Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de junho de 2016

VENCENDO A ANSIEDADE

25 "Portanto, vos afirmo: não andeis preocupados com a vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as roupas? 26 Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves? 27 Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida? 28 E por que andais preocupados quanto ao que vestir? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. 29 Eu, contudo, vos asseguro que nem Salomão, em todo o esplendor de sua glória, vestiu-se como um deles. 30 Então, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 33 Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo." - Mateus 6:25-30; 33, 34 (Versão King James Atualizada)

  • ansiedade - substantivo feminino = 1. grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia. 2. fig. desejo veemente e impaciente.


A ansiedade está no topo da lista dos grandes males que afligem a sociedade dos nossos dias. Acontecimentos veementes e pavorosos por toda parte, têm levado inúmeras pessoas a se preocuparem demasiadamente com a segurança e o futuro. 

Mesmo entre os crentes em Jesus, há os que se deixam dominar pela ânsia, agitação e medo, anulando a fé em suas vidas.

O Senhor Jesus, em seus ensinos, revelou-nos o caminho para vencermos a ansiedade, demonstrando que o Deus que cuida das aves e dos lírios do campo, é o mesmo que cuida de nós com seu imenso amor. Para tanto, basta tão somente confiarmos nEle e buscarmos­ seu reino e justiça em primeiro lugar.

I – Causas da ansiedade


A psicologia define a ansiedade como um estado emocional doloroso, marcado por inquietude, medo e acompanhado por certo grau de perturbação do sistema nervoso. Algumas de suas principais causas são:

  • 1. Fé vacilante


A fé vacilante em Deus é a principal causa da ansiedade (vv.30-34). Uma fé "fraca" e inconstante pode resultar em uma série de "medos". São sentimentos de grande inquietação ante um perigo real ou imaginário: medo do insucesso, de enfermidades, de rejeição, de perder o emprego, de falência, do futuro, e até da morte (Salmo 39:6; Eclesiastes 4:6; Lucas 10:41; 12:29; 21:34).


  • 2. Cuidados excessivos com a vida



Vejamos os principais:

a) Cuidados com a ascensão social

Querendo ou não, em algumas situações, somos forçados a competir o tempo todo. Na vida profissional, por exemplo, muitos disputam promoções, nem sempre de forma leal. O esforço para se manter em constante ascensão social e profissional é uma das principais causas de ansiedade no mundo moderno.

A inquietação ansiosa de Saul, em razão do sucesso de Davi, trouxe ao rei intensas perturbações e sérios problemas de ordem física, mental e espiritual (1 Samuel 18:7-16).

b) Cuidados com o acúmulo de bens materiais

Muitos compram uma casa pequena hoje, desejam outra maior amanhã, depois uma mansão, e mais tarde um castelo (Provérbios 15:16; 30:15). Segundo a Bíblia, "não há fim" para o trabalho dos homens e "nem os seus olhos se fartam de riquezas" (Eclesiastes 4:8). Contudo, somos admoestados pelo Senhor a vivermos uma vida piedosa e cheia de contentamento (Lucas 3:14; Filipenses 4:11; 1 Timóteo 6:6-8).

Infelizmente, muitas igrejas vivem pregando sobre a prosperidade material, e isso, acaba transformando-se em uma armadilha na vida do cristão, e indo contra tudo que o Senhor Jesus nos ensinou (Lucas 3:11)

II – O Estresse como consequências da ansiedade

  • 1. A ansiedade conduz ao estresse


Estresse é o resultado de um conjunto de reações orgânicas e psíquicas do organismo humano quando exposto a estímulos como provocação, irritação, medo, etc. Esta doença afeta milhares de pessoas em todo o mundo, inclusive os crentes e seus líderes. 

Moisés, Elias e Paulo, experimentaram certo nível de estresse em seus ministérios (Êxodo 18:18; 1 Reis 19:3-4; 2 Coríntios 1:8), mas, pela graça de Deus, em tudo foram vencedores (Romanos 837).

a) Causadores de estresse

Entre as causas mais comuns destacam-se: excesso de trabalho, mudanças drásticas na vida (divórcio, perda de emprego, morte de um ente querido), tensões prolongadas decorrentes de problemas familiares, hábito constante de estar se culpando e achando-se indigno perante o Senhor (Salmo 73; Provérbios 24:19-21; Eclesiastes 2:22-23).

b) Sintomas do estresse

Os sintomas mais frequentes são: estafa, fraqueza, dificuldade para raciocinar e memorizar, desânimo, enfermidades, perda da libido, depressão, alteração do apetite, desânimo, inclusive para orar e ler a Palavra de Deus. 

Contra esses males leia: Salmo 37:5; Salmo 90:17; Salmo 91; Mateus 11:29-30; Filipenses 4:6-7,11-13. 

Além das debilidades físicas, a ansiedade e o estresse alimentam pensamentos negativos, drenam a energia da pessoa, reduzindo sua produtividade e capacidade de tomar decisões sensatas. 

O crente, entretanto, é admoestado a pensar no que é verdadeiro, a crer e a viver a paz de Deus (João 14:1,27; Filipenses 4:7-8).

III – Como evitar a ansiedade


A ansiedade não terá lugar em nossas vidas quando dermos prioridade a Deus, especialmente nas seguintes situações:

  • 1. Diante das finanças


A Bíblia afirma que Deus deve estar em primeiro lugar também em nossas finanças (Mateus 6:19-34). Portanto, devemos evitar a avareza e a busca desesperada pelos recursos deste mundo (1 Timóteo 6:6-11). 

As riquezas que acumulamos nesta vida são perecíveis e passageiras, mas as que ajuntamos no céu são perenes (Mateus 6:19-20; Lucas 12:16-21). 

Por isso Jesus nos alertou: "onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mateus 6:21). 

Os bens materiais e a prosperidade são dádivas divinas (Eclesiastes 5:19 cf. 3:13;1 Timóteo 6:17).

O que a Palavra de Deus condena é o materialismo avaro que cativa suas vítimas a este mundo, fazendo-as desprezar o Reino de Deus (Mateus 13:21-22; 2 Timóteo 4:10).

  • 2. Diante das necessidades cotidianas


Segundo Mateus 6:25-32, não precisamos nos preocupar sobre o que iremos comer, beber ou vestir. Tal inquietação é infrutífera (v.27), inadequada para o crente e sinônimo de incredulidade (vv.31-32). O Senhor se apraz em suprir todas as nossas necessidades (2 Coríntios 8:9; Efésios 1:3; Filipenses 4:19).

  • 3. Diante do trabalho para o Senhor


Deus deve estar acima do trabalho que realizamos para Ele mesmo. A Palavra afirma: “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça” (v.33), isto é, as realidades celestiais deverão vir à frente das terrenas. 

Aqui temos uma verdadeira escala de valores: o corpo vale mais do que seu vestuário, a vida vale mais do que a comida que a sustenta (vv.25-32), e acima das coisas terrenas, está o Senhor, Todo-Poderoso. 

Entregue a Cristo a direção e o controle total de sua vida, e desfrutarás do seu onipotente e eterno cuidado (Romanos 8:32; 2 Coríntios 9:8-11).

IV – Como vencer a ansiedade


O que fazer quando estamos ansiosos? Em suma, devemos pedir a Deus que nos dê sua paz (João 16:33; Filipenses 4:6-7; 1 Pedro 5:7) e nos conceda sabedoria para fazermos o que é certo ao resolvermos os problemas que nos afligem (Tiago 1:5-6). Ademais disso:

  • 1. Seja fiel a Deus e não cobiçoso


As riquezas deste mundo, sem a bênção e a sabedoria divina, contaminam nossa vida com a cobiça (Mateus 6:22-23; Lucas 11:34-36; 1 Timóteo 6:6-11; Hebreus 13:5), inquietações e incertezas (Eclesiastes 5:12; Lucas 18:25; 1 Timóteo 6:17). 

Todavia, a fidelidade a Deus enriquece o justo em todos os seus caminhos (Provérbios 10:6; 28:20). Creia que Deus é suficientemente poderoso para fazê-lo prosperar em todas as coisas (Efésios 3:20-21; 2 Coríntios 9:8-11).

  • 2. Confie na provisão divina (Mateus 6:30-34)


Deus não apenas conhece nossas necessidades primárias (Mateus 6:11,25), mas nos socorre nas angústias e tribulações (Salmo 40:1; 46:1; 107:28-30; 2 Coríntios 1:3-4). Ele é poderoso "para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos" (Efésios 3:20 – ARA). 

Creia que o Senhor "é galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11:6), e "não é injusto para se esquecer da vossa obra e do trabalho de caridade que, para com o seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos santos e ainda servis" (Hebreus 6:10). 

O Senhor jamais se esquece dos seus filhos (Isaías 49:15; Hebreus 13:5). Seus olhos e ouvidos não estão cerrados à nossa oração (Isaías 59:1; 65:24).


Conclusão


Nosso maior anseio deve ser a presença de Deus e a busca de seu Reino (Salmo 42:1; 130:6). Não se preocupe com as demais coisas! Descanse no Senhor! Coloque um fim a toda ansiedade que procura tirar sua paz e prejudicar sua comunhão com Deus (Salmo 37:7).

Saia imediatamente do labirinto da escuridão e do medo! Liberte-se das correntes que o prendem a esse mal! Permaneça em Cristo pela fé (Salmo 55:22; l Pedro 5:7) e aceite o amoroso convite de Jesus (Mateus 11:28-30):
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
"Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso" (Lucas 12:29).

"Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'que vamos beber?' ou 'que vamos vestir?'" (Mateus 6:31).

2 "Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. 3 E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que as ajudes, porque trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros meus cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. 4 Alegrai-vos sempre no Senhor; e novamente vos afirmo: Alegrai-vos! 5 Seja a vossa amabilidade conhecida por todas as pessoas. Breve voltará o Senhor. 6 Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça. 7 E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. 8 Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:6 - VKJA).
Ponha toda a sua confiança em Deus... Ele jamais deixará faltar nada em sua vida, se , tão somente, fores fiel a Ele em tudo!

O texto de Filipenses começa relatando uma crise de relacionamento (v.2), mas termina com uma promessa de paz (v.7). É possível ter a paz de Cristo ocupando o lugar do medo e da ansiedade em nossa mente e coração, mesmo que as circunstâncias externas não mudem.

O que determina a paz no barco não é a ausência da tempestade lá fora, mas a presença de Jesus do lado de dentro (Mt 8:23-27). Jesus nos prometeu uma paz que o mundo não pode dar (Jo 14:27), no entanto, afirmou, também, que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33). 

Paz não é a ausência de problemas e aflições, mas é uma dependência completa do cuidado de nosso Pai Celeste. Que os recursos espirituais citados neste texto nos ajudem a vencer a ansiedade e o medo. Que o Espírito Santo aplique em nosso coração Filipenses 4:2-8, o que nos fará muito bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário