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domingo, 28 de dezembro de 2014

3º ACIDENTE AÉREO COM VOOS NA MALÁSIA EM 2014

Viajar de avião na Malásia virou um exercício de extrema coragem. O ano de 2014 não foi nada bom para aviação na Indonésia. Um avião da Malaysia Airlines, um Boeing 777, caiu na Ucrânia oriental, enquanto cobria a rota entre Amsterdã e Kuala Lumpur, no dia 17 de julho. Todos as 298 pessoas a bordo da aeronave morreram. Mas o acidente mais misterioso, foi também com um boing 777,  no dia 08 de março, o voo MH370 da mesma companhia, com 239 pessoas a bordo sumiu dos radares. Desde este dia, ninguém sabe até hoje  o que aconteceu e o caso está se tornando um dos maiores mistérios da história da aviação. O que se tem sobre esse acidente são apenas hipóteses teóricas, algumas, inclusive, tão absurdas e lunáticas que não mereciam crédito algum. Conheça abaixo 10 hipóteses para o desaparecimento.

1. Explodiu no ar: O avião teria explodido em pleno voo. Se fosse verdade, os destroços deviam estar no mar na região do último contato, o que não aconteceu.

2. Queda no mar: para mim, esta é a teoria mais provável. E se caiu no mar, tem de haver destroços. O impacto do avião com a água deve ter despedaçado o mesmo, e várias partes de um avião boiam na água, como os acentos. Como o oceano é gigantesco, eles presumiram que o local onde deveria estar quando sumiu e concentraram suas buscas naquela região. Só que nada foi encontrado até o momento.

3. Tornou-se Invisível ou desapareceu no ar: Esta teoria é sensacional. Deborah Dupre escreveu no Examiner levantou esta hipótese. O avião poderia ter desaparecido ou tornado-se invisível por meio da utilização de uma avançada tecnologia, eletrônica, que vem sendo desenvolvida, em vários países, no campo dos armamentos. É uma idéia interessante, considerando que das 239 pessoas à bordo daquele vôo 20 são (ou eram) pessoas envolvidas exatamente com a chamada tecnologia para fins de defesa de ponta eletrônica aeroespacial, nas já antevistas, guerras eletrônicas.

4. Queima de arquivo: No avião existiam 20 ou mais pesquisadores altamente capacitados que trabalhavam com tecnologia de ponta. Essas 20 pessoas eram figuras importantes no cenário das tecnologias de última geração, todas trabalhavam para uma mesma empresa: a corporação Freescale Semiconductor, Inc.  A Freescale Semiconductor, Inc confirmou essa informação: dos vinte, doze residiam na Malásia e oito, na China. E não estavam envolvidas somente com E-WARFARES - Guerras eletrônicas. Em aspecto amplo, lidam com a chamada energia de RF - Radiofrequência em um espectro de aplicações muito mais amplas. 

5. Ataque terrorista: dois iranianos embarcaram com passaportes falso. Isso levantou a suspeita de atentado terrorista. Mas é provável que não.

6. OVNIs: Um OVNI teria sido detectado em radar nos momentos próximos ao sumiço do avião. Os que defendem essa teoria lunática, afirmam que o vôo 370 da Malásia pode ter sido levado por extraterrestres. 

7. Pousou em uma remota ilha do oceano índico: A sugestão é baseada na análise dos dados de radar apresentada pela agência de notícias  Reuters, indicando que a aeronave não estava voando de forma "cega" em direção ao noroeste. Citando fontes não identificadas que "estão familiarizadas" com a investigação, a Reuters reportou que seja lá quem for que estava pilotando o avião perdido, estava seguindo os pontos de navegação que levariam a aeronave até as Ilhas de Andaman. Os dados do radar não mostram a aeronave sobre as Ilhas Andaman, mas somente uma rota conhecida que levaria até elas, citou a Reuters.

8. Entrou em uma "nuvem eletrônica": Nuvens eletrônicas causam perda temporal e fazem os aparelhos enlouquecerem e foram descritas no livro "The Fog: A Never Before Published Theory of the Bermuda  Triangle Phenomenon" ("A Neblina: uma teoria jamais publicada sobre o fenômeno do Triângulo das Bermudas"),  de autoria de Rob MacGregor e Bruce Gernon,  onde eles contam um relato acontecido com eles. Será que o avião entrou em uma destas nuvens, seus instrumentos enlouqueceram e eles voaram em direção errada? Excelente opção para um roteiro de filme de suspense, bem no estilo hollywoodyano. 

9. Triângulo do Dragão ou Mar do Diabo: muitas pessoas começaram a associar o desaparecimento do avião com o Triângulo do Dragão, que é conhecido como Triângulo das Bermudas do Pacífico. O local é famoso pelo desaparecimento de navios, aviões e submarinos. Será que ele sumiu com mais um avião? Pouco provável, pois a última localização conhecida do avião estava a mais de 2.500 do local.

10. Suicídio: As autoridades também investigaram se o piloto teria derrubado a aeronave numa tentativa de suicídio. 

11. Foi para em uma base controlada pelo Talibã: À época suspeitou-se que  o Capitão Zharie Ahmad Shah, piloto do Voo 370, fosse cúmplice do sequestro da aeronave, falou-se que a mesma poderia estar numa base controlada pelo Talibã, no Afeganistão. Nada comprovado.

Enfim, o ano está chegando ao fim, e 239 pessoas simplesmente desapareceram nos ares malaios. O fato já tinha saído do noticiário, mas pode voltar com a nova tragédia envolvendo outro voo da Malásia.

Avião desaparece com 162 pessoas na Malásia


Um avião da companhia AirAsia com 162 pessoas a bordo (155 passageiros e sete tripulantes) perdeu contato com as autoridades em terra neste domingo, enquanto sobrevoava o mar de Java após a decolagem de uma cidade provincial na Indonésia com destino a Cingapura. Os dois países lançaram uma investigação imediata e uma operação de resgate, mas ainda não há nenhum sinal do paradeiro da aeronave, mais de seis horas após o seu desaparecimento. O vôo QZ8501 interrompeu o contato com a torre de controle às 7h24m deste domingo, 28 (21h24 de sábado em Brasília), quarenta minutos após a decolagem.

A AirAsia, uma companhia aérea regional de baixo custo, presente em vários países do Sudeste Asiático, disse em um comunicado que o avião desaparecido, um Airbus A320-200, seguia o plano de voo programado. No entanto, antes de perder a comunicação, tinha solicitado um desvio devido às condições meteorológicas, ainda no espaço aéreo controlado pela Indonésia.

“Não ousamos supor o que aconteceu, exceto que ele perdeu o contato”, disse a jornalistas Djoko Murjatmodjo, diretor-geral interino dos Transportes, na Indonésia. Ele acrescentou que a última comunicação entre o controle de tráfego aéreo piloto foi às 6h17 (horário local, 20h17 de sábado no Brasil), “quando perguntou se ele poderia evitar uma nuvem virando à esquerda e subindo até mais de 34 mil pés”. 

O gerente disse que não havia nenhum sinal de socorro do voo QZ8501. Segundo Murjatmodjo, acredita-se que o avião tenha desaparecido em algum lugar sobre o Mar de Java entre Tanjung Pandan na ilha de Belitung, e Pontianak, na parte indonésia da ilha de Kalimantan. Ele também acrescentou que o capitão tinha um número significativo de horas de voo (6.100), e que o primeiro oficial tinha um total de 2.275 horas de voo.

O contato com o aparelho foi perdido cerca de 42 minutos depois de decolar do aeroporto para a cidade de Surabaya, na Indonésia, disse Hadi Mustofa, um funcionário do Ministério dos Transportes, a televisão indonésia “MetroTV”. O Airbus decolou do aeroporto internacional Juanda de Surabaya, no leste da ilha indonésia de Java, às 05h20, e sua aterrissagem estava prevista em Cingapura às 08h30 (22h30 de Brasília).

De acordo com um comunicado da direção da aviação civil de Cingapura, o contato foi perdido no espaço aéreo indonésio, "200 milhas náuticas (350 quilômetros) a sudeste da fronteira entre as regiões de informação de voo de Jacarta e Cingapura". O avião tinha dois pilotos, cinco membros da tripulação e 155 passageiros, incluindo 16 menores de idade e um bebê, informou a companhia em um comunicado. Autoridades indonésias tinham dito anteriormente que a bordo da aeronave estavam 161 pessoas, provavelmente porque não tinham contabilizado a criança.

A companhia aérea informou que entre os passageiros havia seis estrangeiros - três sul-coreanos, um cidadão de Cingapura, um da Malásia e um britânico. Em meio aos seis tripulantes, um era francês. No aeroporto de Surabaya, dezenas de parentes estão sentado em uma sala, muitos deles falando em seus celulares e chorando. Alguns pareciam atordoados.

Com esse terceiro acidente envolvendo voos malaios, são 699 pessoas mortas. Assim, viajar de avião nos céus malaios são uma arriscada aventura. Alguém se habilita?

Fonte: G1 e UOL

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