Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

DANÇANDO PRA DEUS

Meu objetivo neste artigo não é entrar na polêmica sobre a licitude ou não do uso da dança como manifestação de louvor e adoração na igreja evangélica. Em uma rápida pesquisa no site de procuras Google é possível encontrar um número enorme de estudos e matérias, todos com muita base bíblica, "provando" ser lícito e ilícito se dançar na igreja. 

Não entrarei na polêmica e apenas apresentarei, sempre buscando o indispensável equilíbrio, o meu entendimento sobre o tema. Para isso, lanço mão de 2 versículos das epístolas paulinas, que se contextuam entre si: "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. (...) Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."  Romanos 11:36; 1 Coríntios 10:31 

Ou seja, você dança para o Senhor? "Então, dance, dance... Dance! Deixe o Espírito mover, dance. O Espírito de Deus se move em você... Dance!"

Conceito e definição de Dança


Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à natureza. 

É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.

O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. 

Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percussão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos.

A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.

Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental.

A dança do ventre, era praticada originalmente por mulheres do Norte de África e da Ásia Ocidental e Meridional. Este tipo de dança tem como característica principal o movimento rítmico dos quadris e dos músculos do ventre. Originalmente, esta dança era parte integrante do ritual de fertilidade, no entanto, hoje em dia é apenas uma dança sensual.

Existem vários tipos de dança, como dança de rua, funk, kuduro, hip hop, zumba, zouk, samba, bolero, tango (...) que são tipos de dança folclóricas contemporâneas. As danças folclóricas são danças específicas de um determinado país e cultura. Existe um número tão grande de danças folclóricas que é difícil conseguir apresentar uma lista completa de todas elas.

Dança clássica


O ballet é uma dança conhecida pela sua beleza, leveza e graça. Encanta o público por combinar a dança, a música, os cenários e os fatos para contar histórias ou criar uma atmosfera particular. Os bailarinos são a parte mais importante desta representação, pois é através do seu virtuosismo e excelência de movimentos e da sua interpretação que eles transmitem à audiência a história que o coreografo quer contar.

A aprendizagem da técnica de dança clássica exige muito empenho por parte dos alunos, para que a evolução seja notória. É um trabalho que exige muita dedicação. É dentro do estúdio de dança que se põem em prática os conceitos básicos da técnica de dança clássica de forma a que os alunos desenvolvam as suas capacidades, progridam nesta técnica e se esforcem para atingir os seus objetivos.

A técnica de dança clássica trabalha a disciplina, a fisicalidade, a musicalidade, a graciosidade, o virtuosismo, a elegância, a coordenação e funciona como exercício físico que promove o bem-estar físico e emocional.

Origem e história da dança


A dança é uma das formas de expressão de sentimentos mais antigas usadas pelo Homem. No período Paleolítico é possível encontrar pinturas de pessoas dançando. Existem também várias pinturas rupestres da Pré-história nas quais aparecem manifestações de danças em roda e em filas.

Nos tempos da Antiguidade, a Bíblia faz referência a várias danças sagradas ou profanas, como o rei Davi (2 Samuel 6:14) e profetas de Baal (I Reis 18:26). No Egito existiam danças fúnebres, danças das colheitas e as danças de culto (em adoração a Osíris, por exemplo).

O cristianismo tentou combater a dança como um ritual de idolatria. Apesar disso, a Igreja não proibiu todas as formas de dança, sendo que algumas danças feitas em procissões eram permitidas.Durante o Renascimento muitas danças populares ficaram mais estilizadas e surgiram escolas de dança artística a partir do século XV.

A dança na Bíblia


Há diferentes palavras hebraicas para esses tipos de dança. A palavra hebraica em Salmos 150:4 é "MACHOWL", que se refere à dança em roda. A palavra foi traduzida como dança em referência à dança em Israel em Sl 30:11; 149:3; Jr 31:13 e Lm 5:15. Esta palavra hebraica nunca foi usada como a dança pagã.

Uma palavra usada para descrever a dança pagã é "CHUWL", que significa “torcer ou rodopiar” (de modo circular ou em espiral), isto é, (especificamente) dançar, contorcer-se em dor (especialmente de parto) ou medo.” Esta palavra é encontrada em 58 versos, mas só é traduzida como dançar em Juízes 21 e 23. Em outras passagens, é traduzida por “angústia” (Dt 2:25), “ferida” (I Cr 10:3), “aflito” (Es 4:4), “trabalho de parto” (Jo 15:20), “sacode” (Sl 29:8), “dolorida” (Sl 55:4), etc. Assim, nunca é usada para descrever a dança em Israel. 

Outra palavra hebraica para dança é "RAQAD". Significa “pisar com força, pesadamente”, isto é “dar saltos ao redor (selvagemente ou por alegria). dançar, pular, saltar, fugir”. É traduzido por “dançar” três vezes, em I Cr 15:29 (dança de David), Jó 21:11 (a dança dos filhos dos perversos) e Is 13:21 (dança dos sátiros). Esta é a única exceção à regra que diferentes palavras hebraicas são usadas para descrever a dança de Israel e a dos pagãos. 

Ainda há a  palavra hebraica para dançar é "CHAGAG". Significa “mover-se em círculos, isto é (especificamente) marchar numa procissão sagrada, para observar um festival; por implicação, estar saltitante: - celebrar, dançar, (observar, guardar) uma festa (num dia santo) solene, andar à roda”. Usado em 14 versos, mas usualmente traduzido por festejar, celebrar. Só traduzido como “dançar” uma vez em 1 Sm 30:16 (dançando com os amalequitas). 

Para finalizar, uma palavra hebraica final traduzida para dançar é "KARAR". Esta é a palavra hebraica traduzida para dançar em 2 Sm 6:14 e 16, descrevendo a dança de David perante o Senhor e não é usada em qualquer outra passagem.

A dança contagiante de Miriã


Vemos a dança presente na Bíblia, como sinal de gratidão a Deus, como no caso de Miriam, dançando com as mulheres de Israel em gratidão ao Senhor pelo Livramento que lhes foi dado. "Então Miriam, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças. E Miriam lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro." Êxodo 15:20-21

Miriam estava tão alegre com Deus, pelo Livramento que foi dado ao povo, que dançava alegremente e ela contagiou as outras mulheres com a sua gratidão ao Senhor. A nossa gratidão é contagiante se estivermos dançando para Deus em forma de gratidão, vamos de certo contagiar quem está a nossa volta. A Bíblia não fala que Miriam pegou o tamboril e chamou as outras mulheres, pelo contrário, diz que as mulheres saíram atrás dela, foram contagiadas. A verdadeira Adoração contagia quem está por perto.

A dança "escandalosa" de Davi


Temos também a situação onde David louva ao Senhor com todas as suas forças.  "E David dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava David cingido dum éfode de linho. Assim David e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas. Quando entrava a arca do Senhor na cidade de David, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei David saltando e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coração." 2 Samuel 6:14-16

David estava comemorando a volta da Arca da Aliança, que simbolizava a presença de Deus, para a sua cidade. A Bíblia fala que ele "…dançava com todas as suas forças… (com intensidade)", ou seja, ele estava dando o seu melhor ao Senhor, era um momento de adoração (entrega) plena ao Pai. Vemos também que o povo acompanhava David na adoração ao Senhor. "...David e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas."

Porém, vemos uma pessoa que, condenou David, pela sua atitude. "...Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei David saltando e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coração." Vem então a pergunta, porque Mical condenou a atitude de David? Será que ele, realmente estava ultrapassando os limites, já que era um rei, poderia portar-se como tal?

Mas, olhando por outro lado, por que é que Mical tinha ficado em casa? Porque não se juntou ao povo para procurar a Arca de Deus? Ela estava de fora da festa de Adoração ao Senhor. Quando alguém fica de fora, ou seja, não acompanha a adoração, esta pessoa pode ser usada pelo inimigo, para atrapalhar quem está adorando. Com críticas e questionamento sem fundamento.

Ritmo equilibrado


Não existe o "ministério de dança" conforme muitos acreditam. A dança é uma expressão de adoração ao Senhor que pode ser feita coletivamente, ou coreografada e individualmente, ou espontânea. Hoje,  praticamente todas as igrejas dispõe de "dançarinos de plantão."

Eu não sou contrário à existência da dança; creio plenamente que o Espírito de Deus tem feito uso desta forma de expressão corporal para honrar e glorificar ao Todo Poderoso. E, quando esta adoração é externada com temor e amor, o nosso espírito em linha com o Espírito de Deus,  alegra-se profundamente ao contemplá-la.

A infidelidade, incredulidade e a consequente falta de santidade de muitos povos (igrejas), impossibilitam o mover do Espírito Santo, resultando em cultos desprovidos da verdadeira unção que alimenta a alma. Para saírem desta situação, lançam mão, copiando, toda sorte de movimento. Esquecem que é o Espírito de Deus que derrama o óleo e estas práticas desprovidas de unção, são inconsistentes, sem valor diante de Deus.

Aos líderes, é preciso ouvir a voz do Espírito Santo, consultá-Lo e conhecer a Sua vontade para a igreja; não tomar decisões segundo a sabedoria e ou entendimento humano. Afinal, a Igreja é do Senhor Deus que enviou o Espírito Santo a edificá-la. Se houver aprovação do Senhor quanto à  dança, alguns pontos devem ser observados pelos que serão ungidos. Estas são características fundamentais para o equilíbrio na prática dessa expressão de louvor e adoração:

1 – Amor a Deus

 “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”.  Mt 22:37

A nossa condição de servos obriga-nos a sermos desprovidos de vontade própria e sujeitos ao domínio integral do Senhor Deus. Isto significa: Primeiro à vontade de Deus e em segundo plano e em conformidade com os princípios divinos, o nosso querer. Esta condição é tão real, que o próprio Jesus, quando homem, submeteu-se por completo aos desígnios do Pai, a direção de Sua vida não estava mais sob seu controle. 

Ele disse: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres”. (Lc 22:42) Esta sujeição incondicional era fruto do grande amor do Senhor Jesus, primeiro para com o Todo Poderoso e também pela humanidade que caminha a passos largos em direção à perdição eterna.

2 – Temor a Deus: coração sábio

“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos. Que o SENHOR seja louvado para sempre!” (Sl 111:10)

Temor a Deus significa que devemos possuir sentimento de reverência e respeito, ao contrário do que pensam alguns, ao associar temor a medo. É inconcebível que vidas impuras, desprovidas de santidade possam tomar lugar no desempenho da obra do Senhor. 

A falta do temor abre brechas através das quais, o maligno infiltra-se e as obras da carne ganham espaço. As pessoas que deveriam ser adoradores tornam-se em “dançarinos”, ávidos pelos elogios, sentem prazer quando são glorificados por fazerem bem as coreografias.

"... Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar?... Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai...” (Jo 5:41,44; 8:54)

Movido pelo amor e temor, Jesus despiu-se da glória celeste, colocando-se apenas como instrumento nas mãos de  Deus, para ser útil ao Reino, Ele dispensou os elogios, veja: “Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas” (Jo 5:41).

3 – Santos e Puros

“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”. (Rm 1:1)

A exemplo de Paulo, somos chamados para fazermos a obra do Senhor Deus, em diversas áreas no Reino. Separados para a honra e glória do  Senhor. Consciente desta condição é preciso que haja uma adequação da vida ao viver definido por Deus. Você foi chamado pelo Espírito Santo para atuar no Louvor? Na Pregação da Palavra? Como líder na igreja?...  Oh graças!  És bem-aventurado!

O mandamento é seja santo! A santidade nos proporciona: 
A oportunidade de comungarmos as mesmas idéias do Senhor. E intimidade profunda com Ele. Quando isto é uma realidade, a nossa alegria é glorificá-Lo com os nossos atos.

Os frutos da carne: “... a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões,  as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas (Gl 5:19-21)." São inexistente na vida que procura ser santa e pura.

Conclusão


Que este artigo leve à reflexão sobre o posicionamento e a motivação diante do  Senhor. A dança é uma expressão que chama a atenção e é preciso ao que atua nessa área na igreja  jamais permita que sentimentos de orgulho, a soberba e a vaidade penetrem em seu coração, roubando o lugar que é exclusivamente do Senhor. 

Se você é ungido a adorar através da dança, faça isto com perfeição (não somente no que tange às técnicas, mas sob o contexto bíblico da maturidade espiritual), com satisfação, renúncia, entrega e com todas as tuas forças (intensamente), para que o Senhor veja e aprove, recebendo como aroma suave a sua adoração. 

Não permita que a carne sobressaia e queira ouvir dos irmãos palavras afáveis; não tome a glória do Senhor para si. Não se contamine com o fermento do mundo e não ceda ao risco iminente da sensualidade. A Deus, pois, seja toda honra, glória, louvor e adoração, sendo no caso específico, através da dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário