Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

BRASIL "CAI" NO RANKING DA CORRUPÇÃO MUNDIAL

O Brasil caiu três posições no ranking dos países considerados mais limpos ou livres da corrupção. Não, não é piada. A tabela foi divulgada nesta terça-feira (2) pela ONG Transparência Internacional, com sede em Berlim, Alemanha. O país, que em 2012 ocupava a 69ª posição na tabela que inclui 177 países, agora está em 72º lugar — bem atrás de vizinhos como Uruguai, na 19ª posição, ou o Chile, na 22ª.

O ranking é feito pela ONG por meio de pesquisas com entidades da sociedade civil, agências de risco, empresários e investidores. Pergunta-se qual a percepção que se tem sobre a transparência do poder público. Depois, a tabela é elaborada através de uma pontuação que vai de 100 (menos corrupto) a zero (mais corrupto). O Brasil obteve 42 pontos, o mesmo que Bósnia-Hezergóvina, São Tomé e Príncipe, Sérvia e África do Sul, países que, no ranking, ficam atrás de outros como Botsuana (30ª posição), Costa Rica (49ª), Ruanda (49ª) ou Turquia (53ª). 

Certamente, fatores como o julgamento do mensalão diminuíram a percepção da corrupção em 2013. Mas o que ocorreu não foi suficiente em meio a outros escândalos graves que o Brasil enfrenta, como a máfia dos fiscais, os escândalos dos trens em São Paulo e o propinoduto da Petrobras. Ou seja, o país está estagnado neste quesito.

Sendo assim, não há o que se comemorar e sim do que se envergonhar. A corrupção, infelizmente, pode ser considerada cultural e grassa desde a colonização. Portanto, guardemos os fogos, pois certamente no próximo ranking o Brasil irá recuperar os pontos que perdeu e ganhar mais alguns.

Veja  relação dos países menos corruptos:
1º lugar: Dinamarca e Nova Zelândia
3º lugar: Finlândia e Suécia
5 º lugar: Noruega e Cingapura

Veja a relação dos países mais corruptos:
172º lugar: Líbia
173 º lugar: Sudão do Sul
174 º lugar: Sudão
175 º lugar: Afeganistão, Coréia do Norte e Somália

Os países latinos:
19º lugar: Uruguai
22º lugar: Chile
49º lugar: Costa Rica
63º lugar: Cuba
72º lugar: BRASIL
83º lugar: Peru
94º lugar: Colômbia
102º lugar: Equador
106º lugar: Argentina, Bolívia e México
150º lugar: Paraguai
160º lugar: Venezuela
163º lugar: Haiti

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário