Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de julho de 2016

ARMADURA DE DEUS: A REALIDADE DA FÉ X O PERIGO DO CONCRETISMO

Segundo Jung (✰1875/✞1961), na psicologia analítica, concretismo é definido como
"uma particularidade definida de pensar e sentir que representa a antítese da abstração.

 

Concreto significa, simplesmente, 'o que cresce em conjunto'. Um conceito pensado concretamente é um conceito que se imagina entrelaçado ou fundido com outros conceitos, isto é, um conceito não-abstrato, não-desagre­gado e pensado independentemente, mas sem­pre misturado e com ligações.

 

Não se trata, portanto, de um conceito diferenciado, mas, pelo contrário, é um conceito inserido num ma­terial de intuição sensorialmente transmitido.

 

O pensamento concreto move-se sempre, exclu­sivamente, no terreno das intuições e dos con­ceitos concretos, sempre relacionado à sensa­ção'"
[Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos e o inconsciente coletivo.]. 

No campo cristão, ainda que de maneira indireta (ou não) o concretismo é um recurso muito recorrente nos chamados "atos proféticos". É quando fé e psicologia se fundem na prática. E justamente aí está o perigo dos estremos. 

Precisamos buscar sempre o equilíbrio para que não incorramos em erros que podem descambar em práticas absurdas, antibíblicas ou biblicamente desconexas. Vamos fazer uma análise de um conhecido texto bíblico registrado na carta de Efésios 6, conhecido como Armadura de Deus.
"Concluindo, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder! Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo; 
Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. 
Por esse motivo, vesti toda a armadura de Deus, a fim de que possais resistir firmemente no dia mau e, havendo batalhado até o final, permanecereis inabaláveis, sem retroceder. 
Estai, portanto, firmes, trazendo em volta da cintura a verdade e vestindo a couraça da justiça, calçando os vossos pés com a proteção do Evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as setas inflamadas do Maligno. 
Usai igualmente o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Orai no Espírito em todas as circunstâncias, com toda petição e humilde insistência. 
Tendo isso em mente, vigiai com toda a perseverança na oração por todos os santos" (Efésios 6:10-18, ênfases minhas [Versão King James Atualizada]). 
Quantas vezes já não fomos ministrados em "vestir" a armadura de Deus, em atos proféticos? Ou seja, encenando como se realmente estivéssemos vestindo uma armadura? Isso é concretismo. 

Entretanto, a armadura de Deus não é algo concreto e sim de aplicação estrita e restritamente espiritual. Vamos então entender quais os preciosos ensinamentos que o apóstolo Paulo no dá nessa passagem e como aplicá-los. 

Mostraremos como ter um viver vitorioso em Jesus, utilizando a armadura de Deus. Afinal, o maior propósito da armadura de Deus é que nos defendamos espiritualmente e vençamos o inimigo todos os dias. 

Ao lermos Efésios 6:12, é-nos indicado claramente que a luta de um cristão não é contra as pessoas que estão neste mundo, mas contra satanás, que está no governo deste sistema. 

Nessa luta constante, venceremos apenas no espírito, aplicando o sangue de Cristo (Apocalipse 22:14,15). Não há como combater os principados e potestades, as forças espirituais do mal, em nossa própria carne. Por isso, a armadura de Deus nos foi dada e somos ordenados a nos revestir dela (6:11). 
  • Significado de Revestimento: s.m. — Ato ou efeito de revestir. Matéria ou substância (tinta, argamassa, madeira) que estendemos sobre a superfície de um corpo, para protegê-lo, orná-lo, dar-lhe melhor aparência.
 

A armadura de Deus, uma realidade para o Reino de Deus 


O revestimento espiritual é a proteção que você pede a DEUS antes de fazer qualquer coisa. Então, o poder, ou vigor para a guerra, e a armadura, ou revestimento espiritual, são ambos providências de Deus para o cristão que está debaixo de autoridade ou do governo de Deus. 

Não são armaduras nem armas humanas que se compram numa conferência de guerra espiritual. Cada um dos itens vem de Deus, até mesmo a oração com a qual enfrentamos os poderes do diabo são orações no Espirito. 

As duas únicas coisas com que o homem contribui nesta guerra são a vigilância e a perseverança, pois Paulo afirma: "...e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos" e devemos nos posicionar com a Palavra e santidade. Tomar posse de nossas armas espirituais não quer dizer que o crente não será perseguido, exilado e morto por defender sua fé. 
​ 
Ainda hoje, cristãos em várias partes do mundo fazem guerra contra o mal, dando sua vida em defesa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. A vida de justiça — padrão de boas obras — deve estar acompanhada de uma vida de manifestações do poder de Deus.

Manifestações de cura, de libertação, de expulsão de demônios e milagres são o testemunho, ao lado de uma vida de santidade e de boas obras, de que o reino de Deus tem chegado a sua cidade e sua casa. 
​ 
Em síntese, o relato do Novo Testamento não mostra a igreja obcecada com a existência de poderes das trevas, embora estivesse consciente de sua existência. O objetivo é sempre estender o Reino de Deus, e devemos lutar contra as forças satânicas na medida em que estas se opõem ao seu avanço. 

Embora ainda existam várias cidadelas do inimigo, à semelhança de Pérgamo nos tempos apostólicos, nossa incumbência não é atacá-las diretamente; é sempre dar um fiel testemunho, ainda que nos custe a vida, e fortalecer-nos no poder e usando a armadura do Senhor.

Se estivermos ativos na extensão do Reino de Deus, certamente enfrentaremos ferrenha oposição; porém, se estivermos firmes no Senhor, revestidos com sua armadura, nada poderá nos deter, em Cristo Jesus. 

Entendendo a armadura de Deus 


A armadura de Deus, cujos elementos usados como figura de linguagem foram os mesmos que compunham a armadura dos soldados romanos, possui seis partes com significados espirituais valiosos.

Cada um dos seus componentes está descrito em Efésios 6:14-18, conforme veremos a seguir. 

As 6 defesas da armadura de Deus 

  • #1 — Cingir-nos com a VERDADE — Efésios 6:14a 
Os soldados eram cingidos com um cinto que serve como suporte para a espada. A verdade é a primeira defesa da armadura de Deus. A verdade é a Palavra de Deus. 

O número cinturões variava entre 1 e 3. Essa quantidade tinha como objetivo proteger e também servir de apoio para a espada (que também representa a Palavra de Deus, como veremos a seguir). 

O cinto da verdade garantia defesa do quadril e protegia dos golpes baixos. O maior golpe baixo do inimigo é a mentira. 

A verdade e a mentira são opostas; Deus é a verdade e o inimigo é a mentira. O significado da palavra cingir é cobrir-se. 

No entanto, existe um significado ainda mais profundo: incluir em nosso interior. Cingir-nos significa mais que nos cobrir com a verdade, deixando de dizer mentiras. Cingir-nos significa viver a verdade, deixando-a fazer parte de nosso ser, incluindo-a em nosso interior. 

A palavra como cinto bem preso ao corpo do soldado representa que devemos ter um relacionamento íntimo com as escrituras da Bíblia. Isso significa ter as palavras de Deus bem perto, na nossa boca e no nosso coração (Deuteronômio 30:14). 

Dá para perceber a importância da Palavra em nosso viver? Tenhamos contato com a Palavra, enchamos-nos de Espírito e Vida (João 6:63). Cuidemos sempre de manter a leitura da Bíblia. Essa prática é um dos 5 exercícios da "academia de Deus". Vale a pena! 
  • #2 — Vestir-nos da couraça da JUSTIÇA — v. 14b 
A couraça era feita de metal ou couro. Era colocada sobre peito e abdômen para proteger o coração e outros órgãos vitais do soldado. 

Uma das áreas que o inimigo mais ataca é o nosso coração. Por isso, precisamos guardá-lo, porque "dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:3). 

O coração, no contexto bíblico, é composto de mente, vontade, emoção e consciência. O coração está envolvido em toda nossa experiência cristã, pois sua função é amar a Deus (Marcos 12:30).

O amor a Deus está presente quando cremos, quando somos batizados e quando vivemos a vida cristã. Sem amor, não é possível vivermos nenhuma experiência espiritual. 

Por isso, essa área é muito valiosa. Uma vez ferida pelo inimigo, a sua função original é atingida. Não amar a Deus pode gerar marcas e sequelas. Assim, vistamos-nos com a couraça da justiça! 

Sejamos justos conosco mesmo, aplicando a Palavra de Deus em nosso viver para formar defesas que guardam o nosso coração contra os dardos inflamados de Satanás. 
  • #3 — Calçar os pés com o evangelho da PAZ — v. 15 
Os calçados são o evangelho da paz. Os nosso pés são muito importantes para Cristo, pois é através deles que vamos pisar no território do inimigo para resgatar pessoas para Deus.

Como iremos fazer isso se os nossos pés não estiverem calçados com a preparação do evangelho da paz?

Aliás, os pés sempre tiveram uma simbologia importante no contexto bíblico (Josué 1:3). Além de direção, eles indicam equilíbrio. 

Assim como os pés dos soldados precisam estar calçados para se proteger dos obstáculos perigosos, campos minados e doenças colocados por seus inimigos, também os nossos pés precisam estar envolvidos pelo evangelho. Assim, por onde andarmos vamos apresentar o evangelho de Deus e resgatar vidas! 

Ter os pés calçados com a preparação significa estar disposto a anunciar o evangelho por todo lugar, mesmo sendo o território do inimigo. Indica a importância de estarmos equilibrados no Caminho e dispostos a pregar o evangelho em todo tempo e em todo lugar. 
  • #4 — Embraçar o escudo da — v. 16 
O escudo (cujo formato variava entre quadrado, redondo e triangular, conforme de acordo com a guarnição) é a fé. 

O escudo é uma arma de extrema importância na proteção contra os ataques do inimigo.

O escudo mencionado nessa passagem é semelhante ao da imagem. Era um escudo grande que protegia a maior parte do corpo.

O escudo cobre todas as brechas que o maligno usa para plantar dúvidas em nós sobre a Palavra de Deus. 

A dúvida, uma vez plantada em nosso coração, faz com que o inimigo encontre vários meios de nos fazer desanimar e completar sua ação, nos derrotando. Mas, se sustentarmos o escudo da fé com nossos braços por meio da oração, então fecharemos todas as brechas e dissiparemos os dardos inflamados do maligno. 
  • #5 — Tomar o capacete da SALVAÇÃO — v. 17a 
O capacete é a salvação. A cabeça é o membro que comanda o nosso corpo. Se esta apresentar fraqueza, tudo estará perdido.

Essa fraqueza aparece principalmente dentro de nossa mente, nos levando a questionar Deus e o que Ele nos ensina.

Tomemos o capacete! O capacete guardará a sua mente de ser atingida por outro evangelho, que não é o de Cristo. Com o capacete da salvação, somos guardados de todo o vento de doutrina que Satanás usa para perverter-nos. 
  • #6 — Tomar a espada do ESPÍRITO — v. 17b 
Tomar a espada do ESPÍRITO! Como o próprio versículo diz, precisamos tomar a palavra de Deus que é a nossa espada.

A espada é a arma de ataque contra o inimigo de Deus. Arma maior não há! Através dela, vencemos todas as tentações que o maligno coloca diante de nós.

A Palavra de Deus é o que nos alimenta, nos fortalece e nos encoraja a prosseguir. Alimente-se dela, todos os dias! 

Conclusão 


Para que as 6 partes da armadura de Deus funcionem adequadamente, precisamos orar em todo tempo no Espírito, vigiar com toda perseverança e fazer súplicas por todos os santos (Ef 6:18).

A oração é a chave para que você abra o armário em que está guardada a armadura de Deus. E a oração também é o "lubrificante" que você precisa para o bom funcionamento dela.

Quando você orar, esse armário será aberto e a armadura que Deus preparou poderá ser usada. Ore sem cessar! Mantenha comunhão com Deus! Ele te revelará cada golpe e cada ação que você deverá dar contra o inimigo e VENCER!

Use a sua armadura todos os dias! Para encerrar, que tal ouvir a música a seguir? Ela mostra as exatas funções da armadura de Deus e te ajudará a fixar a sua importância.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Um comentário: