Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de junho de 2016

"EU NÃO PRECISO DE UMA IGREJA!"


"O salmo dos 'desigrejados'"  
'Alegrei-me quando me disseram, vamos ficar em casa porque reunir-se em outro local que não seja uma casa é uma grande bobagem.  
Lembre-se que onde estiverem dois ou três reunidos (numa casa é claro), sem pastores, sem ministração dos sacramentos, sem qualquer tipo de contribuição financeira, ali Deus estará presente. 
Por acaso não sabes que você é o templo do Espirito Santo, e que em virtude disso você não precisa reunir-se num espaço com os salvos em Jesus?
Resistam a instituição e as denominações que elas fugirão de vocês. 
Lembrem-se que os templos estão ao redor de vocês rugindo como leões tentando afastá-los das reuniões nas casas onde não existe obrigações, liderança e nem presbíteros e diáconos que comumente atazanam a vida dos que foram libertos das reuniões nos templos.  
Pois é pois é... 
Seria cômico, senão fosse trágico.'  
Autor: Renato Vargens 
Há um grupo de pessoas que afirmam com ares de autoridade que "não é preciso ser membro de uma de uma congregação para ser um cristão". Essas pessoas são denominadas "desigrejados" (o termo pode até não ser o ideal, ou agradável, mas descreve bem o fenômeno crescente). Se você conversar com elas, certamente te darão uma lista de motivos para não congregarem. 

Cada vez cresce mais o número de crentes sem igrejas, são simpatizantes de Jesus, o Cristo, mas não suportam a ideia de participar de uma igreja. Como tenho muitos amigos desigrejados conheço vários argumentos e até mesmo me identifico com alguns deles. 

Todos eles perceberam em algum momento de suas vidas a singularidade da mensagem de Jesus, ou lendo a Bíblia, ou através de uma experiência marcante na juventude. Todos são unânimes em declarar que Jesus é único caminho e que sua proposta de vida é incomparável com qualquer outra proposta entre outras religiões. 

Os fins justificam os meios? 


Mas também todos sentem tremenda dificuldade de se envolver em uma igreja local, uns por terem vivenciado a terrível experiência de serem julgados ou descriminados por alguns religiosos na igreja; outros por se indignarem ao verem tantos líderes, principalmente na TV, com esse discurso da prosperidade, com uma santidade que não passa de marketing para enganar o povo; e ainda tem alguns que simplesmente não sentem a necessidade de ir na igreja toda a semana, sentem que é apenas uma rotina religiosa que faz pouca diferença no dia a dia, alegam que conseguem se "recarregar" sozinhos em casa lendo a Bíblia e conversando com alguns amigos. 

Eu entendo os "desigrejados", até porque todos esses sentimentos rondam a minha alma, e já cheguei a pensar seriamente em deixar de ir na igreja por esses três motivos. Mas acredito que viver "desigrejado" não seja bom para ninguém. Poderia usar o simples argumento de que não é projeto de Deus para ninguém viver a vida sozinho, nem o próprio cristo fez isso, nem nenhum dos seus primeiros discípulos. Mas vejamos os equívocos desses amados irmãos, que são ótimos em seus argumentos, à luz da Bíblia. 

A igreja, segundo a Bíblia 


Vamos pensar um pouco sobre a igreja. A gente espera perfeição e santidade, não é? Quando olhamos com um pouquinho de atenção percebemos que os seguidores de Cristo e Sua igreja apresentam tantas falhas como os de fora, nos decepcionamos profundamente. Por que isto acontece? 

A igreja deve ser o melhor lugar do mundo e os crentes as melhores pessoas. Essa é a expectativa, o ideal que esperamos ver na vida dos cristãos. Quando uma moça se casa, o marido espera, e ela também, que esta possa ser a melhor esposa do mundo. Esse é o ideal, mas não a realidade. A expectativa é uma coisa, mas o fato, outro. O mesmo ocorre com a igreja. 

A fim de compreender isto, faz-se necessário compreendermos uma das funções da igreja. 
"Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores? Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento" (Lucas 5:30-32). 
Vemos aqui que uma das tarefas da igreja é tratar os 'enfermos espirituais'. Isto significa que, se a mesma fosse perfeita, não haveria tal necessidade; Jesus não precisava ter vindo. O entendimento então é que todos nós estamos doentes pelo pecado e precisamos de um lugar para esta cura: a igreja. O médico é Cristo e Ele tem o bálsamo reservado para cada um. 

A falta deste conhecimento entre o povo de Deus é um dos grandes motivos que contribuem para a depreciação de Seu caráter entre os não crentes. Criticam a igreja por nesta haver pessoas indignas, que não estão ali para louvar a Deus. Esquecem que é bíblico o fato de haver entre o povo de Deus o joio (cf. Mateus 13:1-30) e assim caem na cilada de apenas enxergar os defeitos das pessoas. 

Deve-se perguntar a eles qual o jardim mais bonito que já viram. Comente sobre os belos e numerosos tipos de flores. Então, indague a essa pessoa se seria sábio destruir o jardim inteiro ou fazer um julgamento severo dele por causa das ervas daninhas. Certamente a resposta será não. O mesmo se dá em relação à igreja… 

Devemos ver a igreja com outros olhos. Precisamos entender que apesar dos defeitos, ela continua sendo a noiva, a esposa de Cristo (cf. 2 Coríntios 11:2; Apocalipse 21:9, etc). Se ferirmos a noiva, estaremos fazendo o mesmo com o noivo. 

Contra fatos, não há argumentos 


Mas não é apenas uma ideia bíblica, na prática vejo que a fuga dos religiosos julgadores não gera uma vida sem julgamentos, pois fora da igreja temos muitas cobranças e muitos dedos apontados. Com um agravante, com menos pessoas ao lado para compartilhar as fraquezas e decepções. Sem contar com a nossa consciência que é a acusadora principal por não cumprirmos o que é certo. 

Caímos também no terrível erro de generalizar todos os líderes religiosos como oportunistas e falsos, esquecendo que o líder (pastor ou qualquer outro título que o valha) que é correto e vive a proposta do evangelho não fica fazendo auto marketing do tanto que é santo, pois aprendeu direto com Jesus que quando se faz uma boa coisa, que seja em secreto. 

Esse tipo de líder, seguidor de Jesus, está em toda parte, menos na mídia, por isso você só o encontra indo passar um tempo ao seu lado, nas igrejas onde eles estão servindo. Os "desigrejados" acabam cometendo o erro que sempre condenaram nos outros, o de julgar e colocar injustamente todos "no mesmo saco", e pior, vivem com essa culpa sozinhos. 

E aos que além disso tudo vivem bem sem a rotina de participar toda semana de uma igreja local, acabam sendo enganados por eles mesmos, por não perceberem que não conseguem ter sozinhos a disciplina de procurar o Jesus que eles admiram, e vão se afastando lentamente de uma comunhão saudável e proveitosa com Deus. 

Amam a proposta de Cristo, mas não suportam o seu corpo. Enxergam a incapacidade da igreja em ser boa, mas não enxergam a sua própria incapacidade de fazer o bem. Condenam a igreja por uma parte que é intolerante, mas não se condenam por não perceberem a intolerância do seus próprios corações. 

Conclusão 


Viver em comunidade não é uma proposta apenas para nos sentirmos melhor, mas para enxergarmos no outro que não somos quem gostaríamos de ser. Nessa experiência semanal de frustração o Espírito de Cristo nos transforma em pessoas melhores, mais parecidas com Ele. 

Nenhum argumento dos "desigrejados" é forte ou convincente o bastante contra esse:
"1A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que tenhais desconhecimento. 2Sabeis que, quando éreis pagãos, de uma maneira ou outra, fostes fortemente atraídos para os ídolos mudos. 3Portanto, eu vos afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus, pode dizer: 'Maldito seja Jesus!' Da mesma forma, ninguém pode declarar: 'Jesus é Senhor!', a não ser pelo Espírito Santo. 4Existem diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5Existem várias formas de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6E há diversas maneiras de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. 7A cada um, contudo, é concedida a manifestação do Espírito, com a finalidade de que todos sejam beneficiados. 8Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento. 9A outro, pelo mesmo Espírito, é outorgada a fé; a outro, pelo único Espírito, dons de curar; 10a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. 11Entretanto, o mesmo e único Espírito realiza todas essas ações, e Ele as distribui individualmente, a cada pessoa, conforme deseja. 12Porquanto, assim como o corpo é uma só unidade e possui muitos membros, e todos os membros do corpo, ainda que muitos, constituem um só organismo, assim também ocorre em relação a Cristo. 13Pois todos fomos batizados por um só Espírito, a fim de sermos um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um único Espírito.  14Porque também o corpo não é constituído de apenas um membro, mas de muitos. 15Se porventura o pé disser: 'Porque não sou mão, não pertenço ao corpo', nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 16E se a orelha reclamar: 'Porque não sou olho, não pertenço ao corpo!', nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 17Se o corpo todo fosse olho, onde estaria a capacidade de ouvir? Se o corpo todo fosse audição, onde estaria o olfato? 18Em verdade, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. 19E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20Sendo assim, há muitos membros, mas um só corpo! 21O olho não pode ordenar à mão: 'Não tenho necessidade de ti!' Tampouco a cabeça pode declarar aos pés: 'Não preciso de vós!' 22Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são essenciais; 23e os membros do corpo que julgamos serem menos honrosos, nós mesmos os tratamos com maior honra. E os membros que em nós são vergonhosos, vestimos com decoro especial, 24enquanto os membros mais apresentáveis, dispensam qualquer tratamento especial. Todavia, Deus estruturou o corpo atribuindo maior honra aos membros que dele tinham necessidade, 25a fim de que não haja divisão no corpo, mas sim que todos os membros tenham igual dedicação uns pelos outros. 26Desse modo, quando um membro sofre, todos os demais sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se regozijam com ele. 27Ora, vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse Corpo. 28Assim, na Igreja, Deus estabeleceu alguns primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro, mestres; em seguida, os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. 29Acaso são todos apóstolos? São todos profetas? Ou são todos mestres? Todos têm o dom de realizar milagres? 30Todos têm dons de curar? Falam todos em línguas? Todos as interpretam? 31Contudo, buscai com zelo os melhores dons" (1 Coríntios 12 [em concordância contextual com Efésios 4], grifos meus - Versão King James Atualizada).

O Corpo de Cristo é supra institucional, não denominacional e invulnerável às tentativas humanas de transformá-lo em algo impessoal. Na verdade, a condição de ser "igrejado" ou "desigrejado" é interior e não depende da sua filiação ou desfiliação da religiosidade institucional. Se o Espírito Santo te batizou no Corpo de Cristo (v. 13), então você é parte de um organismo vivo (v. 12) com o qual interage e do qual participa, não importa se atua na visibilidade ou na clandestinidade. Ninguém é "igrejado" ou "desigrejado" porque está fora ou dentro de uma instituição. O texto não descreve uma instituição denominacional, mas um organismo vivo congregacional. As denominações são apenas uma referência, nada mais do que isso.Entendo os motivos dos "desigrejados", mas não acredito que seja - e certamente não é - a melhor opção. Queremos estar unidos no preparo para a volta de Jesus. Está aproximando-se o Dia de glória. Enquanto o Senhor não chega, sigamos o conselho bíblico:
"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima" (Hebreus 10:25, grifo meu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário