Total de visualizações de página

domingo, 7 de dezembro de 2014

COMO MANTER A CONSAGRAÇÃO

“Rogo a vocês, irmãos, pelo enorme amor de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1

Esta é uma advertência do Espírito Santo, através do apóstolo Paulo, que nos exorta à consagração pessoal e a uma incessante busca pela santidade de vida. Vivendo em um mundo tão conturbado, misto e permissivo como este, com certeza isto não é fácil, mas, Jesus Cristo, em sua infinita sabedoria, já nos havia alertado antes sobre as perturbações (tanto internas, quanto externas) pelas quais passaríamos aqui (Jo 116:33; 17:14-21; 2Co 4.8-12), o nosso consolo é saber que nEle, em todas as coisas, somos mais que vencedores (Ro 8:7).

O fato é amados, que não temos alternativas ou opções que se oponham a esta. TEMOS QUE NOS CONSAGRAR AO SENHOR EM TODO O TEMPO. Quando nos envolvemos no Ministério, então, aí é que o negócio fica ainda mais estreito. Satanás – o inimigo de Deus – não cessará de tentar nos tirar desse propósito. Estaremos em luta direta com o império das trevas para promovermos o Reino de Deus. Se não perseverarmos e levarmos avante esse propósito de consagração das nossas vidas ao Senhor, nos tornaremos, consequentemente, alvos fáceis do inimigo.

Seja qual for a área ministerial na qual participemos na obra de Deus, temos uma enorme responsabilidade espiritual diante dEle. O Espírito Santo – que sente ciúmes de nós (Tg 4:5 – Explicando o ciúme conforme o contexto bíblico: Já ouvi algumas pessoas dizerem que “não concordam” que “Deus sinta ciúmes”, pois esse sentimento é “humano e carnal”. Vejamos. No dicionário, ciúme é posto como um sinônimo para zelo (Alguém discorda que Deus seja zeloso?) E zelo é cuidado. Se pensarmos em nossa natureza humana, é fácil constatar que sentimos ciúmes das coisas as quais zelamos. Um objeto, uma pessoa, um relacionamento. Mas, muitas vezes nós homens não temos controle de nossas ações, e transformamos o zelo em um sentimento doentio, por vezes nocivo. Com certeza não é o caso do ciúme que o Espírito sente por nós, como destacado no versículo citado, o que não cabe, obviamente, comparações ou especulações.) – não nos permitirá uma folga sequer na vigilância, pois é Ele quem nos ajuda nas nossas fraquezas. Mas para que contemos com tão importante, imprescindível e indispensável auxílio, é preciso ter uma enorme comunhão com Ele, para que assim estejamos sensíveis  a Sua voz. Só conseguiremos tal comunhão mantendo nossa consagração pessoal. Não podemos dar brechas para que satanás encontre ocasião contra nós.

Como fazer minha consagração pessoal


Esta questão é de cunho particular e individual. Ou seja, é entre mim (você) e o Senhor. Antes de tudo é preciso haver de nossa parte um propósito. Mesmo assim, darei algumas dicas de como podemos fazer para que nos mantenhamos no propósito de consagrar a nossa vida. O mais importante é partirmos do ponto de que NÃO EXISTE SUPER-CRENTE, ou seja, todos dependemos direto da misericórdia de Deus, que é a razão pela qual não somos consumidos (Lm 3:22):

Leitura da Palavra (Sl 119:65-75, 105-112) – Só através da Bíblia Sagrada iremos conhecer o caráter de Deus e seus intentos em relação a nós. Ela é alimento para nossas almas, tão indispensável quanto a água e o ar. O ser humano não consegue sobreviver sem esses componentes básicos para o organismo, da mesma maneira o cristão não sobrevive sem a Palavra de Deus, que deve ser nossa única regra de fé e prática. Sendo assim, se não adquirirmos o hábito de ler, meditar e praticar a Palavra diariamente seremos um forte candidato ao declínio espiritual.

Prática da Palavra (Tg 1:19-25) – Ler a Bíblia não é o suficiente. É preciso também praticá-la. No mundo secular existem diversas pessoas influentes nos meios de comunicação que conhecem a Palavra de Deus, sem, contudo, praticá-la. O próprio satanás a conhece bem e foi usando-a que tentou vencer a Jesus no deserto e foi com ela que o Mestre o venceu (Mt 4:1-11; Mc 1:12,13; Lc 4:1-13) e a diferença é que o inimigo a conhecia e não a praticava, Jesus a conhecia e a praticava integralmente.  É imprescindível que apliquemos em nos todos os preceitos registrados nas Sagradas Escrituras, pois só assim solidificaremos nosso testemunho diante dos homens, dos anjos e dos demônios.

Jejum e oração (2 Cr 7:14) – Estes são exercícios espirituais que somados aos dois itens anteriores nos transformam em uma verdadeira bomba atômica com efeito arrasador no império das trevas. O crente que não pratica estes exercícios (principal e essencialmente a oração), não conseguirá manter-se consagrado ao Senhor. Lembrando que o jejum é uma das maneiras de mortificarmos a carne e seus desejos e não para ser usado como “moeda de troca” com Deus. Meus jejuns NÃO TÊM poder de salvar, libertar ou fazer nada para quem quer que seja a não ser por mim mesmo.

Manter a mente purificada (Fp 4:8) – Purificar a mente através da purificação dos olhos (Mt 6:22, 23), dos lábios e da língua (Tg 3:1-12) e, consequentemente, de todo o corpo (1 Co 3:16, 17; 6:15-20; 2Co 4:16).

Estas são dicas que se colocarmos em prática conseguiremos manter nossa consagração pessoal. Vamos começar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário