muitas pessoas estão exalando um péssimo odor por meio de suas atitudes e, com isso, têm distanciado pessoas que as amam. Vivem reclamando aos quatro cantos de tudo e de todos. São explosivos e tratam os colegas no trabalho e as pessoas que os cercam com rispidez e indiferença. E assim se mostram incompletos, infelizes e insatisfeitos.

Quem aguenta conviver com uma pessoa que tem os comportamentos citados acima e outros piores? Ninguém. Tanto que aqueles que estão ao redor de uma pessoa assim agem como se estivessem em um ambiente fedido: se afastam.

Se sentindo ainda mais incompreendido, algumas pessoas, às vezes, nem percebem o porquê têm distanciado as pessoas. Existem comportamentos que denigrem a nossa imagem, mas muitas vezes não nos damos conta. Somente pessoas que nos amam e se importam conosco se dão ao trabalho de nos dizer uma verdades.

O dever de exalar o bom perfume


Quando as pessoas mais próximas comentam alguns defeitos nossos tenha certeza de que estamos exalando uma essência ruim por meio de nossos comportamentos. Geralmente as outras pessoas com as quais convivemos mostram - seja verbalmente, seja por sinais - o que as tem afastado. Ficar arrumando justificativa ou causadores para os nossos atos não resolve a situação nem fará com que nos tornemos uma pessoa completa.

Segundo um estudo feito pela Escola de Psicologia no Centro Interdisciplinar (IDC, na sigla em inglês) em Herzliya, Israel, a gentileza é um dos principais pontos de atração para as pessoas. Devemos ser mais carinhosos e preocupados com os outros. Será que temos sido gentis? Ou o tempo e os problemas nos levaram a ser uma pessoa amarga? Não podemos esperar que os outros mudem para que melhoremos nossas reações. Se tivermos um bom perfume, todos vão querer estar perto de nós e saber o que nos faz ser tão agradáveis.

No dos outros...


Então, paremos e analisemos que comportamentos ruins têm nos prejudicado e as pessoas ao nosso redor. Que tal, à partir de agora, tirar um tempinho para fazer uma lista de comportamentos que achamos feio nos outros? Ao fazer esta listinha, iremos começar a observar o que nós mesmos andamos fazendo e vamos começar a trabalhar nisso e ficar mais alerta.

A partir disso, perceberemos o que precisa transformar para que nos tornemos uma pessoa agradável. Será que é o nervosismo, a impaciência, a timidez, a arrogância, a inconveniência? Não sei o que é, mas sempre há o que melhorar. É claro que há coisas que não mudam de uma hora para outra, mas precisamos ficar praticando, nos policiando, até que o novo comportamento se torne parte de nossa natureza de uma vez por todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário