Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de julho de 2016

ENTENDENDO O "NÃO!" DE DEUS

"Assim, Yahweh Deus, o SENHOR, tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para zelar por ele e nele fazer suas plantações. E o SENHOR deu a seguinte ordem ao homem: 'Comerás livremente o fruto de qualquer espécie de árvore que está no jardim; contudo, não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comeres, com toda a certeza morrerás!'" - Gênesis 2:15-17 [Versão King James Atualizada], grifo meu.
  
Muitos cristãos que têm como característica de vida ser fiel a Deus, vez por outra, se encontram em meio a um amontoado de questionamentos. Muitos vivem se perguntando: Por que Deus disse "não" como resposta ao pedido que lhe fiz? 

Pode ser que você que esta lendo este artigo, esteja nesta situação, e se de fato, esta fora realidade que você esta vivendo, continue lendo com atenção redobrada, pois, você descobrirá, que em certas ocasiões, Deus nos diz "não", pelo fato d’Ele nos amar de forma inexplicável.

O "Não!" decisivo do Éden


No texto acima, vemos que Deus disse "não" a Adão e Eva simplesmente porque queria protegê-los, e juntamente com eles, toda a humanidade. Por fim a humanidade sofreu as consequências da natureza pecaminosa que foi herdada de Adão e Eva, pelo fato de ambos terem desrespeitando o "não" de Deus, comendo do fruto da arvore do bem e do mal.

Dito isto observe a ilustrução, imagine você chegando ao zoológico, e logo após arrumar todos os seus pertences, em um lugar apropriado, você inicia uma jornada com o objetivo de visitar cada espécie de animal, em seu devido lugar de habitação, de acordo com sua natureza. 

De repente, você vai de encontro a uma imensa jaula repleta de leões, e, ao aproximar-se da mesma, percebe-se que tem um aviso colocado pela direção do zoológico com o seguinte teor... "Não toque na jaula".

Pergunto..."Por que a direção do zoológico preocupou-se em deixar um aviso que dizia para os visitantes, não tocarem na jaula dos leões?" "Será que é porque eles queriam simplesmente ditar regras para a vida dos visitantes?" "Será que era para transmitir uma imagem de que quem dava as ordens no zoológico eram eles?"

Bom, na verdade, nenhum destes questionamentos está correto. Por quê? É simples! O aviso só foi colocado na jaula, objetivando lembrar que ninguém deveria tocá-la, pois, a direção do zoológico tinha ciência que se algum desavisado encostasse na jaula repleta de leões, certamente iria se machucar, ou, até mesmo perder a vida, pois os leões, certamente atacariam qualquer um que tocasse em sua jaula.

As razões de Deus


Quando Deus disse "não" para Adão e Eva, era porque Ele sabia que se eles alimentassem do fruto da árvore do bem e do mal, eles iriam ser penalizados com a sentença de morte. "porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (2:17).

Com muita frequência Deus diz "não" para nós, em relação a uma casa que está nos nossos planos para comprá-la, ou um carro, uma viagem, uma profissão, um casamento... e etc.

Entretanto, a pergunta que não quer calar é, "por que Deus diz não para muitas coisas que aos nossos olhos julgamos ser boas?" "Será que é pelo fato de Deus ser arbitrário?" "Será que é autoritarismo em determinar regras apenas para ter o prazer de ver o ser humano cumpri-las?" Ou quando Deus diz "não" para nós, é um "não", a semelhança do "não" da direção do zoológico, que tinha como objetivo proteger os visitantes dos ferozes leões.

E quanto a você? Está chateado(a) por que Deus disse um "não" em relação a sua oração? Cada pessoa precisa estar atenta para esta verdade: Adão e Eva não respeitaram o "não" de Deus, e como consequência, veio sobre a vida de ambos e de toda humanidade, o carrasco chamado pecado. 
"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." (Romanos 3:9, grifos meus). 
E como se não fosse suficiente, também o homem virou servo do pecado: 

"Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado" (João 8:34). 
"E sujeito à morte. Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do Pai, assim também a alma do Filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18.4).

Foi para evitar a morte espiritual, física e eterna que Deus disse "não" para nossos primeiros pais que residia no jardim do Éden, foi para protegê-los, e proteger,não somente eles, mas também toda a humanidade que teve origem neles.

Por estas, e muitas outras razões, Deus muitas vezes diz "não" para nós. Pois na verdade, Ele quer nos proteger, porque Ele que conhece o fim desde o principio, sabe que no futuro, muitas de nossas decisões trarão consequências que vão nos machucar muito, ou até nos levar perder a salvação.

Quanto ao "não" que Deus nos fala, talvez no momento tenhamos dificuldade de compreender o porquê de sua recusa em nos atender. Se Deus disse “não” para você em relação ao desejo de seu coração, é porque Ele está te livrando de complicações em sua vida no futuro.

Em relação a Deus, temos que entender uma lição que se resume assim: Melhor do que compreendê-lO, é melhor simplesmente obedecê-lO, pois sempre que Ele falar "não" para nós é, porque Ele quer nos proteger. 

E a razão desta proteção, não é outra, senão, o grande amor inexplicável que Deus tem para com cada um de nós. Portanto, descansa no Senhor, pois o melhor da parte de Deus lhe será concedido, na hora já designada por Ele, para abençoar sua vida.

O "não" de Deus a Davi 

O desafio dos sonhos


Algo que não falta na minha vida são sonhos. Minha natureza é basicamente a de um sonhador. Eu era um sonhador mesmo antes de me tornar um cristão e, desde aquele glorioso dia, quando Cristo entrou na minha vida, eu tenho continuado a sonhar meus sonhos. Antes de vir a Cristo, eu sonhei com grandes realizações que trariam glória e honra ao meu nome (ser um grande jornalista foi um deles). Após a graça de Deus ser aplicada a minha vida, eu comecei a sonhar em ver Sua glória, Reino e poder.

Contudo, nem todos meus sonhos têm sido de Deus. Na verdade, eu tenho sonhado mais sonhos que não são da vontade de Deus do que sonhos que são. Um dos grandes desafios que eu encontro como líder é tentar discernir quais sonhos são dEle e quais são simplesmente ideias minhas. Mas, geralmente, o grande desafio é estar disposto a ouvir Deus dizer "não" quando temos sentimentos fortes sobre um sonho e desejamos profundamente vê-lo acontecer.

Davi experimentou tal desafio. Seu grande desejo tinha sido trazer a Arca da Aliança de volta ao centro da vida judaica. Ele viu esse sonho se tornar realidade. Mas, como geralmente acontece, a satisfação de um sonho leva a outro ainda maior. Após Davi voltar ao seu palácio, ele disse a Natã, o profeta: "Olha, eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus dentro de uma tenda" (2 Samuel 7:2). Natã, inicialmente, disse a ele fazer o que estivesse em seu coração. Contudo, mais tarde, o Senhor falou com Natã e disse a ele para dizer para Davi que não era para ele construir um templo para a Arca.

Isto deve ter sido devastador para Davi. Mas, ele era um homem segundo o coração de Deus. Ele queria a vontade de Deus mais do que sua própria vontade. É interessante notar que, quando Davi ouviu as palavras de Natã, ele se sentou e teve uma longa conversa com Deus. Ele expressou gratidão e louvor a Ele. O resumo do que Davi disse pode ser encontrado no versículo 28, que diz: "Agora, ó Senhor Deus, tu mesmo és Deus e as tuas palavras são verdade, e tens prometido a teu servo este bem"

A resposta de Davi, talvez, nos dá o melhor insight sobre seu caráter e liderança. Ele tinha uma confiança profunda e permanente na Palavra e no caráter de Deus. Ele sabia que podia confiar em Deus quando Ele disse "não" e que Ele é bom independente da situação.

Neste caso, havia vários elementos importantes para o "não" de Deus. Primeiro, a motivação de Davi e a habilidade de sonhar em construir uma casa para Deus não era algo negativo aos olhos de Deus, mesmo não sendo da vontade Dele. Após o filho de Davi, Salomão, ter construído o templo, ele indicou que Deus estava satisfeito com o sonho de Davi. Ele disse: "Porém o Senhor disse a Davi, meu pai: Porque tiveste no teu coração o propósito de edificar uma casa ao meu nome, fizeste bem em ter isto no teu coração" (2 Crônicas 6:8). Deus conhece nossas mentes e nossos pensamentos. Somente vemos e entendemos em parte. Ninguém sabe melhor do que Deus e Ele estava satisfeito com a motivação de Davi.

Frequentemente, nesta vida, vemos somente parcialmente e não completamente. Só vamos poder ver completamente a vontade de Deus quando chegarmos ao céu. Sendo assim, não precisamos ficar desanimados quando não temos uma compreensão total da vontade de Deus. Parte do sonho de Davi estava correto. Um templo seria construído. Mas, o plano de Deus era que o filho de Davi, Salomão, o construísse. Deus disse a Davi: "Contudo tu não edificarás a casa, mas teu filho, que há de proceder dos teus lombos, esse edificará a casa ao meu nome" (2 Cr 28:6).

Davi não era a pessoa para construir o templo. Sua ideia estava certa, mas a pessoa e a hora estavam errados. Deus não castigou Davi por ele não ter entendido isso. Ele falou a Davi como um pai amoroso. E Davi conhecia Deus o suficiente para confiar nEle. Consequentemente, o templo foi construído e Deus foi glorificado. Um "não" tornou-se um degrau na escada para a realização da vontade de Deus. Na hora de Deus, Sua vontade perfeita seria realizada. Davi precisava apenas esperar no Senhor. Seus caminhos são verdadeiramente melhores do que os nossos

Conclusão


A atitude mais sábia de nossa parte no relacionamento com Deus, deve ser de glorificá-lO, quando ele bondosamente falar "sim" em relação aos nossos projetos de vida. Da mesma forma, quando Deus bondosamente falar "não", devemos de coração grato a Ele, glorificá-lO, e nunca desobedecê-lO como Adão e Eva, pois, geralmente quando Deus diz "não", certamente e para nos proteger de consequências que iriam nos fazer sofrer, tanto no presente como no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário