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quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

NATAL DAS LEMBRANCINHAS

Ao que parece o tal "espírito natalino" não anda fluindo muito. As previsões do CDL-BH para o consumo no natal desse ano não estão nada boas. Isto porque o belorizontino anda com o orçamento apertado e que por este motivo só irá gastar até R$100,00 com presentes. Roupas, calçados e acessórios lideram as intenções de compras, que serão pagos com dinheiro.

Estes dados sao resultados de pesquisa realizada pela Câmara dos Dirijentes Lojistas de Belo Horizonte, entre 04 e 21 de novembro com 300 consumidores. O levantamento apontou que 45,76% dos consumidores devem reduzir seu consumo nas festividades natalinas, enquanto 24,41% vão gastar mais. 24,07% pretendem consumir na mesma proporção e 5,76% não souberam responder. O principal motivo alegado para a redução do consumo é a intenção de 32,2% dos entrevistados de economizar. Para o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, esse comportamento demonstra a tendência das famílias em tentar poupar recursos para colocar as contas em dia.

As demais justificativas para a diminuição do consumo são: estou endividado (6,1%); tive redução na minha renda (2,37%); o presente que vou comprar este ano é mais barato (1,69%); minha situação financeira piorou (1,36%); estou desempregado (1,02%) e não consegui economizar (1,02%). As razões daqueles que pretendem consumir mais são: minha renda aumentou (10,85%); vou dar presentes melhores (5,42%); vou presentear mais (4,75%); economizei ao longo do ano (2,71%) e as taxas de juros estão menores (0,68%). 
Os altos preços dos produtos também foi um dos motivos para diminuição do consumo. Os consumidores prentendem presentear apenas os pais, irmãos e conjugês. 

A grande maioria dos entrevistados disse ter a intenção de dar pelo menos uma lembrança este ano (87%), aumento de 20 pontos porcentuais em relação a 2013. O principal local de compra será o comércio de rua, depois vem os shoppings centers e seguido pela internet. Já a principal forma de pagamento continua sendo o dinheiro, apesar de ter caído de 57% para 50% entre os dois anos; seguido por cartão de crédito parcelado e à vista, que aumentaram de 16% para 27% e de 9% para 10%, respectivamente; e cartão de débito (de 5% para 2%).

A pesquisa entrevistou pessoas de ambos os sexos e de todas as idades e classes sociais na capital mineira. Segundo o SPC - Serviço de Proteção ao Crédito -, o objetivo do levantamento foi avaliar a intenção de compras no Natal de 2014, mapeando as preferências e percepções dos consumidores em relação aos produtos, preços, forma de pagamento e locais de compra.

Eu, por opção, não comemoro natal (e não tem nada a ver com questões espirituais). Para mim é um dia como outro qualquer e nunca cedi à pressão do consumismo exacerbado da época, uma verdadeira armadilha financeira que coloca as pessoas endividadas já no primeiro mês do ano, uma vez que janeiro já é tradicionalmente, um mês com orçamento pesado para o bolso dos brasileiros. Mas para quem comemora, então é melhor se programar.

Fonte: CDL/BH

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