Total de visualizações de página

sábado, 11 de junho de 2016

DEUS TEM COMPROMISSO EM REALIZAR NOSSOS SONHOS?

Quantas vezes não ouvimos, seja em pregações ou em músicas triunfalistas, a afirmação de que Deus irá realizar os nossos sonhos? Sinceramente, não sei de que teologia tiraram essa doutrina, pois não há na Bíblia um único versículo sequer que nos dê base para afirmar que Deus tenha assumido o compromisso de realizar sonhos seja lá de quem for.

Em minhas ministrações, indo na contramão dessas pregações triunfalistas, eu sempre afirmei o contrário disso. Obviamente nem sempre minhas pregações são bem aceitas, não recebo aplausos e tapinhas nas costas. Só que não tô nem aí! Não assumi o compromisso de inflar o ego de ninguém. Não baseio minhas convicções em achismos ou naquilo que ouvi outros falarem. Se me proponho pregar a Palavra de Deus, preciso ser fiel a ela e na revelação que me dada pelo Espírito Santo.

Sim, nos é lícito sonhar


Todos nós desejamos a felicidade. Todos nós sonhamos. Sim, nos é lícito sonhar. E todos nós desejamos que os nossos sonhos se realizem. Pensamos sobre carreira, salário, moradia, saúde, ministério, namoro, estabilidade familiar etc.

Aos jovens então, ter um projeto de vida é fundamental. Quão triste é quando vemos jovens sem perspectivas, expectativas, sem sonhos, sem metas... 

Contudo, é um absurdo colocar sobre Deus a obrigação de realizar todos os sonhos. Aliás, por mais que queiramos, não há nem mesmo a certeza de que todos os nosso sonhos serão realizados.

Como lidar com esses nossos anseios do coração? Nem sempre nossos anseios, nossos sonhos são realizados. E, às vezes, não acontecem do modo como nós esperávamos. Para piorar, ainda é mais frustrante vermos pessoas que não tem qualquer compromisso com Deus prosperando e tendo seus sonhos realizados. Por que isso acontece? Por que Deus não concede os desejos do meu coração? Ele não quer que eu seja feliz? O que Deus tem a nos dizer a respeito disso?

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração" - Salmo 37:4.


Muitos usam este fragmento isolado do Salmo 37 para afirmar que Deus se comprometeu em realizar sonhos. Certa feita, numa das ocasiões em que ministrei essa mensagem, um certo ouvinte veio me confrontar usando justamente esse versículo. "Eu não concordo com o que você pregou, pois no Salmo 37:4 está a garantia de que Deus realiza o nossos sonhos", me disse o ilustre com ares de teólogo. Mas, estudando somente esse versículo à fundo, será mesmo isso que Deus está dizendo?

Muitos usam esse texto para justificarem o seu egoísmo diante de Deus. Dizem que se deleitando no Senhor, Ele concederá tudo o que deseja receber, como se Deus fosse um gênio da lâmpada, sem limite de pedidos. Não é isso que Deus está dizendo em Sua Palavra. Muitos, sem terem prazer nela, tomam a Palavra todos os dias, para buscar uma promessa, como se fosse um horóscopo evangélico. Fazem até umas caixinhas de promessas com textos bíblicos, e sorteiam para ver qual promessa cairá naquele dia.

Em Lamentações, capítulo 5, no verso 21, o profeta diz: "Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos". Precisa haver em nós cristãos, uma verdadeira conversão ao Senhor. Não é Deus viver para nós, e nos satisfazer em tudo, mas nós vivermos para Ele, agradando-Lhe em tudo. Para isso precisa haver uma renovação do nosso entendimento, uma inteligência espiritual: 
"Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus"  (Colossenses 1:9 - grifos meus).
Todo o contexto do salmo 37 implica em deleitar-se em Deus, e que o nosso coração deseje as coisas de Deus. O texto não diz que se nós nos deleitarmos no Senhor, Ele concederá tudo o que deseja a nossa alma, mas o que deseja o nosso coração. O desejo do coração é o desejo de Cristo, onde estão as fontes que jorram para a vida eterna: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23). Aqui são os desejos de Cristo, do Espírito e não do nosso egoísmo.

Entendendo o significado de coração


No caso da palavra hebraica para coração (Lev), temos um exemplo de como nossa cultura ocidental contemporânea ainda utiliza objetos concretos para expressar ideias abstratas.

Geralmente associamos o coração com emoções como o amor ou a bondade, como na frase "ele é um homem de bom coração" (ou seja, uma pessoa carinhosa, amorosa). Isso vale também para os judeus, que viam o coração como o centro das emoções. Todavia, de maneira diferente da nossa, eles também viam o coração como o centro do pensamento, assim como nos vemos o cérebro. Dessa forma, quando a Bíblia nos convoca a amarmos a Deus de todo nosso coração, como em Deuteronômio 6:5, não se está falando de uma emoção, mas sobre mantermos todos os nossos pensamentos e emoções funcionando para Ele.

Na antiga escrita hebraica, o paleo-hebraico, a palavra coração (Lev, em hebraico) é formada por duas letras. A primeira letra, chamada lâmed, tem o desenho do cajado de um pastor, símbolo de autoridade. O antigo pastor de ovelhas utilizava seu cajado para direcionar as ovelhas a uma direção específica, como uma fonte de água ou um pasto. Esta letra, em hebraico, quando unida a uma palavra, adiciona a preposição 'para' a esta palavra. Por exemplo, quando quero dizer em hebraico 'para Leonardo', é só adicionar a letra lâmede ao meu nome, ficando 'Lê-Leonardo'.

A segunda letra, chamada beit e que significa 'casa', tem o desenho da planta baixa de uma tenda nômade, o que traz a ideia de estar dentro de casa. A própria letra beit, quando precede uma palavra, significa o prefixo 'em'. Por exemplo, em hebraico, a palavra midbar significa 'deserto'. Se colocarmos o beit, fica bemidbar, palavra que significa 'no deserto', e é o nome original hebraico do livro de Números.

Quando estas duas letras estão combinadas, elas significam 'a autoridade interior'. Ou seja, o coração é aquilo que 'governa a casa', ou seja, que orienta as atitudes dos homens.

Foi por isso que Jesus afirmou: "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mateus 6:21). Ou seja, nossos pensamentos e emoções estarão sempre voltados para as coisas que consideramos valiosas. Fica a pergunta: o que temos considerado como valioso?

Jesus nos ensinou que "o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo" (Mateus 13:44). O maior tesouro que um homem pode ter é herdar o reino dos céus. Nisso devemos aplicar nosso pensamento e nossas emoções. Esse objetivo deve 'governar a nossa casa'.

Portanto...


Quando temos prazer em Deus, nos deleitamos nEle, do novo coração irá sair somente a busca daquilo que é do alto e não o que é daqui da terra: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" - Colossenses 3:1,2; o que é do nosso espírito novo, e não o que agrada a nossa carne ou alma: 
"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" - Romanos 8:5-9 (grifos meus).

Podemos tirar duas lições de Salmo 37:4:


  • 1. Nossa felicidade deve ser o próprio Deus:

"Agrada-te", "Deleita-te", no Senhor. Tenha prazer em Deus. Sabe quando você come o seu prato preferido ou toma aquele sorvete ou aquele chocolate que você mais gosta? Não é a melhor sensação do mundo? Você, de repente, não se esquece de todos os seus problemas e pensa só naquele sabor? Se pudesse você prolongaria aquele sabor por várias horas. Isso é se deleitar. Deus quer que nós nos deleitemos nEle, que nós tenhamos prazer em buscá-lO, que nós tenhamos um sentimento de gratidão a Ele.

Nossa felicidade não pode estar em coisas perecíveis, justamente porque elas perecem, acabam. São efêmeras, evanescentes. Quando elas perecem, nossa felicidade também perece. Nossa felicidade deve estar em algo imperecível, eterno, que é Deus.

Já observou o exemplo dos aparelhos celulares? Aquele modelo dos sonhos só é importante até o próximo lançamento de um novo modelo. Percebe como os nossos desejos têm altos e baixos? É por isso que não podemos confiar a nossa felicidade em algo que nós possamos perder. A única garantia de felicidade que temos é o próprio Deus. É o único bem que não podemos perder. Os desejos que Ele nos concede são meras consequências de um coração que se deleita nEle.

É importantíssimo que a gente entenda isso. A felicidade dos justos é o próprio Deus. Qualquer outra coisa que você ame, que você tenha deleite, e que tome o lugar de Deus, é um ídolo e deve ser destruído. E isso nos leva ao nosso próximo ponto.

  • 2. Nossos desejos devem estar em sintonia com a vontade de Deus:

A segunda parte do versículo diz: "e ele satisfará os desejos do teu coração".

Já entendemos acima o significado de coração na Bíblia. Agora vamos a algumas perguntas: Você ama a Deus por quem Ele é ou por aquilo que Ele pode dar?

Se você não ama a Deus por quem Ele é, mas por causa daquilo que Ele pode te dar, então você também não ama a Deus. O que você realmente ama é o objeto, o bem que Ele pode te dar e não a Deus. Isso é idolatria. Não é esta a ideia do versículo 4.

Deus não concede os desejos que tomam o lugar dEle. Se você não se agrada de Deus, os seus desejos serão egoístas, para a sua própria satisfação. Então, a ideia desse versículo não é a de que você vai orar, se envolver nos ministérios e vai louvar tanto a Deus que você vai amolecer o coração dEle e Ele vai dar aquilo que você está querendo. Não! Se você pensa desta maneira, você não está interessado em amar a Deus, está interessado em amar aquilo que você deseja e que Deus pode te dar. Você não ama a Deus, ama apenas o poder dEle.

Quando oramos e apresentamos nossos desejos diante de Deus não é o coração de Deus que é mudado para se adequar aos nossos anseios, mas sim o nosso coração. A oração não muda o coração de Deus, muda o nosso.

Deleitar-nos em Deus faz com que a nossa vontade, os nossos desejos, sejam moldados de acordo com a vontade dEle. Quando nos agradamos em Deus, a nossa vontade se harmoniza, entra em sintonia, com a vontade dEle.

Há desejos que temos que são besteira ou que irão nos destruir no futuro se forem concedidos. Deus sabe disso. Por isso, Deus não nos dá sempre o que queremos. 

C. S. Lewis (clássico apologista cristão britânico) uma vez disse: "Se Deus tivesse respondido todas as orações tolas que fiz em minha vida, onde eu estaria agora?"

Então, não devemos nos frustrar quando não temos o que queremos. Deus sempre deseja coisas boas para nós, mas temos que nos deleitar no Senhor.

Deus não é um estraga-prazeres que tem o sadismo de destruir nossos desejos e sonhos. Deus é um Pai amoroso que quer o melhor para nós. Se você pede pão ao seu pai, por acaso ele te dá uma pedra? Se você pedir um peixe ele te dá uma serpente? Claro que não. Se é assim com um pai terreno, quanto mais com nosso Pai celestial! Disse Alguém de sabedoria impar.

Quero contar uma parábola


"Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.

A primeira, olhando as estrelas, disse: 'eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada'.

A segunda olhou o riacho e suspirou: 'eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas'.

A terceira árvore olhou o vale e disse: 'quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que, as pessoas, ao olharem pra mim, levantem seus olhos e pensem em Deus'.

Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam.

A primeira árvore acabou sendo transformada num coxo de animais, coberto de feno.

A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.

E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.

Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu bebê nascido naquele coxo de animais. E, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo! (Lucas 2:7).

A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas, quando a tempestade atingiu o pequeno barco, o homem levantou e disse: 'PAZ!' E, num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra! (Lucas 8:22-25).

Tempos mais tarde, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas, no terceiro dia, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu Filho Jesus Cristo ao olharem para ela. (Lucas 23:33 e 24:1-9).

Moral da história


Cada uma das árvores teve o que desejava, mas não da forma que imaginou. Não sabemos dos planos que Deus tem para nós, sabemos apenas que Seus caminhos podem não ser os nossos, mas são sempre os melhores!"

Conclusão


Portanto, não se inquiete com os seus desejos, com o seu futuro, com a prosperidade de outras pessoas. Busque sua satisfação em Deus.

Em Efésios, o apóstolo Paulo ora para que nós possamos ser tomados de toda a plenitude de Deus. Quando estamos cheios da plenitude de Deus, não sentimos falta de outras coisas, não nos preocupamos tanto.

Ele diz assim:
"Habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus" (Efésios 3:18,19).
O amor de Cristo por nós excede todo entendimento. Devemos ser gratos a esse Deus que deu o Seu único Filho para morrer por nós e nos salvar. Que amor incrível!

Faculdade, carreira, namoro etc., todos podem (e devem!) sonhar com essas coisas. Mas a nossa felicidade não pode depender da realização desses sonhos. Nossa felicidade está em Deus que, através de Jesus, nos permite ter um relacionamento íntimo com o Pai e nos dá vida eterna.

Assim, deleite-se no Senhor e acalme o seu interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário