Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de junho de 2016

O NOME DA PAZ

"Afinal, um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Conselheiro-Maravilhoso, Deus Todo Poderoso, Pai-Eterno; Sar-Shalom, Príncipe-da-paz." - Isaías 9:6 (Versão King James Atualizada)
O século XX foi marcado por duas grandes guerras mundiais seguidas por décadas de "Guerra Fria", quando o mundo permaneceu dividido entre duas ideologias de potências mundiais. Era um tempo de aparente paz, mas sabia-se que estavam em conflito. Ainda se ouviam os rumores da guerra e as dores das feridas ainda não tinham sido saradas.

Muitas pessoas vivem uma aparente paz, mas dentro do coração há uma expectativa quanto a um mal iminente. Jesus nos prometeu: "Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não permitais que vosso coração se preocupe, nem vos deixeis amedrontar" (João 14:27 - VKJA), para ensinar que a verdadeira paz vem de Deus e não do mundo.

As definições da paz


Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. 

Normalmente quando se entra em uma igreja cristã, somos recepcionados com a frase: "- A paz do Senhor!" (e suas variantes de denominação para denominação). Mas me chama muito atenção o versículo de Isaías 9:6 onde Jesus é predito como Príncipe da Paz. Isso me leva a fazer algumas comparações como o que nós conhecemos, aprendemos desde nossa infância. 

Imaginemos um reinado, este reinado obviamente tem um Rei, um príncipe e quando alguém é chamado de príncipe, costuma-se anunciá-lo como príncipe o nome da pessoa e o reinado de onde ele tem tal posto. Quando Isaías prediz Jesus como Príncipe da Paz, imagino ele sendo realmente um príncipe e reinando em reino chamado Paz, este reino só habita pessoas que sejam reconhecidos como nascidos no reinado da paz, exemplo em Minas Gerais quem nasce é mineiro, em Belo Horizonte é belorizontino, em Porto Alegre é portoalegrense, e no reino da Paz temos que ser reconhecidos como pessoas que vivem neste reinado. Jesus quando está reinando sobre nossas vidas, nós passamos a ser parte do reinado dEle, isso faz com que sejamos nós submissos ao nosso rei, sendo ele Jesus temos que viver conforme ele deseja que vivamos nossas vidas. 

Quando Jesus disse em João que nos deixaria a Paz, isso significa que temos esta autoridade de viver no reino de paz que ele é o Príncipe, mas muitas vezes, queremos paz para nossas vidas e não para as pessoas que vivem conosco, no dicionário fala que quem tem paz é isento de sentimentos ruins, não tem ira, nem desconfiança, não vive perturbações mas sim calma e tranquilidade. 

Vamos buscar nossa mudança particular para que nossas famílias possam viver em paz, vamos deixar Jesus que é o príncipe da Paz reinar sobre nosso lar, fazendo com que haja paz em nossa família, façamos a nossa parte em assumir que a partir deste momento iremos ser reconhecidos como pessoas que tem Cristo como príncipe de suas vidas, vivenciando a paz que só o Senhor Jesus pode nos dar. 

Como é Paz verdadeira?


Tendo como base Filipenses 4:4-9, 11-13 vamos refletir em 7 aspectos da paz que vem de Deus:
"Alegrai-vos sempre no Senhor; e novamente vos afirmo: Alegrai-vos! Seja a vossa amabilidade conhecida por todas as pessoas. Breve voltará o Senhor. Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça. E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai. Tudo o que aprendestes, recebestes, ouvistes e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz estará convosco. (...) Não vos declaro isso por estar necessitado, porquanto aprendi a viver satisfeito sob toda e qualquer circunstância. Sei bem o que é passar necessidade e sei o que é andar com fartura. Aprendi o mistério de viver feliz em todo lugar e em qualquer situação, esteja bem alimentado, ou mesmo com fome, possuindo fartura, ou passando privações." (VKJA).
  • 1 - Alegria: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos!" ... 
O primeiro sintoma da paz é a alegria. Já o contrário é uma pessoa tensa e triste que não está em paz. Estar em paz é estar alegre e descontraído. Mesmo nas situações difíceis uma pessoa que vive em paz consegue sorrir. O bom humor acompanha quem transmite a paz. Às vezes conseguimos até rir dos problemas. A verdadeira paz é alegre, produz alegria. 
  • 2 - Equilíbrio: "Seja a vossa amabilidade conhecida por todas as pessoas. Breve voltará o Senhor."... 
Outra característica da verdadeira paz é o equilíbrio. Uma pessoa inconstante não vive em paz. Existem pessoas que são bipolares e outras ainda que já digam ser multipolares. Ou seja, um dia está de uma maneira e depois nem sabe como estará. Já quem recebe a paz de Deus, consegue manter a constância em seu temperamento. A verdadeira paz é equilibrada, produz equilíbrio! 
  • 3 - Tranquilidade: "Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça."... 
Quem procura a paz consegue ser tranquilo mesmo em meio ao tumulto e muito trabalho. Tranquilidade não é falta do que fazer e sim conseguir fazer tudo de maneira pacífica e calma. A fonte desta paciência toda é a vida de oração, pois sempre que estamos começando a perder a paz, apresentamos tudo diante de Deus e voltamos a ficar tranquilos sabendo que tudo está nas mãos do Senhor. A verdadeira paz é tranquila, produz tranquilidade! 
  • 4 - Compreensão: "E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."... 
A paz traz certeza e compreensão do que está vivendo e de todas as decisões que toma. Uma pessoa sem paz vive confusa entre o coração (sentimentos) e a mente (pensamentos). Esta dúvida entre o que quer fazer e o que sabe ser correto tira a paz de muitas pessoas que acabam seguindo seus instintos e causando mais problemas. Mas a verdadeira paz guarda nossos pensamentos e emoções além do nosso entendimento. A verdadeira paz produz compreensão! 
  • 5 - Bons Pensamentos: "Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai."... 
Outra característica de quem vive em paz é conseguir fixar o pensamento em coisas proveitosas. Uma pessoa sem paz não consegue pensar nada de bom. A mente humana é cheia de surpresas e às vezes consegue enganar com pensamentos atordoadores. Nosso cérebro é como uma caixa que vamos enchendo e depois só conseguimos retirar o mesmo conteúdo que colocamos. Por isso precisamos nos alimentar de coisas boas o máximo possível. A verdadeira paz produz bons pensamentos! 
  • 6 - Prática da Palavra: "Tudo o que aprendestes, recebestes, ouvistes e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz estará convosco." 
Além de pensar coisas boas também somatizamos o que sentimos através de sintomas físicos. Da mesma forma nossos ideais se transformam em prática. Por isso uma pessoa que vive em paz também promove a mesma em suas ações. Quem não tem paz, vive arrumando problemas, mas "bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9). Então a paz não é somente uma ideologia ou sentimento e sim algo realizável. A verdadeira paz produz o que é bom e quem a tem pratica o que é bom! 
  • 7- Confiança em meio luta: "Não vos declaro isso por estar necessitado, porquanto aprendi a viver satisfeito sob toda e qualquer circunstância. Sei bem o que é passar necessidade e sei o que é andar com fartura. Aprendi o mistério de viver feliz em todo lugar e em qualquer situação, esteja bem alimentado, ou mesmo com fome, possuindo fartura, ou passando privações."... 
A paz, embora se conforme com as dificuldades, nunca desiste ou deixa de lutar. Isso caracteriza a confiança na vitória. Às vezes temos que aceitar a condição momentânea e nos adaptar diante das limitações, mas sabendo que assim que for possível o melhor será feito para mudar. Reclamar e brigar nunca ajuda. Por isso às vezes é bom esperar e se preparar para melhorar. A verdadeira paz se conforma, confia e luta! 

Deus é a fonte da verdadeira Paz! 

Conclusão 


  • "Tudo posso naquele que me fortalece." 
Certamente você já ouviu alguém dizer o fim deste texto como um chavão "tudo posso naquele que me fortalece". Mas qual seria o contexto destas palavras e qual o motivo conclusivo delas? Percebe-se que o autor, Paulo, descreve uma série de dificuldades enfrentadas e então termina dizendo que mesmo assim acredita que "tudo é possível ao que crê" (Marcos 9:23). Aquilo que não conseguimos naturalmente é possível pela fé. Assim a paz de Deus nos capacita para vencer. 

Não adianta ter tudo na vida e não ter paz! 

Heloísa Rosa (em esplêndida interpretação da linda canção composta pelo pr. Antônio Cirilo) - "Paz". Belíssimo clipe dessa música que é faixa do cd "Estante da Vida" (Graça Music) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário