Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A PEDRA REJEITADA SE TORNA PEDRA PRINCIPAL

“Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento? Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber. Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular [Jó 38: 2–6].

A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra angular; isto procede do SENHOR e é maravilhoso aos nossos olhos [Sl 118:22, 23 (texto repetido por Jesus em Mt. 21:42)].

Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular [Atos 4:11].

Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra angular [1 Pedro 2:6, 7]."

Enquanto eu fazia minha caminhada noturna, o Senhor me trouxe ao espírito essa revelação de Jesus como sendo a pedra angular na edificação da Igreja/Reino. Por causa das distorções heréticas da Maçonaria e dos Mórmons, essa revelação não é muito explanada pela igreja. É uma revelação de Deus para e sobre Sua igreja, negligenciada por causa dos erros alheios. Eu, que não tenho absolutamente nada a ver nem com a maçonaria e nem com o mormonismo, trago este artigo tendo como tema Jesus, a Pedra Angular.

Um estudo mais apurado dessas passagens nos trás a revelação da arquitetura espiritual de Deus nos fundamentos da Igreja de Cristo. É algo de uma perfeição, de um enquadramento matemático. E essa a Igreja Noiva, sem máculas, pois, foi assim, com precisão matemática, que o Arquiteto do Universo (absolutamente nada a ver com conceitos maçônicos) ergueu a Sua Igreja.

A Pedra Angular


Pedra angular (gr. pinnah) – Significa: “canto, chefe ou bastião”, esta palavra é utilizada em duas formas: “canto” de objetos quadrados; e, “canto” de chefe. 

O que quer dizer o seguinte: Quando os construtores iam começar a construção de um prédio – dessa forma foi construído o templo em Jerusalém – eles pegavam duas grandes pedras, a aparelhavam de tal forma a possuírem ângulos perfeitamente retos e precisos, daí uma delas era separada ou rejeitada, e a outra pedra escolhida era colocada como sendo a primeira pedra da construção, da qual, todo o prédio era levantado.

Ao final da obra, aquela pedra que originalmente fora rejeitada, é colocada no topo, no final da construção. Se no caso, dela se encaixar de forma precisa no canto, entre todas as demais, este seria o sinal de que a obra estava perfeita, caso contrário, toda a obra seria rejeitada. Jesus é esta última pedra, aquela que no início fora rejeitada pelos construtores, mas que no final, tornou-se a principal pedra de toda a construção.

As Escrituras revelam o Senhor Deus como o sábio construtor, aquele que mui sabia e poderosamente, estabeleceu os fundamentos da terra e de todo o universo. Ele mesmo se revela como sábio construtor a Jó, para quem faz perguntas relativas ao seu infinito poder, e faz uma revelação importantíssima pois como sabemos, Jó era contemporâneo de Moisés, Deus revela Seu filho, Jesus Cristo, como a pedra angular, nesta construção.

Tomando este texto de forma isolada, ficamos sem autoridade para asseverar isto, mas caminhando por alguns séculos à frente, encontraremos nas Escrituras, a confirmação desta revelação tão maravilhosa. No primeiro capítulo de João, verso 3 temos: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” Agora sabemos que o Senhor Jesus Cristo, é a pedra angular na construção de todas as coisas.

Mas as Escrituras revelam também, que Jesus Cristo foi colocado como a pedra angular de algo ainda maior. Muito maior que o mundo, ou mesmo o universo, Jesus é a pedra angular de algo que prefigura o próprio reino de Deus.

Aqueles homens no qual originalmente haviam recebido a incumbência de apresentar ao mundo o Deus verdadeiro, rejeitaram o fundamento daquilo que eles defendiam até a morte, que eram as leis de Deus. Eles se esqueceram daquela pedra fundamental, e passaram a edificar em cima de outros fundamentos, como a tradição, o preconceito e o orgulho.

Pois bem, Jesus veio ao mundo a fim de revelar a Deus, e estabelecer Seu reino entre os homens, e para isso, Ele, Jesus, deixa clara a necessidade de se destruir o templo – “Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei” – Jo. 2:19 – pois Ele próprio o reedificaria em apenas três dias.

Jesus não falava em termos materiais, Ele não estava falando em termos de construção em si, do templo que durara cerca de 40 anos para ser erguido, mas Ele falava em termos simbólicos.  O povo judeu era um povo orgulhoso pela sua história, ainda que eles se esquecessem do quanto tinham se desviado de Deus. O seu orgulho estava sustentado no fato de terem sido eles, o povo escolhido de Deus para serem o depositário da Sua Palavra (Rm. 3:2), mas eles foram os primeiros a se desviarem dela. 

Jesus lhes falava do orgulho, da vaidade de seus corações e da segurança que tinham em suas tradições, Jesus lhes falava que em apenas três horas tudo aquilo em que eles se orgulhavam e se apoiavam, seria destruído por eles mesmos, e que seriam necessários apenas três dias para se reedificar, não um templo; ou uma organização; ou uma nação; ou uma nova estrutura de leis, normas e condutas, mas o “símbolo” do Reino de Deus sobre a terra. Este que teria a grande incumbência de trazer a restauração de todas as coisas, este símbolo é a IGREJA. Agora, edificados - nós, a Igreja - n’Ele, a Pedra Angular.

A Igreja


A igreja do Senhor Jesus Cristo, em sua origem, foi edificada pelos fundamentos dos primeiros apóstolos e profetas, tendo Cristo como o principal sustentador dessa edificação, cuja formação não era de tijolos ou cimentos, e sim de pessoas que figuradamente são chamadas de pedras vivas em Cristo e que são o Templo Vivo onde Deus quer se mover e habitar.

Enxergando por essa ótica espiritual, da mesma maneira que as pessoas eram figuradamente chamadas de pedras vivas e de templos vivos, assim também são tipologicamente chamadas de IGREJA DO SENHOR ou IGREJA DE CRISTO.

Portanto, quando citamos Igreja do Senhor, não estamos fazendo referência a um templo construído de tijolos e cimentos e sim a todos aqueles que transformaram suas vidas em um Templo Vivo onde Deus se move e habita.

Dizer que a igreja do Senhor foi edificada sobre os fundamentos dos apóstolos e profetas, remete-nos a entender que as primeiras pessoas a serem estabelecidas como igreja do Senhor, foram ensinadas por aqueles que receberam de Deus um comissionamento, um envio, uma autoridade, um direcionamento, um poder e um conhecimento sobre-excelente a respeito da vontade do Pai, e uma autorização para mover-se num nível maior de unção dentro do Reino de Deus.

Portanto foram ensinadas a moverem-se sem temor dentro daquela que era boa, perfeita e agradável vontade de Deus! Esses fundamentos foram lançados pelos primeiros apóstolos e profetas que receberam de Deus a revelação dos modelos celestiais para implantar naqueles que seriam o Templo onde o Espírito Santo iria habitar.

Se a Igreja foi edificada com fundamentos apostólicos e proféticos, ou seja, ensinos e modelos enviados dos céus, de Deus, logo é uma igreja com estrutura, modelos e padrões celestiais, o que a torna, então, em uma Igreja Apostólica e Profética! Sendo assim, é uma igreja que possui um nível de autoridade enviada dos céus para estabelecer os propósitos de Deus para o seu Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário