Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de junho de 2016

SER CREMADO OU ENTERRADO? EIS A QUESTÃO!

Frequentemente somos interrogados se a Bíblia apoia ou não a prática da cremação de corpos. Em seguida, ouvimos o seguinte: "Isso não impediria a denominada ressurreição dos mortos, que constitui a esperança dos cristãos?".

Há os que afirmam "com base bíblica (?)" que a prática da cremação "é pecado". Base bíblica? Seria essa? 
"Multidões e multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, humilhação e para o desprezo eterno" (Daniel 12:2 Versão King James Atualizada). 
Espere aí, mas este versículo faz parte de todo um contexto escatológico, cuja ênfase não é o que foi feito com os corpos e sim a ressurreição dos mesmos. Vamos entender (para que ninguém me acuse de estar me furtando do que está escrito)? 

Alhos, alhos; bugalhos, bugalhos 


Muito bem! Neste versículo, fica explicito as duas ressurreições cada qual com um propósito e tempo determinados por Deus. A primeira ressurreição dos redimidos para a vida eterna. Porquanto, assim nos comunica Apocalipse capitulo 20:6 
"...felizes os santos os que participarem a primeira ressurreição. A segunda morte (morte eterna) não tem poder sobres eles..."
diz Paulo também 
"...os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro... Eis que vós digo um mistério: na verdade nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados (...). Ante a última trombeta... e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados" (1 Tessalonicenses 4:16; 1 Coríntios 15:51, 52). 
Demais Isaías nos fala dos 
"...mortos do Senhor que ressuscitarão do pó [e aqui não fica especificado que tipo de pó] e sairão do orvalho [uai, como assim?]: mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão, vocês que voltaram do pó, acordem e cante de alegria... e a terra dará a luz os seus mortos" (Isaías 26:20). 
Ou seja, em todos os casos a ênfase é na ressurreição e esta, por se tratar de um ato sobrenatural do Senhor, não está sujeita ao que foi feito do corpo-físico para acontecer! 

Então, os que usam o versículo isolado do livro de Daniel para justificar a "pecaminosidade" da cremação estão precisando de uma noção básica de escatologia. 

O que diz a Bíblia? 


A Bíblia não é clara sobre o assunto, mas pelos exemplos que dá podemos concluir que a cremação não é errada, desde que não seja em adoração a outros deuses. O importante é mostrar respeito pelos mortos e por Deus. Cremação não era a forma mais comum de dispor dos mortos nos tempos da Bíblia, contudo, não há nada nas Escrituras, um versículo sequer, que condene tal prática. 

No tocante a ressurreição... 


Os cristãos primitivos, com grande êxito, proclamavam o evangelho de Jesus Cristo e, como parte da pregação, anunciavam a ressurreição de Jesus e deles próprios (1 Coríntios 15:3-6,14-17,51-55). Isso incomodava os pagãos contemporâneos desses cristãos. Assim, levantou-se entre eles a ideia de que destruindo a crença na ressurreição anulariam a esperança dos cristãos na ressurreição. Entre eles, então, começou o costume de cremar os corpos. 

A primeira tentativa nos tempos modernos para anular a fé dos cristãos na ressurreição dos corpos foi adotar a prática da cremação. Tal medida foi tomada durante a revolução francesa, pelo Diretório Francês, no quinto ano da República, a fim de desmoralizar a crença dos cristãos na ressurreição dos mortos. 

Contudo, à despeito de toda e qualquer crença pagã, fiquemos com a certeza do que Deus nos diz através de sua Palavra: 
"Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo [E aqui não há nenhuma definição sobre como foi a morte e/ou se o corpo foi enterrado ou cremado.] ressuscitarão primeiro. 
Logo em seguida, nós, os que estivermos vivos sobre a terra, seremos arrebatados como eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E, assim, estaremos com Cristo para sempre! Consolai-vos, portanto, uns aos outros com estas palavras." (1 Tessalonicenses 4:16-17, Versão King James Atualizada - grifo meu). 
De inicio podemos dizer que jamais alguém poderia afirmar que a cremação irá impedir a ressurreição dos corpos dos cristãos. Um exemplo da história é o caso dos cristãos mortos em fogueiras como primórdios do cristianismo, quando o imperador Nero, o responsável pelo incêndio, acusou os servos de Deus de terem cometido tal crueldade na cidade de Roma. Na ocasião, os cristãos presos em estacas tiveram seus corpos betumados, morrendo carbonizados. (E o que dizer dos milhares de judeus que tiveram seus corpos queimados no holocausto?) 

Na Bíblia o que faziam com os mortos? 


A cremação aparece poucas vezes na Bíblia. A primeira vez que acontece é em Josué 7:25,26, quando o povo apedrejou um homem que tinha cometido pecado e sua família e depois queimou seus corpos, junto com tudo o que tinham (Acã e sua família). Os ossos, que são muito mais difíceis de queimar, depois foram enterrados. Neste caso a cremação foi usada como punição, para apagar qualquer vestígio desse homem e seu pecado. 

Outro caso bem diferente foi a cremação de Saul e seus filhos (1 Samuel 31:11-13). Os filisteus tinham pendurado seus corpos no muro de sua cidade como troféus. Então alguns israelitas tiraram os corpos de lá e os queimaram, provavelmente para evitar que os filisteus voltassem a usá-los como troféus. Davi depois agradeceu essas pessoas por o que fizeram (2 Samuel 2:4-6), dando a entender que a cremação não é um pecado, pois se fosse, jamais Davi teria feito tal agradecimento e, o próprio Deus o teria advertido, uma vez que o Senhor nunca deixou de o advertir quando ele cometia alguma falha (e sabemos que ele cometeu várias). 

A forma mais comum de dispor dos mortos na Bíblia era o enterro. Muitas famílias tinham como propriedade uma sepultura, onde enterravam vários membros da família. Um exemplo é a sepultura da família de Abraão, onde ele, Sara, Isaque, Rebeca, Lia e Jacó foram enterrados (Gênesis 49:29-31). A Bíblia fala de lugares com vários sepulcros, que provavelmente seriam parecidos com o que hoje chamamos de cemitérios (Marcos 5:2,3). 

Contudo... 


Tanto Jacó como José foram embalsamados e colocados em sarcófagos, ao jeito dos faraós do Egito (Gn 50:2,3,26). Esses foram casos especiais, ligados à cultura dessa altura. O embalsamento no Egito estava muito associado ao culto do deus Osiris mas a Bíblia não condena esses dois casos, porque não foi feito com a intenção de adorar outros deuses. 


Cremação é uma prática pagã? 


Em muitas culturas pagãs orientais e do norte da Europa era e é costume cremar os mortos. Mas em Israel e nos povos vizinhos era mais normal enterrar. É mais uma questão cultural. O "fazer passar pelo fogo" de que a Bíblia fala não era cremação, era sacrificar pessoas (normalmente vivas) no fogo a um deus pagão, coisa que era abominável para Deus (Jeremias 7:31). 


Conclusão 

Posso ser cremado? 


Sim, a Bíblia não tem mandamento sobre enterrar ou cremar. Cada um pode escolher, de acordo com sua convicção (Romanos 14:22) e suas condições, pois, sabemos que aqui no Brasil o processo de cremação não é nada barato. Algumas pessoas entendem o enterro como uma forma de mostrar que acreditamos na ressurreição. Outras pessoas simplesmente veem o enterro e a cremação como formas de despedir os mortos com dignidade. Também é preciso pensar se a cremação é aceitável na cultura em que você vive. Cada pessoa deve orar e pedir orientação a Deus quanto ao assunto. 


Um cristão pode ser cremado? 


Sim, um cristão pode ser cremado. Não há nenhum mandamento na Bíblia que diz como dispor dos mortos. Ser cremado ou enterrado é uma decisão pessoal. Cremação não é necessariamente uma prática pagã. 

Cremação é pecado? 


Não, cremação não é pecado. Na Bíblia era mais comum enterrar os mortos mas não há nenhuma advertência contra a cremação. O rei Saul foi cremado por seus súbditos leais (1 Sm 31:11-13). Se a cremação fosse pecado ou desrespeito, não teriam feito isso. O rei Davi depois agradeceu a esses homens por sua lealdade com Saul. 

O que é melhor: cremar ou enterrar? 


Algumas pessoas defendem o enterro como a melhor solução para o crente, porque: 
  • Era a prática mais normal na Bíblia; 
  • O enterro é um sinal que acreditamos que vamos ressuscitar no fim dos tempos; 
  • A cremação é uma prática comum entre pagãos e ateus, que não acreditam no nosso Deus.
Quem não vê a cremação como problema aponta que: 
  • Quando ressuscitarmos, vamos receber novos corpos, não precisando dos corpos velhos;
  • A Bíblia também não condena o embalsamento de Jacó e José, uma prática comum da religião egípcia, porque não foi feito com o propósito de adorar outros deuses;
  • Em alguns lugares é mais barato que o enterro, sendo melhor para quem tem pouco dinheiro.
O que fazer com o cadáver então? 

A Bíblia não tem nenhum mandamento que obriga ao enterro nem que proíbe a cremação. Por isso, os dois são válidos se a consciência do crente permitir. O mais importante é que seja tudo feito para a glória de Deus. 
  • Atenção: se a cremação não é aceitável na cultura em que você mora, é melhor não ser cremado ("Portanto, abandonemos o costume de julgar uns aos outros. Em vez disso, apliquemos nosso coração em não colocarmos qualquer pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão (...). Aquilo que é bom para vós não se torne motivo de maledicência" - Rm 14:13, 16 - VKJA).
Enfim, se você se sente incomodado com a cremação, peça que não cremem seu corpo quando você morrer e pronto, mas daí a querer dizer que seja pecado a prática da cremação é uma apelação desnecessária. Qualquer que seja sua escolha, faça para a glória de Deus e respeite a decisão de outras pessoas. Se você é um crente em Jesus, seja lá o que for feito com o seu corpo sua ressurreição em glória já está garantida!

A Deus, o Pai, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
         E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário