Total de visualizações de página

sábado, 9 de julho de 2016

O REINO DE DEUS NÃO TEM RELIGIÃO

Descobrir o Reino é a mensagem mais importante do mundo. E deveria ser pregada por todos os discípulos de Jesus. Jesus é mal compreendido por todas as religiões (inclusive muitas que se dizem de vertente cristã), Mas, afinal,quem de fato é Jesus? E qual a sua verdadeira missão?

Jesus veio para implantar o seu Reino e não criar uma nova religião. Porém ele não se uniu a nenhum grupo religioso conhecido da época: os fariseus, saduceus, herodianos e nem foi membro do sinédrio.

Em certa ocasião Jesus perguntou aos seus discípulos: "Quem diz o povo ser o Filho do Homem?" E eles responderam: "Uns dizem: João Batista; outros; Elias; e outros Jeremias ou alguns do profetas." E a mesma pergunta foi dirigida a Pedro e ele respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mateus 16:13-17). Que significa que Jesus é o Messias o Rei Ungindo, logo Jesus Cristo veio para estabelecer o seu Reino aqui na terra.

Em sua primeira declaração pública que se encontra registrado no evangelho segundo Mateus: 4:17. Jesus disse "Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus". A palavra arrependimento não é uma palavra de cunho religioso e sim de cunho psicológico, cujo significado é mudança de mente. 

Logo pode-se entender que o seu único objetivo era implantar o seu Reino e não criar uma nova religião, Jesus nunca foi um homem religioso e nunca compactuou e hoje também não compactua com todo esse sistema religioso criado pelos homens. 

Na escolha de seus discípulos, não escolheu nenhum homem religioso, pois sabia de antemão, eles dariam problema, assim como a religião tem sido problemática ao longo dos séculos.

Considerações sobre o Reino


  • a) Jesus veio estabelecer o seu Reino - Isaías 9:6,7: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro; Deus Forte, pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Para que se aumente o seu governo. E venha paz sem fim sobre o trono de Davi e o sobre o seu reino..." 
Ou seja, logo Deus só reconhece o governo do Filho.

  • b) Buscar o Reino é um ordem de Jesus - Mateus 6:33: "Buscai, pois em primeiro lugar, o seu Reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." 
É incrível como vemos pessoas correndo atrás de tantas coisas e se esquecendo de buscar o Reino de Deus.

  • c) O Reino de Deus faz parte da estrutura da oração ensinada por Jesus - Mateus 6:9,10: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha o teu Reino." 
As pessoas religiosas oram para irem para o céu, mas as pessoas que querem o Reino, oram para que o céu venha a terra.

  • d) Os humildes de espírito tem posse no Reino - Mateus 5:3: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." 
O humilde de espírito é aquele vai diante de Deus sem direito, sem jactância, sem argumentos, sem defesa. A expressão 'bem-aventurado' aparece sete vezes no Antigo Testamento e 26 no Novo Testamento. A expressão tem um significado simples, porém profundo, bem-aventurado significa feliz. 

Não significa uma felicidade passageira ou fundamentada apenas em estímulos, que retirados a destroem. Essa felicidade é fundamentada principalmente na relação com Deus e assim, a pessoa recebe o Reino de Deus. Que inclui o Seu amor, Seu cuidado, Sua presença e o mais importante, a Sua salvação.

  • e) A mensagem do Reino dever ser pregada. Mateus 10:7: "E, à medida que seguirdes, pregai esta mensagem: o Reino dos Céus está a vosso alcance!" 
Pregamos sobre salvação, cura, libertação, prosperidade e tantos outros temas e esquecemos a mensagem mais importante de todos o tempos que é pregar sobre o Reino. 

  • f) O Reino de Deus é feito de justiça, paz e alegria - Romanos 14:17: "Porque o reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." 
  • g) O Reino de Deus é constituído de poder - 1 Coríntios 4:20: "Porque o reino de Deus consiste não em palavras, mas em poder."
  • h) Paulo preso em Roma pregava sobre o Reino - Atos 28:23: "Desde manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do Reino de Deus."
  • i) Jesus não virá enquanto o evangelho do Reino não for pregado a todos - Mt 24:14: "E será pregado este evangelho do reino por todo mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim." 
Há muita gente preocupada com os eventos escatológicos, mas pouca gente preocupada em anunciar o Reino de Deus que é fundamental para o acontecimento de tais eventos.
  • j) O passaporte para o Reino é nascer de novo - João 3:3: "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus."
  • k) Onde está o Reino? Lucas 17: 20,21: "Não vem o Reino de Deus com visível aparência: Nem dirão: Ei-lo aqui ! Ou: Lá está ! Porque o Reino de Deus está dentro de vós." 
Precisamos compreender que o Reino de Deus vem, primeiramente, para os nossos corações. Antes de se estabelecer do lado de fora, o Reino de Deus precisa se estabelecer dentro de cada um de nós. Por essa razão, o Reino de Deus não vem primeiramente sobre a sociedade como uma grande cidade que desce dos céus, impondo leis sobre os homens na base da força bruta. Não! 

A sociedade impessoal não se governa a si mesmo! A sociedade é governada pela vontade de cada homem e de cada mulher que exerce o seu poder de decisão, e, por isso, o Reino de Deus vem primeiramente sobre o coração de cada homem e de cada mulher. E o Reino de Deus não vem, utilizando-se da força bruta, mas sim constrangendo cada pessoa através do amor. 

Antes de ser uma transformação dos sistemas do mundo, o Reino dos céus visa uma transformação dos operadores dos sistemas, a saber, cada um de nós. Um cristão do passado escreveu essas seguintes palavras: "Se você quiser saber onde é a porta do Reino dos céus, você precisa encontrar a porta do seu coração".
  • l) O pai nos agradou de nos dar o seu Reino - Lucas 12:32: "Não temas, ó pequenino rebanho, porque o vosso Pai se agradou em dar-vos o seu Reino."

Conclusão


Mateus 13:19: "A todos os que ouvem a palavra do Reino e não a compreendem vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração, este é o foi semeado à beira do caminho."

O mundo do lado de fora não é governado, senão pelos homens e mulheres. Não existe um sistema que governa o mundo. O dinheiro, a política e a educação não possuem vontade própria. O dinheiro não pode decidir por si mesmo para onde vai. A política não tem o poder para escolher a quem vai seguir. Mas os homens e as mulheres têm o poder de decisão. 

Somos nós que decidimos onde vamos aplicar o nosso dinheiro e o que faremos da política e da educação. Os sistemas do mundo não são governados por si mesmos ou por forças impessoais, mas são governados por nós. Por isso não tem sentido dizer que o problema do mundo ou da sociedade é o sistema! O problema do mundo é o ser humano com sua vontade prepotentemente egoísta! 

Não é por acaso que Deus manifestou o seu Reino no mundo por meio de Jesus, seu filho amado, que não veio à terra como o general de um poderoso exército de anjos guerreiros e poderosos, mas como um frágil Cordeiro. O Reino de Deus irrompeu no mundo através do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus. 

Ao invés de trazer, em primeiro lugar, um reino externo, Jesus constrangeu os corações com o imenso amor do Pai do Céu. Só quem vê o Rei Jesus é que compreende o seu Reino e deixa de ser uma pessoa religiosa tornando-se uma transformada pela renovação do seu entendimento (Romanos 12:1,2).

Um comentário:

  1. Muito Obrigado por esses ensino da palavra foi muito útil para o meu coração
    que \\Deus abençoes todos voce que gastou o seu tempo para expricar essa linda palavra fica com Juesus

    ResponderExcluir